Análise e Desenvolvimento de Sistemas [EAD]

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Tecnólogo

Duração

2,5 anos

Resolução MEC

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIFATECIE prepara profissionais para criar, analisar, projetar e implementar sistemas computacionais de informação. É formatado com disciplinas para desenvolver raciocínio lógico, domínio de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, entre outras. Os acadêmicos estudam em tecnologias de ponta de hardware, software, framework, linguagens de programação, API, ambientes de desenvolvimento e infraestrutura.

Atualmente a área de Tecnologia da Informação é considerada como uma das melhores áreas para se trabalhar quando o assunto é vagas de trabalho e remuneração, uma vez que o mercado é extremamente carente de profissionais, tendo em vista que o uso da tecnologia vem avançando rapidamente e existem várias frentes de trabalho, seja no desenvolvimento de aplicações desktop, internet (web), dispositivos móveis, jogos, assim como novas tecnologias como a IOT (Internet das Coisas). Soma-se a isto o trabalho remoto (Home Office) que é a nova tendência para corporações nacionais e internacionais. No Brasil e no mundo existem vários polos tecnológicos, com muitas empresas da área que precisam e vão continuar precisando deste tipo de profissional, além é claro, das empresas que não são específicas da área, mas que tem em sua organização um departamento específico de TI.

Capacidade de conhecer os objetivos das organizações, compreender as atividades das empresas e seus problemas administrativos, econômicos e estruturais. Capacidade lógica/matemática dedutível e de adaptação e desenvolvimento de habilidades que o mantenham em condições competitivas no mercado.

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

METODOLOGIA DE ENSINO DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DA ÁREA DE ENGENHARIA

Os cursos da área de engenharia ofertados na modalidade semipresencial pela UniFatecie seguem uma abordagem metodológica híbrida, conforme as diretrizes do Decreto nº 12.456/2025 e da Portaria MEC nº 381/2025. A proposta pedagógica articula atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com atividades práticas presenciais e estágios supervisionados obrigatórios, garantindo uma formação sólida, aplicada e compatível com os desafios técnicos e tecnológicos do exercício profissional na área.

A metodologia é centrada na aprendizagem ativa, com ênfase na resolução de problemas, no desenvolvimento de projetos e na aplicação prática dos conhecimentos em contextos reais. O currículo contempla carga horária total destinada a estágios supervisionados presenciais, além de atividades práticas, laboratoriais e extensionistas, promovendo a integração entre teoria, prática, inovação e responsabilidade social.

A estrutura metodológica dos cursos está organizada nos seguintes eixos:

  1. Disciplinas Assíncronas

Parte das disciplinas do curso são ofertadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com conteúdos digitais, videoaulas gravadas, leituras e atividades formativas e avaliativas. O estudante organiza seu ritmo de estudo conforme o calendário acadêmico e conta com acompanhamento de tutores e professores responsáveis que garantem mediação pedagógica qualificada.  Essas atividades compõem a carga horária definida no Projeto Pedagógico do Curso e se articulam com momentos presenciais ou síncronos, em conformidade com o novo marco regulatório da Educação a Distância.

  1. Disciplinas Síncronas

As disciplinas síncronas ocorrem em tempo real por meio de plataforma digital, com encontros virtuais ao vivo entre professores e estudantes. Nesses momentos, são desenvolvidas exposições dialogadas, resolução de problemas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e outras práticas interativas que favorecem a participação ativa e a construção coletiva do saber.

Para assegurar a qualidade dessas interações, organizamos cada turma de atividades síncronas mediadas por professor ou mediador pedagógico, conforme estabelece o novo marco regulatório da Educação a Distância, permitindo acompanhamento mais próximo e maior efetividade no processo de aprendizagem.

  1. Estágios Supervisionados Presenciais 

Os estágios supervisionados são componentes curriculares obrigatórios. em empresas, laboratórios ou instituições conveniadas, preferencialmente situadas na região onde o aluno reside. As atividades são iniciadas conforme o planejamento curricular do curso e envolvem o desenvolvimento de competências técnicas, operacionais e gerenciais, sob supervisão de profissionais da área e orientação docente.

