Licenciatura em História (4 anos)

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O diploma

É reconhecido pelo MEC!
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Ensino de qualidade

e mensalidades acessíveis!
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O mercado de trabalho

aprova a graduação EAD!

Proposta do Curso

O curso de Licenciatura em História da UniFatecie tem como proposta a formação de profissionais capacitados para refletir acerca dos conhecimentos teórico-metodológicos e empíricos necessários para prática docente do profissional em História. Construir, valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história com o objetivo de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea. Para tal, busca formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis.

Objetivo Geral

Capacitar o aluno a atuar no exercício do magistério nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e ao mesmo tempo, dotá-lo de instrumental teórico-metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Neste sentido, busca-se formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis. Ainda, tem como objetivo valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história em prol de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.

Mercado de Trabalho

O egresso poderá atuar nas seguintes áreas: Docente em escolas de Ensino Fundamental e Médio – Ao final do curso o licenciado estará apto a expor de forma didática os conteúdos aprendidos durante o curso; Cargo de diretoria ou coordenação em instituições de ensino –poderá atuar em áreas de gestão escolar; Prestação de consultoria – atuar em diversos segmentos que necessitam de avaliação relacionada a conteúdos históricos como: filmes, novelas e documentários; Pesquisa – Com temas variados, poderá trabalhar com pesquisa em institutos e universidades e produzir conteúdos relacionados ao tema como: artigos e livros. Docente: No ensino superior.

Matriz Curricular

1º ANO

  • Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
  • Sociologia Geral
  • História da Educação
  • Psicologia da Educação
  • História Antiga
  • História Medieval
  • Políticas Públicas da Educação Básica
  • Estrutura e Funcionamento do Ensino

2º ANO

  • Formação Sociocultural e Ética
  • História Moderna
  • História Contemporânea
  • Comunicação e Expressão
  • História da América
  • História do Brasil Colonial
  • História do Brasil Império
  • História do Brasil Republicano
  • Educação Especial e Inclusiva
  • Acessibilidade, metodologias ativas e assistivas
  • Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino da História e da Geografia

3º ANO

  • Didática: Organização do Trabalho Pedagógico
  • Currículo e Avaliação da Aprendizagem
  • Povo, Cultura e Religião
  • Antropologia Cultural
  • Direitos Humanos
  • Relações Étnico-Raciais e Responsabilidade Social
  • Estágio Curricular Supervisionado I
  • Pesquisa e Prática Pedagógica
  • Língua Brasileira de Sinais – Libras
  • Estágio Curricular Supervisionado II

4º ANO

  • Introdução aos Estudos Históricos
  • Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Cientifico
  • Estágio Curricular Supervisionado III
  • História da Arte
  • Arte no Contexto Escolar
  • Estágio Curricular Supervisionado IV
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos
  • Sexualidade e Deficiência
  • Ética e Responsabilidade Socioambiental
  • Educação Ambiental

*Matriz pode sofrer alterações conforme exigências do MEC

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Muito mais flexibilidade

Quem estuda no sistema de ensino a distância aprecia uma das coisas mais importantes da vida, que é a economia de tempo. Sem horários longos e locais fixos para aprender as matérias, você fica mais livre para acompanhar o conteúdo quando lhe for mais conveniente e da forma que achar melhor. Alguns estudantes preferem aprender durante as manhãs, enquanto que outros estudam à noite, ao chegarem do trabalho.

O diploma é reconhecido!

Logo que os modelos de ensino 100% on-line ou semipresencial foram lançados no Brasil, havia um certo preconceito sobre o assunto. Com o passar dos anos, isso foi desaparecendo, visto que, de fato, as empresas começaram e perceber que muitos dos estudantes que estudavam longe das instituições eram tão ou mais comprometidos com o processo de estudos, além dos resultados práticos, que dispensam julgamentos. O diploma emitido por um curso superior à distância é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e os estudantes têm o direito de cursar uma pós-graduação ou prestar concursos públicos.

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