Educação Física – Bacharelado [SEMIPRESENCIAL]

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Bacharelado

Duração

4 anos

Resolução MEC

O Curso Superior de Bacharelado em Educação Física da UniFatecie em EAD tem como proposta formar profissionais capazes de estabelecer e buscar o desenvolvimento máximo do atleta, tanto em seu aspecto físico quanto em seu bem-estar e desenvolvimento pessoal. Também tem como foco o treinamento esportivo, preparação, avaliação, recreação, orientação e gestão de atividades físicas e esportes.

Com o crescente aumento da busca pela qualidade de vida, cada vez mais especialistas indicam a prática de exercícios físicos como um dos fatores de maior importância para manter corpo e mente saudáveis. Esse dado comprova a crescente ascensão da profissão. O mercado de trabalho se mostra grande e eclético, atingindo escolas, clubes, academias, atendimento personalizado e até hotéis. Há também a possibilidade de trabalhar como autônomo ou de se especializar em áreas que possuem algum déficit.

O Profissional de Comércio Exterior tem um futuro promissor, já que o comércio internacional continua a crescer e se tornar cada vez mais complexo. Com o aumento da globalização e o comércio eletrônico, as empresas precisam de profissionais com habilidades especializadas em comércio internacional para ajudá-las a navegar pelos desafios e oportunidades do mercado global. Assim, o futuro da profissão de Comércio Exterior parece brilhante, com muitas oportunidades para aqueles que têm habilidades especializadas em comércio internacional e podem ajudar as empresas a navegar pelos desafios e oportunidades do mercado global.

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

METODOLOGIA DE ENSINO DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DA ÁREA DA SAÚDE

 

Os cursos da área da saúde ofertados na modalidade semipresencial pela UniFatecie seguem uma abordagem metodológica híbrida, conforme as diretrizes do Decreto nº 12.456/2025 e da Portaria MEC nº 381/2025. A proposta pedagógica combina atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com atividades práticas e estágios obrigatórios, ambos presenciais, assegurando a formação de profissionais com sólida base científica, técnica e humanística, capazes de atuar de forma ética e competente nas diversas áreas da saúde.

A metodologia está centrada na aprendizagem ativa e significativa, promovendo a integração entre teoria e prática, com ênfase na experiência do estudante em seu território, nos serviços de saúde e na comunidade. O currículo contempla, obrigatoriamente, 20% da carga horária total destinada a estágios supervisionados presenciais, além de atividades práticas e extensionistas articuladas com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e com as necessidades reais da população.

A estrutura metodológica dos cursos está organizada nos seguintes eixos:

  1. Disciplinas Assíncronas

Parte das disciplinas do curso são ofertadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com conteúdos digitais, videoaulas gravadas, leituras e atividades formativas e avaliativas. O estudante organiza seu ritmo de estudo conforme o calendário acadêmico e conta com acompanhamento de tutores e professores responsáveis que garantem mediação pedagógica qualificada.  Essas atividades compõem a carga horária definida no Projeto Pedagógico do Curso e se articulam com momentos presenciais ou síncronos, em conformidade com o novo marco regulatório da Educação a Distância.

  1. Disciplinas Síncronas

As disciplinas síncronas ocorrem em tempo real por meio de plataforma digital, com encontros virtuais ao vivo entre professores e estudantes. Nesses momentos, são desenvolvidas exposições dialogadas, resolução de problemas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e outras práticas interativas que favorecem a participação ativa e a construção coletiva do saber.

Para assegurar a qualidade dessas interações, organizamos cada turma de atividades síncronas mediadas por professor ou mediador pedagógico, conforme estabelece o novo marco regulatório da Educação a Distância, permitindo acompanhamento mais próximo e maior efetividade no processo de aprendizagem.

  1. Estágios Supervisionados Presenciais 

Os estágios supervisionados são componentes curriculares obrigatórios que representam 20% da carga horária total do curso. São realizados presencialmente em unidades de saúde pública ou privada, com ênfase na atenção básica, média e alta complexidade, conforme a área de formação. As atividades de estágio são iniciadas conforme a matriz curricular do curso, sendo supervisionadas por profissionais habilitados e orientadas por professores da UniFatecie. O acompanhamento do desenvolvimento do estudante é feito por meio de relatórios e avaliações.