  1. Projetos Integradores e Atividades Práticas

Projetos integradores e atividades práticas são desenvolvidos com base em demandas reais e contextualizadas, incentivando o pensamento crítico, a criatividade e a inovação. Essas ações incluem desafios de engenharia, prototipagem, estudos de viabilidade e intervenções tecnológicas, realizadas em laboratórios dos Mega Polos ou em campo, com agendamento conforme calendário acadêmico.

  1. Atividades de Extensão

Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 7/2018, atividades curriculares extensionistas (ACEs) são disciplinas que contemplam 10% da carga horária do curso é são destinadas as atividades de extensão, que são realizadas presencialmente em articulação com as comunidades locais. Essas ações envolvem projetos de intervenção, formação continuada, práticas culturais e ações educativas vinculadas às escolas e instituições parceiras, com orientação docente e registro institucional.

  1. Avaliações Presenciais

Cada componente curricular obrigatório prevê avaliações presenciais periódicas, realizadas a cada dez semanas, nos polos de apoio presencial. As avaliações têm por objetivo assegurar a integridade acadêmica, a verificação da aprendizagem e o cumprimento dos requisitos legais do curso. As avaliações estão sendo gradualmente implantadas com abrangência total prevista a partir de abril 2026. As provas serão realizadas trimestralmente.

  1. Implantação e Adequação Gradual

Toda a metodologia de ensino está em processo de adequação gradual até maio de 2027, conforme a regulamentação vigente, incluindo o novo marco da EaD (Decreto nº 12.456/2025), a Portaria MEC nº 381/2025 e a Resolução CNE/CP nº 4/2024. A UniFatecie assegura que todas as atualizações pedagógicas, regulatórias e operacionais sejam comunicadas previamente aos estudantes e aplicadas com responsabilidade acadêmica.

  1. Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória que visa desenvolver a autonomia intelectual, a capacidade investigativa e o pensamento crítico do estudante. Na UniFatecie o TCC é realizado no último ano do curso sob orientação docente. As regras para realização do TCC são dispostas na disciplina do Curso e sua elaboração ocorre ao longo de dois semestres, com acompanhamento sistemático e avaliação que assegura a qualidade acadêmica e compromisso ético.

 

Resumo Simplificado:

Disciplinas Assíncronas e Síncronas

No 1º módulo do curso, os estudantes terão aulas síncronas e atividades realizadas de forma remota. Não haverá prova presencial, pois este é um módulo introdutório de acolhimento, que acontecerá de 15/09/2025 a 02/04/2026.

Todos os módulos contarão com duas disciplinas assíncronas.
Além disso:

  • Nos módulos 01, 05, 09,13 e 17 iniciam-se as disciplinas síncronas anuais, que se estenderão durante todo o ano letivo.
  • Nos módulos 09, 11, 13, 15, 17 e 19 haverá disciplinas síncronas modulares, além das duas assíncronas.

Prova Presencial

As provas presenciais tem previsão de início a partir do 2º módulo de 2026. Deverão ser realizadas nos polos e mega polos.

Estágio Supervisionado

O estágio supervisionado (obrigatório) serão realizados nos dois últimos anos do curso.

Projetos Integradores, Práticas de Ensino e Atividades de Extensão

No 10º módulo, terá início a realização das Atividades Curriculares de Extensão (ACE), juntamente com a primeira prática presencial obrigatória, na disciplina de Projeto Integrador. Essas atividades serão realizadas nos polos e megapolos, com previsão para o 2º módulo de 2028.

As disciplinas de Projeto Integrador (presencial) ocorrerão nos módulos 10, 12, 14, 16, 18 e 20.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

A disciplina de TCC será ofertada a partir do 17º módulo, no 1º módulo de 2030.

 

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