Enfermagem

Modalidade

Graduação

Habilitação

Bacharelado

Duração

4 anos

Resolução MEC

Cumprindo assim a formação para as competências e habilidades propostas pelas diretrizes curriculares dos cursos de enfermagem:

  • Atenção à Saúde: Estar apto dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
  • Tomada de decisão: Ter competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas e no bom senso;
  • Comunicação: Ter capacidade de se comunicar (comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura) de forma acessível na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
  • Liderança: compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
  • Administração e Gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos, materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou liderança na equipe de saúde;
  • Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais.

Unidades básicas de Saúde – como enfermeiros responsáveis técnicos, e na atuação como membros da equipe de saúde, nos processos de organização e gerencia das unidades, atuando na assistência em saúde nos programa de saúde pública.

Hospitais – como responsáveis por setores hospitalares, com cargos de chefia e gerenciamento de profissionais técnicos de enfermagem, fluxo de trabalho, organização e planejamento dos trabalhos executados. Atuação em setores de pronto socorro como membros das equipes de atuação; Atuação em setores específicos: pediatria, maternidades, unidades de terapia intensiva; centros cirúrgicos; Atuação com gerencia e organização dos trabalhos hospitalares.

Clínicas Especializadas – Atuação na organização e gerenciamento e em procedimentos técnicos inerentes a função.

Gestão e Gerência – Atuar em gerenciamentos e gestão da saúde, com organização, planejamento e liderança de setores públicos e privados.

Consultorias na área da saúde – Atuar em consultorias da área técnica em assuntos relativos a profissão, organização e planejamento da área da saúde, dentro de suas especificidades.

Professor em nível técnico, médio e superior em matérias dos campos de enfermagem.

Atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, expressões e fases evolutivas;

  • Reconhecer a interferência histórica do processo de trabalho no contexto das profissões de saúde;
  • Sentir-se e agir como membro do seu grupo profissional;
  • Reconhecer-se como agente aprendente do processo de formação de recursos humanos para o setor de saúde;
  • Comprometer-se, balizado pela ética e cidadania, com os investimentos voltados para a solução de problemas sociais;
  • Diagnosticar o perfil epidemiológico das populações e responder às especialidades regionais de saúde, através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde;
  • Responsabilizar-se pela qualidade dos cuidados de enfermagem prestados ao ser humano nos vários níveis de saúde (primário, secundário e terciário) em conjunto com a sua equipe de Enfermagem e as demais equipes de saúde;
  • Participar com consciência política de associações e conselhos profissionais;
  • Desenvolver e aprimorar a sensibilidade à dor e ao sofrimento do próximo com habilidade e competência para atuar com sabedoria no processo do cuidado.

1º SEMESTRE

  • ANATOMIA HUMANA
  • PSICOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM
  • FUND.CELULARES, EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA HUMANA
  • FUNDAMENTOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM
  • ENFERMAGEM E PROMOÇÃO DA SAÚDE
  • PROJETO INTEGRADOR – FUND. TÉCNICOS
  • FORMAÇÃO SÓCIO CULTURAL E ÉTICA l - LAV

2º SEMESTRE

  • ANATOMIA APLICADA
  • PRÁTICAS DO CUIDAR
  • SAÚDE COLETIVA E APS
  • ENFERMAGEM CLÍNICA E NUTRIÇÃO
  • CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS
  • COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO - LAV
  • PROJETO INTEGRADOR - SAE

3º SEMESTRE

  • FARMACOLOGIA
  • PRÁTICAS DO CUIDAR
  • SAÚDE COLETIVA: DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
  • PROJETO INTEGRADOR - PROMOÇÃO DA SAÚDE
  • CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - LAV

4º SEMESTRE

  • BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA
  • SAÚDE COLETIVA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
  • PRÁTICAS DO CUIDAR
  • PROJETO INTEGRADOR – ENFERMAGEM CLÍNICA
  • INICIAÇÃO A PESQUISA CIENTÍFICA LAV

5º SEMESTRE

  • ATENÇÃO AO CLIENTE IDOSO
  • ATENÇÃO AO CLIENTE DE ALTO RISCO
  • ENFERMAGEM EM DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
  • EDUCAÇÃO E ENFERMAGEM - LAV
  • ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DO ADULTO
  • ESTÁGIO SUPERVIONADO OBRIGATÓRIO
  • PI – FUNDAMENTOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM

6º SEMESTRE

  • ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO
  • ENSINO CIENTÍFICO
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL
  • ATENÇÃO A SAÚDE DO ADULTO
  • PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MULHER
  • RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA SAÚDE - LAV

7º SEMESTRE

  • PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DA MULHER
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DO ADULTO
  • EMPREENDEDORISMO

8º SEMESTRE

  • PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL
  • ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO NA ENFERMAGEM
  • METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENFERMAGEM - LAV

 

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