Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica

Modalidade

Pós Graduação EAD

Habilitação

Especialização

Duração

06 meses

Resolução MEC

A Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica visa capacitar profissionais para atuar na área da psicopedagogia, tanto em instituições quanto em consultórios. O curso tem como objetivo proporcionar aos alunos uma formação sólida e atualizada sobre as teorias e práticas da psicopedagogia, bem como, sobre as políticas públicas e legislações pertinentes. Através dos conhecimentos adquiridos no curso, os profissionais poderão desenvolver ações de prevenção e intervenção nas dificuldades de aprendizagem e realizar diagnóstico e intervenção nos distúrbios de aprendizagem. 

O mercado de trabalho para profissionais especializados em Psicopedagogia Institucional e Clínica é promissor. Isso ocorre devido ao aumento da conscientização sobre a importância da psicopedagogia e à crescente demanda por profissionais qualificados para atuar nesta área. Os profissionais poderão atuar em diversas instituições de ensino, como escolas públicas e privadas, centros de educação especial, universidades e organizações do terceiro setor. Também podem atuar como consultores educacionais, desenvolvendo projetos e programas de psicopedagogia. 

A Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica se destaca por oferecer uma formação abrangente sobre as teorias e práticas da psicopedagogia, bem como, sobre as políticas públicas e legislação pertinentes, permitindo uma visão crítica e atualizada sobre a área. Além disso, o curso é ministrado por professores especialistas na área da psicopedagogia, com experiência em sala de aula e em pesquisa. Isso garante que os alunos recebam uma formação de alto nível, com base nas melhores práticas da área. 

 

Mód. 01FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOPEDAGOGIA40h
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO40h
Mód. 02PSICOMOTROCIDADE: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS40h
PSICOPEDAGOGIA NA FAMÍLIA: ABORDAGEM COMPORTAMENTAL40h
Mód. 03HIPERATIVIDADE40h
ACESSIBILIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS40h
Mód. 04DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E ANÁLISE QUALITATIVA DO DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO40h
ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO40h
Mód. 05INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA40h
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA40h
Mód. 06ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO40h
ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA40h
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA40h
PRÁTICA: AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA80h
C/H Total600h

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Público-alvo: A pós-graduação é voltada para profissionais com ensino superior de graduação completo, que desejam aperfeiçoar suas habilidades ou adquirir conhecimentos na área.

Olá! Como podemos te ajudar?