Ciências Contábeis [EAD]

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Bacharelado

Duração

4 anos

Resolução MEC

Capacitar para a compreensão do papel contábil na dinâmica das organizações, por meio de atividades nos diversos ambientes de negócios gerando informações que possam nutrir o processo de gestão.

Atualmente, as atividades econômicas e empresariais crescem em complexidade, exigindo profissionais cada vez mais capacitados, cabendo ao curso de Ciências Contábeis atender a demanda de forma eficiente, oferecendo ao mundo do trabalho, contadores aptos, ou facilmente adaptáveis às diferentes especificações da profissão.

O campo de atuação do contador está cada vez mais amplo. Além das tradicionais atividades: contabilidade direta às organizações, escritórios ou de forma autônoma, o profissional é habilitado e tem sido cada vez mais requisitado na área de consultoria, opinando sobre a viabilidade financeira de projetos. Além disso, o contador pode atuar como perito judicial; auditor; analista financeiro e outras funções relacionadas com a gestão empresarial.

O curso de Ciências Contábeis a distância da Unifatecie EAD tem o objetivo principal de te capacitar para ser um profissional moderno, apto a participar do mercado de trabalho com qualidade e profissionalismo.

 

A UniFatecie oferece uma formação multidisciplinar e inovadora, integrando-se com os demais cursos da instituição por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão e ações voltadas para a comunidade. O curso está alinhado com as demandas do mercado de trabalho, proporcionando ao aluno uma visão ampla e estratégica das ciências contábeis, permitindo que atue como profissional de destaque em sua área de formação.

O curso enfatiza o uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos avançados, como ambientes virtuais de aprendizagem, simuladores interativos, garantindo uma formação sólida mesmo na modalidade EaD.

Com um corpo docente qualificado, uma abordagem pedagógica moderna e compromisso com a excelência acadêmica, o Bacharelado em Ciências Contábeis da UniFatecie se destaca como uma opção competitiva, formando profissionais preparados para transformar a sociedade e avançar na ciência contábil e nas tecnologias atuais.

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

METODOLOGIA DE ENSINO CURSOS DE GRADUAÇÃO EAD

 

O curso de graduação ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD) adota uma abordagem metodológica híbrida com 10% de sua carga horária presencial. Esta metodologia, flexível e inovadora, é centrada na aprendizagem ativa do estudante. Todas as atividades foram estruturadas em conformidade com a nova legislação vigente (Decreto nº 12.456/2025), e estão em processo de implantação gradual nos próximos dois anos. O Curso de graduação EAD da UniFatecie contempla múltiplas estratégias de ensino-aprendizagem, articuladas entre ambientes virtuais, atividades presenciais e vivências educacionais na localidade do aluno.

A metodologia está organizada nos seguintes eixos:

  1. Disciplinas Assíncronas

A maior parte da carga horária são de disciplinas assíncronas as quais são ofertadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com acesso a videoaulas gravadas, conteúdos digitais interativos, atividades formativas e avaliativas. O estudante tem autonomia para organizar seu ritmo de estudo dentro dos prazos definidos no calendário acadêmico, promovendo flexibilidade e protagonismo na construção do conhecimento. As atividades são acompanhadas por tutores e professores responsáveis que asseguram o suporte pedagógico e a mediação pedagógica qualificada.

Essas atividades compõem a carga horária definida no Projeto Pedagógico do Curso e se articulam com momentos presenciais ou síncronos, em conformidade com o novo marco regulatório da Educação a Distância.

  1. Disciplinas  Síncronas

As disciplinas com 100% de carga horária síncrona ocorrem em tempo real por meio de plataforma digital, com encontros virtuais ao vivo entre professores e estudantes. Nesses momentos, são desenvolvidas exposições dialogadas, resolução de problemas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e outras práticas interativas que favorecem a participação ativa e a construção coletiva do saber.

Para assegurar a qualidade dessas interações, organizamos cada turma de atividades síncronas mediadas por professor ou mediador pedagógico, conforme estabelece o novo marco regulatório da Educação a Distância, permitindo acompanhamento mais próximo e maior efetividade no processo de aprendizagem.

  1. Projetos Integradores

Os Projetos Integradores são disciplinas realizadas de forma assíncrona e buscam promover a articulação entre teoria e prática a partir da realidade do aluno. Cada projeto é vinculado a uma temática interdisciplinar e exige a execução de atividades de campo na cidade, bairro, comunidade ou ambiente de trabalho do estudante. Estas ações são planejadas com base em problemas reais e são documentadas por meio de relatórios, registros audiovisuais e reflexões críticas.

  1. Atividades de Extensão

Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 7/2018 e com o novo marco do EaD, o curso dedica 10% de sua carga horária total às atividades de extensão. Essas ações são realizadas presencialmente pelo estudante junto à comunidade local em que reside, promovendo a troca de saberes e a responsabilidade social. As atividades contam com orientação de professores e envolvem projetos de intervenção, oficinas, campanhas educativas, entre outros, sendo registradas em relatórios e avaliados institucionalmente.

  1. Avaliações Presenciais

Cada componente curricular obrigatório possui avaliação presencial ao final de seu ciclo a cada dez semanas. As provas são aplicadas em polos de apoio presencial previamente definidos pelo aluno, assegurando a integridade e a validade dos processos avaliativos, conforme exigido pela nova regulamentação. O cronograma de avaliações é divulgado com antecedência e os alunos recebem orientações para seu comparecimento. Estas avaliações presenciais estão sendo organizadas com previsão de implantação para todos os estudantes a partir do primeiro semestre de 2026.  As provas serão realizadas trimestralmente.

  1. Implantação Gradual

Toda a estrutura metodológica está sendo implantada em consonância com as diretrizes do Decreto nº 12.456/2025 e da Portaria MEC nº 381/2025. O processo de implantação será realizado gradualmente até maio de 2027, sendo que todas as atualizações são informadas previamente aos estudantes.

 

Resumo Simplificado:

Disciplinas Assíncronas e Síncronas

No 1º módulo do curso, os estudantes terão aulas síncronas e atividades realizadas de forma remota. Não haverá prova presencial, pois este é um módulo introdutório de acolhimento, que acontecerá de 15/09/2025 a 02/04/2026.

Todos os módulos contarão com duas disciplinas assíncronas.
Além disso:

  • Nos módulos 01, 05, 09 e 13 iniciam-se as disciplinas síncronas anuais, que se estenderão durante todo o ano letivo.
  • Nos módulos 05, 09, 13 e 15 haverá disciplina síncrona modular, além das duas assíncronas.

 

Prova Presencial

 

A partir do módulo 2-2026 as provas serão realizadas presencialmente nos polos e mega polos.

 

Estágio Supervisionado

 

Não se aplica.

 

Atividades de Extensão

Serão realizadas nos módulos 06, 12 e 14 respectivamente nas disciplinas de ACE Sustentabilidade, ACE Inclusão e ACE Voluntariado.

 

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Ciências Econômicas

A disciplina de TCC será ofertada a partir do 13º módulo, no 1º módulo de 2029.

Olá! Como podemos te ajudar?