Serviços Penais – NOVO

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Tecnólogo

Duração

2 anos

Resolução MEC

O curso de Serviços Penais tem como proposta oferecer uma formação abrangente e atualizada em relação às melhores práticas e estratégias para garantir a efetividade e humanização do sistema penal. Com uma abordagem multidisciplinar, o curso busca capacitar os alunos para atuarem em diferentes áreas relacionadas aos serviços penais, como gestão prisional, segurança penitenciária, reintegração social, entre outras.

Algumas das principais disciplinas do curso de Serviços Penais incluem:

  • Direito Penal e Processo Penal: Estudo dos principais aspectos do Direito Penal e Processo Penal, como a legislação penal, crimes e penas, inquérito policial, julgamento e recursos.
  • Administração Penitenciária: Estudo das melhores práticas de gestão prisional, como organização da estrutura carcerária, administração de recursos humanos, programas de ressocialização, entre outros.
  • Segurança Penitenciária: Estudo das técnicas e estratégias de segurança penitenciária, como controle de acessos, revistas, escoltas, entre outros.
  • Criminologia: Estudo das teorias e práticas da Criminologia, como as causas da criminalidade, a relação entre o crime e a sociedade, as políticas criminais, entre outros.
  • Direitos Humanos e Cidadania: Estudo dos direitos humanos e da cidadania no contexto do sistema penal, como a prevenção da tortura, a proteção dos direitos dos presos, entre outros.

Com uma formação completa e atualizada nessas áreas, os alunos do curso de Serviços Penais estarão preparados para atuar em diferentes áreas do sistema penal, seja como gestores prisionais, agentes de segurança, assistentes sociais, psicólogos, advogados, entre outras profissões.

Além disso, o curso de Serviços Penais tem uma forte ênfase na aplicabilidade prática dos conceitos estudados, por meio de estudos de casos e outras atividades que permitem ao aluno desenvolver soluções práticas para os desafios do sistema penal.

Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.

O mercado de trabalho para profissionais formados no curso de Serviços Penais é amplo e diversificado. Com uma formação multidisciplinar e atualizada em relação às melhores práticas e estratégias para garantir a efetividade e humanização do sistema penal, os profissionais dessa área estão preparados para atuar em diferentes áreas, tais como:

  • Gestão e administração de unidades prisionais: Os profissionais formados no curso de Serviços Penais estão aptos a atuar como gestores e administradores de unidades prisionais, planejando e executando políticas e estratégias para garantir a eficiência e humanização do sistema penal.
  • Segurança penitenciária: A segurança penitenciária é uma área de grande demanda para profissionais formados em Serviços Penais, já que a segurança dos presos, dos agentes penitenciários e da população em geral é uma questão crítica no sistema penal.
  • Ressocialização e reinserção social: A ressocialização e reinserção social dos presos é um aspecto fundamental do sistema penal, e os profissionais formados em Serviços Penais podem atuar em programas de reabilitação, assistência social, psicologia e outras áreas relacionadas.
  • Advocacia: Os profissionais formados no curso de Serviços Penais também estão aptos a atuar como advogados, representando presos e suas famílias, bem como órgãos do sistema penal.
  • Docência e pesquisa: A formação multidisciplinar oferecida pelo curso de Serviços Penais também permite que os profissionais atuem como pesquisadores e docentes em universidades e instituições de ensino superior.

Com a crescente demanda por políticas mais efetivas e humanizadas no sistema penal, o mercado de trabalho para profissionais formados em Serviços Penais tende a crescer nos próximos anos, oferecendo excelentes oportunidades de carreira em diferentes áreas.

O curso de Serviços Penais oferece uma formação multidisciplinar que prepara os profissionais para atuar em diferentes áreas do sistema penal, oferecendo diversos diferenciais competitivos, tais como:

  1. Visão integrada do sistema penal: O curso de Serviços Penais oferece uma visão integrada do sistema penal, abordando não apenas os aspectos jurídicos, mas também os aspectos sociais, psicológicos e criminológicos envolvidos no sistema penal.
  2. Abordagem crítica e reflexiva: O curso de Serviços Penais incentiva uma abordagem crítica e reflexiva em relação ao sistema penal, estimulando os profissionais a questionarem as práticas e políticas adotadas, buscando sempre aprimorar e humanizar o sistema penal.
  3. Formação multidisciplinar: A formação multidisciplinar oferecida pelo curso de Serviços Penais permite que os profissionais atuem em diferentes áreas do sistema penal, ampliando suas oportunidades de carreira e aumentando sua versatilidade profissional.
  4. Perspectiva humanizada: O curso de Serviços Penais incentiva uma perspectiva humanizada em relação ao sistema penal, enfatizando a importância da ressocialização e reinserção social dos presos, bem como o respeito aos direitos humanos e à dignidade dos presos.

Com todos esses diferenciais, os profissionais formados em Serviços Penais têm uma formação ampla e atualizada que os torna mais competitivos no mercado de trabalho e preparados para atuar em diferentes áreas do sistema penal.

 

INTRODUÇÃO AO CURSO DE SERVIÇOS PENAIS
DESIGN THINKING
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
ACE - SUSTENTABILIDADE
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
ANTROPOLOGIA CULTURAL
SISTEMAS ÚNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA
NOÇÕES DE DIREITO CIVIL E CONSTITUIÇÃO
PROJETO INTEGRADOR I
PENAS, MEDIDAS DE SEGURANÇA E MEDIDAS ALTERNATIVAS
SOCIOLOGIA GERAL
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS DE SEGURANÇA
DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO
DIREITO INTERNACIONAL
ACE - INCLUSÃO
PROJETO INTEGRADOR II NO SERVIÇOS PENAIS APLICADO
DIREITO PENAL
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
FUNDAMENTOS DE CRIMINOLOGIA E POLÍTICA CRIMINAL
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS DE SERVIÇOS PENITENCIÁRIOS
 SERVIÇOS PENAIS APLICADO
PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?