Podologia

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Tecnólogo

Duração

2 anos

Resolução MEC

O curso de Podologia da Unifatecie forma profissionais aptos para realizarem a prevenção, o diagnóstico e a reabilitação das diversas podopatologias popularmente conhecidas como doenças dos pés, a partir do conhecimento técnico-científico.

Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.

O profissional formado em Podologia pela EAD Unifatecie encontra um mercado novo e vasto, com clínicas, centros estéticos, salões de beleza, institutos, centros de pesquisa, hospitais, SPAs, instituições de ensino, além da possibilidade de trabalhar de forma autônoma e abrir o seu próprio negócio. Esse profissional atua na área de saúde na reabilitação das diversas doenças ligadas aos pés, tem habilidade técnica para cuidar de forma especial de pés diabéticos, com ênfase em tratamento de feridas, aplicar óleos essenciais, realizar Laserterapia, Ozonioterapia, entre outros.

São muitos os problemas com os pés que precisam de cuidados dos podólogos, sendo considerável a necessidade de conscientização da população para a adoção de medidas preventivas. Estudos comprovam que uma parcela significativa da população apresenta problemas podológicos sem reconhecê-los. A ausência de informação e orientação sobre os cuidados exigidos pelos pés, associados aos hábitos da vida moderna, podem desencadear e/ou agravar patologias podológicas. Boa parte desses problemas seria evitada ou resolvida apenas com a intervenção dos Tecnólogos em Podologia. O cuidado com os pés, atribuição principal desse profissional, tem sido cada vez mais valorizado pelos demais profissionais de saúde, sobretudo pelos médicos. A Unifatecie oferece este curso com o objetivo de propiciar condições para que os alunos desenvolvam as competências gerais da área de Saúde e as específicas da habilitação tecnológica de nível superior em Podologia, definidas a partir da análise do processo de trabalho desse segmento, respeitando valores estéticos, políticos e éticos e mantendo compromisso com a qualidade, o trabalho, a ciência, a tecnologia e as práticas sociais relacionadas com os princípios da cidadania responsável. A Instituição se propõe à constante atualização deste Plano de Curso, a fim de acompanhar as transformações tecnológicas e sócio-culturais do mundo do trabalho, especialmente da área de Saúde e do campo da Podologia, mediante contato com especialistas da área e com o setor produtivo.

INTRODUÇÃO AO CURSO DE PODOLOGIA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
ANATOMIA HUMANA BÁSICA
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - SUSTENTABILIDADE
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
BASES BIOLÓGICAS
FISIOLOGIA HUMANA
COMPETÊNCIAS  E HABILIDADES PROFISSIONAIS BÁSICAS MA PODOLOGIA
PROJETO INTEGRADOR I -EMPREENDEDORISMO
FARMACOLOGIA APLICADA A PODOLOGIA
SAÚDE COLETIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
ÓRTESES E UNHAS DOS PÉS
PODOPATOLOGIA E CLÍNICA GERAL
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - INCLUSÃO
MICROBIOLOGIA GERAL E BIOSSEGURANÇA
CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA DOS PÉS
PODOGERIATRIA
BIOÉTICA E RESPONSABILIDADE CIVIL E DEONTOLOGIA
INSTRUMENTAÇÃO EM PODOLOGIA
PROJETO INTEGRADOR II - REFLEXOLOGIA PODAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PODOLOGIA ESPORTIVA
PODOPEDIATRIA
ATIVIDADES ACADEMICAS COMPLEMENTARES

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?