Biblioteca – Base de Dados

Biblioteca Virtual Universitária

Acervo digital composto por mais de 3.500 títulos, que abordam diversas áreas do conhecimento, tais como: administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, medicina, enfermagem, psiquiatria, gastronomia, turismo, e outras. *OBS: É preciso se logar nesta base de dados. Use como login: 20150063 e senha: 1545

ACESSAR

Banco de Teses da Capes

Banco que reúne as informações de teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação do país reúne 458.657 resumos de trabalhos de pós-graduação.

ACESSAR

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

O Ibict coordena o projeto da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.

ACESSAR

Directory of Open Access Journals (DOAJ)

Diretório de revistas eletrônicas de acesso aberto ( open access ), mantido pela Lund University Libraries na Suécia. Permite o acesso gratuito a revistas científicas e acadêmicas de qualidade. Também podem ser realizadas buscas por artigo de periódico.

ACESSAR

Directory of Open Access Books (DOAB)

Diretório de Livros de Acesso Aberto – A OAPEN Foundation, uma iniciativa internacional dedicada à publicação de acesso aberto com sede na Biblioteca Nacional da Holanda, desenvolveu o Diretório de Livros de Acesso Aberto (DOAB), hoje com 1257 exemplares em formato PDF , alguns deles podem ser adquiridos para acesso com leitores de e-books, exemplo: Access to Knowledge in Brazil: new research on intellectual property, innovation and development.

ACESSAR

Google Acadêmico

Motor de busca direcionado para a pesquisa da literatura acadêmica na web. Pode-se pesquisar: artigos revisados por especialistas (peer reviewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas.

ACESSAR

Literatura Digital

Biblioteca de Literaturas de Língua Portuguesa – Biblioteca Digital é uma das poucas no Brasil que é fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na internet. Trata-se de obras do Brasil e de Portugal, a partir das melhores edições disponíveis.

ACESSAR

Livre – Portal para periódicos de livre acesso na Internet

Portal desenvolvido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), através do Centro de Informações Nucleares (CIN), para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre na Internet.

ACESSAR

More – Mecanismo Online para Referências

é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.

ACESSAR

Portal de Periódicos CAPES

Biblioteca virtual que reúne mais de 30.000 títulos de periódicos, 130 bases referenciais, 10 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Reúne também conteúdos científicos de acesso livre.

ACESSAR

Portal Domínio Público

Biblioteca digital composta, em sua grande maioria, por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes.

ACESSAR

Rede BHL Scielo

Coleção de publicações científicas voltada para área da biodiversidade. Sendo composta pelos centros de informação e documentação das mais expressivas instituições de pesquisa brasileiras.

ACESSAR

SciELO – Scientific Electronic Library Online

Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos. Além da pesquisa básica e avançada é possível consultar os periódicos por coleção: A coleção Proceedings, Saúde Pública, Ciências Sociais além das coleções por países: Brasil, Portugal, Espanha, etc.

ACESSAR

SciELO Livros

Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil – resultado de um projeto financiado pela FAPESP em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), o portal visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.

ACESSAR

ReBAP – Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia

A Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia (ReBAP) resultou dos esforços do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e do Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (SBD/IPUSP), que entenderam a importância do investimento no acesso à informação como contribuição ao desenvolvimento da Psicologia no Brasil e convidaram as bibliotecas do país para, através da integração, trabalharem juntos, no sentido de garantir a construção e manutenção de fontes de informação essenciais ao ensino, pesquisa e práticas psicológica

ACESSAR

Spell

Biblioteca eletrônica que disponibiliza a produção de periódicos científicos para consulta e download. Concentra-se inicialmente, nas áreas de Administração, Contabilidade e Turismo.

ACESSAR

Conselho Federal de Psicologia

ACESSAR

PePSIC

Periódicos Eletrônicos em Psicologia – Reúne uma coleção de revistas científicas em Psicologia e áreas afins de 12 países da América Latina e Caribe e mais de 12.778 artigos em texto completo. É fruto original da parceria entre a Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi) e a Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia – ABECiP.

ACESSAR

Dicionário Biográfico de Psicologia

Este Dicionário biográfico é fruto do trabalho de um grupo de investigação em História da Psicologia, formado na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) em 1996, por ocasião do VI Simpósio de Pesquisa em Psicologia, que ocorreu em Teresópolis, RJ. O grupo, composto por professores e pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto, da Universidade Federal de Minas Gerais e o Dr. Josef Brozek, professor emérito da Universidade de Lehigh, nos Estados Unidos, foi criado com o objetivo de promover a investigação em História da Psicologia com o desenvolvimento de cursos, eventos e publicações conjuntas na área.

ACESSAR

Access Engineering

Identifique e acesse fontes de pesquisa nas áreas de Engenharia Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Comunicação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Nanotecnologia, Óptica, Química e outras. Tipo de material: livros eletrônicos.

ACESSAR

Journal Citations Reports (JCR)

Fornece informações sobre periódicos científicos, identificando os títulos mais relevantes de uma área e a relevância da publicação para a comunidade científica através do fatore de impacto.

ACESSAR

Qualis CAPES

Acesso ao sistema de avaliação de periódicos da CAPES.

ACESSAR

SCOPUS

Base de dados referencial com resumos. Indexa mais de 15 mil periódicos e 18 milhões de patentes.

ACESSAR

Proquest

Ferramenta de busca que possibilita acesso a diversas bases de dados, entre as quais a Technology Research Database.  Acesso através do Portal de Periódicos Capes.

ACESSAR

Engineering Village

Base de dados referencial com resumos na área das engenharias. Indexa mais de 5 mil títulos de periódicos na área e trabalhos de eventos desde 1884.

