Cumprindo assim a formação para as competências e habilidades propostas pelas diretrizes curriculares dos cursos de enfermagem:
- Atenção à Saúde: Estar apto dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
- Tomada de decisão: Ter competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas e no bom senso;
- Comunicação: Ter capacidade de se comunicar (comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura) de forma acessível na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
- Liderança: compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
- Administração e Gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos, materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou liderança na equipe de saúde;
- Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais.
Atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, expressões e fases evolutivas;
- Reconhecer a interferência histórica do processo de trabalho no contexto das profissões de saúde;
- Sentir-se e agir como membro do seu grupo profissional;
- Reconhecer-se como agente aprendente do processo de formação de recursos humanos para o setor de saúde;
- Comprometer-se, balizado pela ética e cidadania, com os investimentos voltados para a solução de problemas sociais;
- Diagnosticar o perfil epidemiológico das populações e responder às especialidades regionais de saúde, através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde;
- Responsabilizar-se pela qualidade dos cuidados de enfermagem prestados ao ser humano nos vários níveis de saúde (primário, secundário e terciário) em conjunto com a sua equipe de Enfermagem e as demais equipes de saúde;
- Participar com consciência política de associações e conselhos profissionais;
- Desenvolver e aprimorar a sensibilidade à dor e ao sofrimento do próximo com habilidade e competência para atuar com sabedoria no processo do cuidado.
Unidades básicas de Saúde – como enfermeiros responsáveis técnicos, e na atuação como membros da equipe de saúde, nos processos de organização e gerencia das unidades, atuando na assistência em saúde nos programa de saúde pública.
Hospitais – como responsáveis por setores hospitalares, com cargos de chefia e gerenciamento de profissionais técnicos de enfermagem, fluxo de trabalho, organização e planejamento dos trabalhos executados. Atuação em setores de pronto socorro como membros das equipes de atuação; Atuação em setores específicos: pediatria, maternidades, unidades de terapia intensiva; centros cirúrgicos; Atuação com gerencia e organização dos trabalhos hospitalares.
Clínicas Especializadas – Atuação na organização e gerenciamento e em procedimentos técnicos inerentes a função.
Gestão e Gerência – Atuar em gerenciamentos e gestão da saúde, com organização, planejamento e liderança de setores públicos e privados.
Consultorias na área da saúde – Atuar em consultorias da área técnica em assuntos relativos a profissão, organização e planejamento da área da saúde, dentro de suas especificidades.
Professor em nível técnico, médio e superior em matérias dos campos de enfermagem.
1º Ano
- Anatomia Humana
- Fisiologia Humana
- Bioquímica
- Bases Biológicas Integradas
- Epidemiologia e Bioestatística
- Construção social e cultural da saúde
- Metodologia da Pesquisa
- Organização do Sistema de Saúde e Políticas Públicas
- Enfermagem como Profissão
- Habilidades I
- Projeto Integrado de Saúde I
2º Ano
- Doenças Transmissíveis
- Farmacologia
- Processos Imunopatológicos
- Nutrição Clínica
- Didática em Enfermagem
- Saúde Coletiva
- Habilidades II
- Genética Humana
- Projeto Integrado de Saúde II
3º Ano
- Saúde da Criança e do Adolescente
- Saúde do Trabalhador
- Saúde da Mulher
- Saúde do Adulto e Idoso
- Saúde Mental
- Atendimento às Urgências – Pronto Socorro
- Projeto Integrado de Saúde III
4º Ano
- Disciplina Optativa I
- Disciplina Optativa II
- Atenção ao Paciente Crítico
- Organização e Administração em Enfermagem
- Psicologia do Desenvolvimento Humano
- Projeto Integrado de Saúde – TCC