O curso Semipresencial oferece formação teórica e prática alinhada ao mercado, unindo flexibilidade do EAD à interação presencial. As disciplinas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, com aulas gravadas, materiais de apoio e encontros ao vivo para debates e aprofundamento. Há aulas práticas em laboratórios no megapolo e ambientes profissionais, além de encontros presenciais previamente agendados para atividades vinculadas à profissão.
A metodologia utiliza estratégias ativas, integrando momentos online e presenciais, com tutoria e acompanhamento individual. Os cursos contemplam um calendário modular onde organiza aulas, práticas e avaliações, e um sistema de agendamento garante planejamento das atividades presenciais, como provas e aulas práticas. Professores qualificados e tutores especializados oferecem suporte acadêmico e técnico contínuo, assegurando qualidade e credibilidade ao processo formativo.
Os profissionais de Letras – Português e Inglês poderão atuar como professores da língua materna e inglesa no Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Educação Básica, em escolas públicas e privadas, em cursos preparatórios (para vestibulares e concursos), em escolas de idiomas ou como revisores de textos em editoras ou revistas. Podem, ainda, trabalhar com o desenvolvimento de pesquisa para elaboração de livros didáticos, na formação de projetos de ensino para escolas, em centros culturais e em eventos específicos, como feiras de livros e palestras.
Formar profissionais enfatizando a formação do professor na língua materna e língua inglesa, sua literatura e cultura. A abordagem dada aos estudos linguísticos e literários em inglês aproxima o aluno da diversidade cultural dos países falantes de inglês, bem como de suas tradicionais expressões literárias.
| INTRODUÇÃO AO CURSO DE LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS |
| FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E SUSTENTÁVEL |
| PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
| DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DOCENTE |
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO E AMBIENTAÇÃO EM CONTEXTO EDUCACIONAIS - LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS |
| CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
| FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
| POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
| DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
| PROCESSOS AVALIATIVOS |
| EDUCAÇÃO E TRABALHO |
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO DIRIGIDA E APOIO À GESTÃO ESCOLAR - LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS |
| DIREITO EDUCACIONAL |
| SOCIOLOGIA GERAL |
| EIXOS INTEGRADOS DA PRÁTICA EDUCATIVA |
| EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
| ACE - EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL |
| PRÁTICA INTEGRADORA - GAMIFICAÇÃO NO ENSINO - LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS |
| PRODUÇÃO TEXTUAL |
| METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
| ESTADO, POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO |
| ACE - EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
| PRÁTICA INTEGRADORA - APREDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) - LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS |
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
| FILOSOFIA GERAL |
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO ASSISTIDA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS |
| LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DIGITAL E ENSINO HÍBRIDO |
| LEITURA E TRADUÇÃO EM LÍNGUA INGLESA |
| LINGUA PORTUGUESA FONÉTICA E FONOLOGIA |
| SABERES TRANSVERSAIS PARA A DOCÊNCIA |
| ACE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EDUCACIONAL |
| PRÁTICA INTEGRADORA - ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS DIGITAIS - LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS |
| LITERATURAS AFRICANAS |
| LITERATURA BRASILEIRA |
| LABORATÓRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CONTEXTO ESCOLAR |
| LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA |
| LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE E SEMÂNTICA |
| ACE - CIDADANIA E DIVERSIDADE |
| PRÁTICA INTEGRADORA - APRENDIZAGEM COOPERATIVA E CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO - LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS |
| LITERATURA INFANTO JUVENIL |
| LITERATURA PORTUGUESA |
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE REGÊNCIA, GESTÃO E PESQUISA NO ENSINO E APRENDIZAGEM - LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS |
| LABORATÓRIO DE LIBRAS: COMUNICAÇÃO INCLUSIVA |
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS |
| LINGUÍSTICA I, II e III |
| CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA |
| EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA: TEORIA E ATUALIDADE |
| ACE - CULTURA E DIVERSIDADE |
| PRÁTICA INTEGRADORA - SALA DE AULA INVERTIDA - LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS |
| CULTURA E LÍNGUA LATINA |
| LÍNGUA INGLESA: FONOLOGIA |
| LABORATÓRIO DE RETÓRICA, ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO EFICAZ |
| LITERATURA BRASILEIRA COMTEMPORÂNEA |
| LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA |
| ACE - VOLUNTARIADO SOCIAL |
| PRÁTICA INTEGRADORA - RETÓRICA E ORATÓRIA - LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS |
| PRÁTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
| LÍNGUA INGLESA I, II e III |
| ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES |
"A matriz curricular pode ser alterada a qualquer momento para atender a atualizações acadêmicas ou exigências legais." *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.