ACESSAR

IEEE Xplore

Permite acessar documentos nas áreas de engenharia elétrica, informática e tecnologia

ACESSAR

ACM Digital Library

Repositório de documentos em texto completo da Association for Computing Machinery nas áreas de computação e tecnologia da informação. Acesso através do Portal de Periódicos Capes.

ACESSAR

SciFinder

Buscador que oferece acesso ao Chemical Abstracts. Cobre diversas áreas entre as quais: engenharia química, engenharia sanitária e engenharia de materiais. Necessita cadastro prévio. Acesso através do Portal de Periódicos Capes.

ACESSAR

ASTM International

Base de dados que disponibiliza mais de 12 mil normas ativas nas áreas de materiais, sistemas, produtos e serviços. Acesso através do Portal de Periódicos Capes.

ACESSAR

Normas Técnicas

A plataforma chama-se Target GEDWeb – Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios e pode ser acessada pelo link www.gedweb.com.br/ufrgs e por links disponíveis no site do SBUFRGS. Lembramos que no primeiro acesso à plataforma é necessário o preenchimento de um campo com seu e-mail pessoal (que não acarretará em envio de mensagens). Nesta plataforma temos disponíveis todas as normas da ABNT e as normas ISO que constam na lista enviada em anexo. Será permitida a visualização da norma, sem necessidade de cadastro, e também a impressão, a qual exige o preenchimento de cadastro para fins de controle.

ACESSAR

ASCE – American Society of Civil Engineers

Base de dados que permite buscas nos periódicos da ASCE na área de engenharia civil.

ACESSAR

Academic Search Premier

Base de dados multidisciplinar que conta com mais de 2.500 periódicos em texto completo. Também estão disponíveis referências e resumos de artigos publicados em mais de 8.450 títulos indexados. Acesso através do Portal de Periódicos Capes.

ACESSAR

Emerald Full Text.

Periódicos com texto completo com ênfase nas áreas de engenharia mecânica, elétrica e de produção.

ACESSAR

Begell House.

Permite acesso ao texto completo dos periódicos e livros da editora Begell House da área da saúde e engenharia mecânica,  térmica e biomédica. Acesso através do Portal de Periódicos Capes.

ACESSAR

E-books Springer.

Livros eletrônicos com texto integral publicados entre 2005 e 2009 assinados pela Universidade.

ACESSAR

Cambridge Journals Online.

Coleção de periódicos multidisciplinar da Universidade de Cambridge. Acesso através do Portal de Periódicos Capes.

ACESSAR

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP

Permite o acesso a 29 mil trabalhos apresentados naquela instituição.

ACESSAR

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

 Integra os sistemas de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do país.

ACESSAR

CCN IBICT

Traz informações de periódicos nacionais e estrangeiros e as respectivas coleções que compõem os acervos das bibliotecas participantes da Rede CCN.

ACESSAR

INPI

Site do órgão que permite consulta à base de dados de patentes nacionais.

ACESSAR

Espacenet

 Ferramenta de busca de patentes da European Patent Office.

ACESSAR

United States Patent and Trademark Office – USPTO

Base de dados de texto completo de patentes e marcas dos Estados Unidos.

ACESSAR

Prossiga

Portal brasileiro de divulgação de informação na área de ciência e tecnologia

ACESSAR

 International Nuclear Informatio System – INIS

 Hospeda publicações na área de ciência e tecnologia nuclear.

ACESSAR

Energy Citations

Base de dados do Departamento de Energia dos EUA com documentos na área de energia, engenharia e outras desde 1943.

ACESSAR

ETDE World Energy Base

Base referencial na área energética com mais de 4 milhões de registros, sendo mais de 400 mil de documentos com texto completo.

ACESSAR

 ENGnetBASE

Portal da editora CRC com livros da área das engenharias. Sumário das obras disponíveis para consulta.

ACESSAR

 Chem Industry.com

Diretório e ferramenta de busca na área química e correlatas.

ACESSAR

Fraunhofer IRB

Oferece base de dados referenciais e de texto completo predominantemente em alemão e em inglês na área de construção civil e áreas correlatas.

ACESSAR

Portal do Conhecimento Nuclear

Site que centraliza recursos de informações disponíveis sobre informação nuclear. 

ACESSAR

E-print network

Portal para acesso a mais de 35 mil websites e bases de dados em nível mundial com mais de 5 milhões de de e-prints

ACESSAR

MatWeb

Base de dados com mais de 85 mil materiais e possui ferramentas de conversão de unidades.

ACESSAR

 LibraryPressDisplay

Base de dados de texto completo de jornais diários com mais de 1700 títulos de 92 países. 

ACESSAR

Ebah.

O Ebah é uma rede social dedicada exclusivamente ao campo acadêmico e tem como principal objetivo o compartilhamento de informação e materiais entre alunos e professores.

ACESSAR

Wiley Online Library

Identifica e dá acesso a livros eletrônicos e periódicos multidisciplinares. Seu acervo contempla áreas como Agricultura, Arquitetura e Planejamento, Química, Ciência da Computação, Ciências Ambientais, Matemática e Estatística, Física e Engenharia, dentre outas.

ACESSAR

Minha Biblioteca.

Acervo de livros eletrônicos multidisciplinar que fornece uma variedade de obras de fontes acadêmicas, incluindo a University Presses, entre outras das principais editoras. É possível acessar a base usando tablet ou telefone e baixar livros eletrônicos para leitura off-line.

ACESSAR

Olá! Como podemos te ajudar?