Pedagogia – Formação Pedagógica
18 meses

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O diploma

É reconhecido pelo MEC!
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Ensino de qualidade

e mensalidades acessíveis!
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O mercado de trabalho

aprova a graduação EAD!

Proposta do Curso

O curso de Formação Pedagógica em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

A Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019 em seu artigo 21 autoriza a realização de cursos de FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, para aqueles que já concluíram um curso de nível Superior com titulação em Bacharelado ou Tecnólogo.

A Formação pedagógica foi criada pelo MEC com a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, conhecida como R2, com o objetivo de incentivar a formação de professores, já que o país tinha uma carência de profissionais capacitados para a área de ensino. Ao final do curso, o profissional recebe um certificado de conclusão e pode dar aulas na área de formação.

Objetivo Geral

O curso tem por objetivo viabilizar, em menor tempo, outra graduação para aqueles que já concluíram um curso de nível Superior com titulação em Bacharelado ou Tecnólogo, independentemente da área de formação, oportunizando atuação no Magistério do Ensino Fundamental das séries finais e no Ensino Médio.

Mercado de Trabalho

O futuro profissional poderá atuar com competência em instituições escolares e extraescolares, públicas, privadas ou comunitárias. Assim sendo, o campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:

  • Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;
  • Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e extraescolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
  • Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
Matriz Curricular

1º ANO

  • Educação a Distância – Conceitos e Ambientação
  • Marketing Pessoal e Sucesso Profissional
  • Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
  • Políticas Públicas da Educação Básica
  • Psicologia da Educação
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil
  • Alfabetização e Letramento (NOVA)
  • Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências
  • Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino da História e da Geografia
  • Didática: Organização do Trabalho Pedagógico
  • Fundamentos Teóricos e metodológicos do ensino da Matemática
  • Currículo e Avaliação da Aprendizagem
  • Prática de Ensino: concepção e organização
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos

2º ANO

  • Educação Ambiental
  • Libras
  • Arte no Contexto Escolar
  • Educação em Espaços não Escolares
  • Estágio Curricular Supervisionado

*Matriz pode sofrer alterações conforme exigências do MEC

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Muito mais flexibilidade

Quem estuda no sistema de ensino a distância aprecia uma das coisas mais importantes da vida, que é a economia de tempo. Sem horários longos e locais fixos para aprender as matérias, você fica mais livre para acompanhar o conteúdo quando lhe for mais conveniente e da forma que achar melhor. Alguns estudantes preferem aprender durante as manhãs, enquanto que outros estudam à noite, ao chegarem do trabalho.

O diploma é reconhecido!

Logo que os modelos de ensino 100% on-line ou semipresencial foram lançados no Brasil, havia um certo preconceito sobre o assunto. Com o passar dos anos, isso foi desaparecendo, visto que, de fato, as empresas começaram e perceber que muitos dos estudantes que estudavam longe das instituições eram tão ou mais comprometidos com o processo de estudos, além dos resultados práticos, que dispensam julgamentos. O diploma emitido por um curso superior à distância é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e os estudantes têm o direito de cursar uma pós-graduação ou prestar concursos públicos.

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