Pedagogia – Formação Pedagógica

O curso de Formação Pedagógica em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

A Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019 em seu artigo 21 autoriza a realização de cursos de FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, para aqueles que já concluíram um curso de nível Superior com titulação em Bacharelado ou Tecnólogo.

A Formação pedagógica foi criada pelo MEC com a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, conhecida como R2, com o objetivo de incentivar a formação de professores, já que o país tinha uma carência de profissionais capacitados para a área de ensino. Ao final do curso, o profissional recebe um certificado de conclusão e pode dar aulas na área de formação.

O curso tem por objetivo viabilizar, em menor tempo, outra graduação para aqueles que já concluíram um curso de nível Superior com titulação em Bacharelado ou Tecnólogo, independentemente da área de formação, oportunizando atuação no Magistério do Ensino Fundamental das séries finais e no Ensino Médio.

O futuro profissional poderá atuar com competência em instituições escolares e extraescolares, públicas, privadas ou comunitárias. Assim sendo, o campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:

• Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;
  • Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e extraescolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
  • Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

• Educação a Distância – Conceitos e Ambientação
  • Marketing Pessoal e Sucesso Profissional
  • Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
  • Políticas Públicas da Educação Básica