Biblioteconomia [EAD]

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Bacharelado

Duração

3 anos

Resolução MEC

O curso de Biblioteconomia visa formar profissionais capacitados para atuar como gestores da informação em diversos contextos sociais. Ao se formar, o profissional estará habilitado a executar planejamento de serviços bibliotecários, planejamento físico de bibliotecas e centros de documentação e informação, organização de acervos (bibliográficos ou não), de serviços técnicos e administrativos ligados à documentação, avaliação, assessoria, consultoria, ensino, fiscalização técnica, normalização de documentos, análise de trabalhos técnicos e científicos, organização de bases de dados virtuais, de Intranets, de documentação para processos de certificação de qualidade, avaliação de conteúdo da Internet, entre outras atividades. O profissional de biblioteconomia é capaz de atuar em qualquer função que vise a organização e obtenção de informações e como gestor da informação e do conhecimento para atender às necessidades de informação da sociedade. Este profissional economiza tempo e recursos para seus clientes, colocando ao seu alcance informações já selecionadas, precisas e de fundamental importância para o sucesso das organizações.

A profissão de Bibliotecário é reconhecida por lei desde 1962, encontra-se enquadrada na categoria de profissional liberal. Desta forma, a graduação em Biblioteconomia possibilita sua atuação nas mais diversas áreas da gestão da informação, entre elas: as Bibliotecas Públicas ou Privadas; Empresas de Comunicação; Galerias de Arte; Museus; Centros de Pesquisas; Serviços como Autônomos, entre outros. Recentemente, as organizações privadas perceberam a importância desse profissional, possibilitando o acesso, a organização e a gestão das informações geradas internamente.

O Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da UniFatecie, tem como principal objetivo a formação de profissionais com habilidades técnicas e científicas, sólido conteúdo cultural e competência para o desempenho organizado, com total capacidade de envolver-se em qualquer área de aplicação da Biblioteconomia.  Destacando a importância da Capacitação do aluno para atuar no Serviço de Referência e Informação das diversas Unidades de Informação.

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

METODOLOGIA DE ENSINO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EAD

 

O curso de graduação ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD) adota uma abordagem metodológica híbrida com 10% de sua carga horária presencial. Esta metodologia, flexível e inovadora, é centrada na aprendizagem ativa do estudante. Todas as atividades foram estruturadas em conformidade com a nova legislação vigente (Decreto nº 12.456/2025), e estão em processo de implantação gradual nos próximos dois anos. O Curso de graduação EAD da UniFatecie contempla múltiplas estratégias de ensino-aprendizagem, articuladas entre ambientes virtuais, atividades presenciais e vivências educacionais na localidade do aluno.

A metodologia está organizada nos seguintes eixos:

  1. Disciplinas Assíncronas

A maior parte da carga horária são de disciplinas assíncronas as quais são ofertadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com acesso a videoaulas gravadas, conteúdos digitais interativos, atividades formativas e avaliativas. O estudante tem autonomia para organizar seu ritmo de estudo dentro dos prazos definidos no calendário acadêmico, promovendo flexibilidade e protagonismo na construção do conhecimento. As atividades são acompanhadas por tutores e professores responsáveis que asseguram o suporte pedagógico e a mediação didática.

Essas atividades compõem a carga horária definida no Projeto Pedagógico do Curso e se articulam com momentos presenciais ou síncronos, em conformidade com o novo marco regulatório da Educação a Distância.

  1. Disciplinas  Síncronas

As disciplinas com 100% de carga horária síncrona ocorrem em tempo real por meio de plataforma digital, com encontros virtuais ao vivo entre professores e estudantes. Nesses momentos, são desenvolvidas exposições dialogadas, resolução de problemas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e outras práticas interativas que favorecem a participação ativa e a construção coletiva do saber.

Para assegurar a qualidade dessas interações, organizamos cada turma de atividades síncronas mediadas por professor ou mediador pedagógico, conforme estabelece o novo marco regulatório da Educação a Distância, permitindo acompanhamento mais próximo e maior efetividade no processo de aprendizagem.

  1. Projetos Integradores

Os Projetos Integradores são disciplinas realizadas de forma assíncrona e buscam promover a articulação entre teoria e prática a partir da realidade do aluno. Cada projeto é vinculado a uma temática interdisciplinar e exige a execução de atividades de campo na cidade, bairro, comunidade ou ambiente de trabalho do estudante. Estas ações são planejadas com base em problemas reais e são documentadas por meio de relatórios, registros audiovisuais e reflexões críticas.

 

 

  1. Atividades de Extensão

Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 7/2018 e com o novo marco do EaD, o curso dedica 10% de sua carga horária total às atividades de extensão. Essas ações são realizadas presencialmente pelo estudante junto à comunidade local em que reside, promovendo a troca de saberes e a responsabilidade social. As atividades contam com orientação de professores e envolvem projetos de intervenção, oficinas, campanhas educativas, entre outros, sendo registradas em relatórios e avaliados institucionalmente.

  1. Avaliações Presenciais

Cada componente curricular obrigatório possui avaliação presencial ao final de seu ciclo a cada dez semanas. As provas são aplicadas em polos de apoio presencial previamente definidos pelo aluno, assegurando a integridade e a validade dos processos avaliativos, conforme exigido pela nova regulamentação. O cronograma de avaliações é divulgado com antecedência e os alunos recebem orientações para seu comparecimento. Estas avaliações estão sendo gradualmente implantadas com abrangência total prevista a partir de abril 2026. As provas serão realizadas trimestralmente.

  1. Implantação Gradual

Toda a estrutura metodológica está sendo implantada em consonância com as diretrizes do Decreto nº 12.456/2025 e da Portaria MEC nº 381/2025. O processo de implantação será realizado gradualmente até maio de 2027, sendo que todas as atualizações são informadas previamente aos estudantes.

 

 

Resumo Simplificado:

 

Disciplinas Assíncronas e Síncronas

No 1º módulo do curso, os estudantes terão aulas síncronas e atividades realizadas de forma remota. Não haverá prova presencial, pois este é um módulo introdutório de acolhimento, que acontecerá de 15/09/2025 a 02/04/2026.

Todos os módulos contarão com duas disciplinas assíncronas.
Além disso:

  • Nos módulos 01, 05 e 09 iniciam-se as disciplinas síncronas anuais, que se estenderão durante todo o ano letivo.
  • Nos módulos 05 e 09 haverá disciplina síncrona modular, além das duas assíncronas.

 

Prova Presencial

 

A partir do módulo 2-2026 as provas serão realizadas presencialmente nos polos e mega polos.

 

Estágio Supervisionado (BIBLIOTECONOMIA)

 

Estágio será realizado no último ano do curso a partir do módulo 09.

 

Atividades de Extensão

Serão realizadas nos módulos 06 e 12 respectivamente nas disciplinas de ACE Sustentabilidade e ACE Inclusão.

 

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - BIBLIOTECONOMIA

TCC será realizado no último ano do curso a partir do módulo 09.

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