Arquitetura e Urbanismo

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Bacharelado

Duração

4 anos

Resolução MEC

Resolução Consuni Nº 010, de 01/12/2020

O curso de Arquitetura e Urbanismo prepara profissionais para desenvolver projetos de arquitetura, de urbanismo, de paisagismo, de arquitetura de interiores e de restauro, em escritórios, e empresas privadas atuando como profissional liberal e autônomo. Além disso, o profissional pode trabalhar em empresas de prestação de serviços nas áreas de edificação, planejamento e urbanização.

- Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.

O profissional está capacitado para atuar junto ao Poder Público, especialmente nas áreas de planejamento urbano, territorial, ambiental e patrimônio histórico e cultural. Na construção civil pode trabalhar na área de gestão de projetos e obras e na área de consultoria, assessoria e assistência técnica nas áreas específicas da arquitetura e urbanismo para empresas e instituições públicas.

O curso de Graduação Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo visa o aperfeiçoamento profissional com princípios pedagógicos contemplando a formação técnica prática,
As componentes curriculares fazem parte da área da construção e têm como objetivo contemplar espaços de vivência e convivência, visando conceitos estéticos, funcionais e ergonômicos atendendo ao direito de acessibilidade a todos e garantir o bem-estar, a segurança e o conforto.
Faz parte do currículo, as disciplinas que ampliam o conhecimento por meio do desenvolvimento da prática mas que também estão interligadas com aquelas teóricas que permitem a compreensão do sujeito histórico, crítico, ético, reflexivo, consciente e do qual constrói valores, culturas e conhecimentos.
O curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo visa o desenvolvimento do saber técnico-científico para a atuação profissional em diferentes contextos, que vão desde: Urbanismo, Paisagismo, Arquitetura, Interiores, Tecnologia da Construção, Conservação e Restauro. Dessa forma, aborda conteúdos que vão do conhecimento das Artes, seja como ciência ou como contexto, como forma de expressão ou de manifestações. Os períodos históricos da Arquitetura, do Urbanismo, e do Paisagismo são conteúdos norteadores no desenvolvimento dos projetos. As tipologias arquitetônicas, as tecnologias, as técnicas construtivas, o desenho técnico, desenho computadorizado, a estética, os materiais e as tendências, as práticas de projeto, de execução, o conhecimento da topografia, o planejamento e toda a intervenção do espaço urbano fundamentado em sistemas construtivos, de infraestrutura, saneamento, sistema viário e a valorização das edificações e da cidade como um todo.
O crescimento populacional, as novas tecnologias, os problemas ambientais, diferentes perfis populacionais, necessidades locais, regionais e nacionais, novos materiais e tendências, têm exigido cada vez mais do Arquiteto, novas concepções de projetos, de construções e principalmente de ações que atendam a demanda dessa sociedade deste modo o curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo entende a necessidade do conhecimento por meio do respaldo na diretriz curricular nacional e na legislação profissional de Arquitetura e Urbanismo.
A prática profissional por meio do estágio obrigatório, possui o objetivo de desenvolver e aprimorar as competências e habilidades como Arquiteto e Urbanista. O estágio e os Projetos Integradores atuam como incentivo, uma nova forma de integração dos conhecimentos adquiridos durante as aulas, pois por meio deles que há ainda mais um estímulo e de certa forma contribuem ainda mais na aprendizagem, no desenvolvimento da criatividade, posturas e comportamentos no meio profissional.
O envolvimento de todos os conteúdos acima, em conjunto com a prática profissional e com os mecanismos da investigação técnico-científica serão aplicados para a elaboração do trabalho de curso.

O profissional de Arquitetura e Urbanismo objetiva formar profissionais capazes de responder questões e propor soluções que envolvem a concepção, o planejamento e a construção dos espaços abarcando a cidade, as edificações, o paisagismo bem como a valorização e a preservação do patrimônio histórico e cultural e o equilíbrio ambiental.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
MEIOS DE EXPRESSÃO
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
ACE - SUSTENTABILIDADE
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
HISTÓRIA DA ARTE: IDADE MODERNA À CONTEMPORÂNEA
HISTÓRIA DA ARTE: PRÉ-HISTÓRIA E ARTE GÓTICA
EXPRESSÃO GRÁFICA E DESENHO UNIVERSAL
METODOLOGIA PROJETUAL
MÉTODOS QUANTITATIVOS MATEMÁTICOS
PROJETO INTEGRADOR I
MAQUETES
EMPREENDEDORISMO
ARQUITETURA BRASILEIRA
ÉTICA E LEGISLAÇÃO PARA ARQUITETURA E URBANISMO
ACE - INCLUSÃO
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL
PROJETOS DE INTERIORES
CONFORTO AMBIENTAL
ERGONOMIA E DESIGN
PROJETO INTEGRADOR II
TEORIA E FUNDAMENTOS DO PAISAGISMO
TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO
PROJETO URBANO
TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO
PROJETO URBANO REGIONAL
ACE - CULTURAL
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
PROJETO ARQUITETÔNICO: HABITAÇÃO
TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES
ACESSIBILIDADE UNIVERSAL E MOBILIDADE URBANA
INSTALAÇÕES HIDROSANITÁRIAS E DE INCÊNDIO
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
SISTEMAS ESTRUTURAIS
PROJETO ARQUITETÔNICO: COMERCIAL
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E DIGITAL
PROJETO ARQUITETÔNICO:  EDIFÍCIOS VERTICAIS
ACE - VOLUNTARIADO
CONTRATOS E LICITAÇÕES EM OBRAS
PROJETO ARQUITETÔNICO:  INSTITUCIONAL
CONFORTO AMBIENTAL: APLICADO AO PROJETO ARQUITETÔNICO
PROJETO PAISAGÍSTICO
GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS E OBRAS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ARQUITETURA E URBANISMO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ARQUITETURA E URBANISMO
TÉCNICAS RETROSPECTIVAS
LUMINOTÉCNICA APLICADA AO PROJETO
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES
BIM NA GESTÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO AO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?