  1. Projetos Integradores e Atividades Práticas

As práticas interdisciplinares são organizadas a partir de problemas reais e promovem a reflexão crítica, o desenvolvimento de competências clínicas, técnicas, práticas e socioemocionais, e a proposição de intervenções contextualizadas, articulando teoria, prática e pesquisa. Estes projetos ocorrem nos Mega Polos e são realizados com prévio agendamento de acordo com o calendário acadêmico.

  1. Atividades de Extensão

Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 7/2018, atividades curriculares extensionistas (ACEs) são disciplinas que contemplam 10% da carga horária do curso é são destinadas as atividades de extensão, que são realizadas presencialmente em articulação com as comunidades locais. Essas ações envolvem projetos de intervenção, formação continuada, práticas culturais e ações educativas vinculadas às escolas e instituições parceiras, com orientação docente e registro institucional.

  1. Avaliações Presenciais

Cada componente curricular obrigatório prevê avaliações presenciais periódicas, realizadas a cada dez semanas, nos polos de apoio presencial. As avaliações têm por objetivo assegurar a integridade acadêmica, a verificação da aprendizagem e o cumprimento dos requisitos legais do curso. As avaliações estão sendo gradualmente implantadas com abrangência total prevista a partir de abril 2026. As provas serão realizadas trimestralmente.

  1. Implantação e Adequação Gradual

Toda a metodologia de ensino está em processo de adequação gradual até maio de 2027, conforme a regulamentação vigente, incluindo o novo marco da EaD (Decreto nº 12.456/2025), a Portaria MEC nº 381/2025 e a Resolução CNE/CP nº 4/2024. A UniFatecie assegura que todas as atualizações pedagógicas, regulatórias e operacionais sejam comunicadas previamente aos estudantes e aplicadas com responsabilidade acadêmica.

  1. Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória que visa desenvolver a autonomia intelectual, a capacidade investigativa e o pensamento crítico do estudante. Na UniFatecie o TCC é realizado no último ano do curso sob orientação docente. As regras para realização do TCC são dispostas na disciplina do Curso e sua elaboração ocorre ao longo de dois semestres, com acompanhamento sistemático e avaliação que assegura a qualidade acadêmica e compromisso ético.

 

Resumo Simplificado:

Disciplinas Assíncronas e Síncronas

No 1º módulo do curso, os estudantes terão aulas síncronas e atividades realizadas de forma remota. Não haverá prova presencial, pois este é um módulo introdutório de acolhimento, que acontecerá de 15/09/2025 a 02/04/2026.

Todos os módulos contarão com duas disciplinas assíncronas.
Além disso:

  • Nos módulos 01, 05, 09,13 e 17 iniciam-se as disciplinas síncronas anuais, que se estenderão durante todo o ano letivo.
  • Nos módulos 08, 10, 12, 14, 16, 18 e 20 haverá disciplinas síncronas modulares, além das duas assíncronas.

Prova Presencial

As provas presenciais tem previsão de início a partir do 2º módulo de 2026. Deverão ser realizadas nos polos e mega polos.

Estágio Supervisionado

O estágio supervisionado (obrigatório) serão realizados nos dois últimos anos do curso.

Exceto para Farmácia que inicia no 2º ano do curso.

Projetos Integradores, Práticas de Ensino e Atividades de Extensão

No 09º módulo, terá início a realização das Atividades Curriculares de Extensão (ACE), juntamente com a primeira prática presencial obrigatória, na disciplina de Projeto Integrador. Essas atividades serão realizadas nos polos e megapolos, com previsão para o 1º módulo de 2028.

As disciplinas de Projeto Integrador (presencial) ocorrerão nos módulos 09, 11, 13, 15, 17 e 19.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Para cursos de 5 anos a disciplina de TCC será ofertada a partir do 17º módulo, no 1º módulo de 2030

Para cursos de 4 anos a disciplina de TCC será ofertada a partir do 13º módulo, no 1º módulo de 2029

Cursos de 5 anos: Fonoaudiologia, Fisioterapia, Farmácia, Terapia Ocupacional e Nutrição

Cursos de 4 anos: Biomedicina e Educação Física.

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