Licenciatura em Artes [SEMIPRESENCIAL]

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Licenciatura

Duração

4 anos

Resolução MEC

O curso a distância de licenciatura em Educação Artística visa formar professores capacitados para a docência na educação básica junto à disciplina de Artes, atuar como mediadores, incentivadores, visando o desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo dentro das especificidades do pensamento visual. A licenciatura EAD em Educação Artística fornece ferramentas necessárias para que o profissional seja capaz de tomar decisões e refletir sobre sua prática e ação pedagógica, orientando-se em valores políticos e éticos, estimulando-os ao autoaperfeiçoamento de modo a contribuir para a melhoria da Educação.

Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.

A licenciatura em Educação Artística, na modalidade EAD, possibilita a atuação como professor em escolas públicas ou privadas. O professor de artes visuais pode atuar na educação infantil, anos iniciais, anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. O Licenciado em Educação Artística também tem a opção de atuar como professor de ensino superior ou como coordenador de artes, para isto, o interessado deve fazer cursos de pós-graduação.

O curso de Artes da Unifatecie tem como objetivo geral a formação de docentes que por meio do domínio de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionalmente adequadas e que possa atuar de forma criativa e eficiente nas áreas de ensino das artes. Vale ressaltar ainda que o Curso de Licenciatura em Artes de nossa instituição visa formar professores que exerçam suas atividades com competência e responsabilidade, constituindo-se como docentes/sujeitos capazes de promover ações educativas propulsoras de invenção no contexto do ensino das artes.

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Curso oferecido exclusivamente no polo de Paranavaí/PR.

METODOLOGIA DE ENSINO DOS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAIS

Os cursos de licenciatura ofertados na modalidade semipresencial pela UniFatecie adotam uma abordagem metodológica híbrida, conforme previsto na Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024 e no Decreto nº 12.456 de 2025. A proposta metodológica contempla 50% da carga horária total com atividades presenciais obrigatórias, distribuídas ao longo de todo o curso, e integra o estágio supervisionado desde o primeiro semestre, proporcionando ao licenciando uma formação sólida, prática e alinhada às demandas contemporâneas da docência. A metodologia é centrada na aprendizagem ativa do estudante, promovendo a articulação entre teoria e prática, entre saberes acadêmicos e saberes escolares, e entre experiências mediadas por tecnologias e vivências presenciais no território do aluno.

O curso está estruturado nos seguintes eixos:

  1. Disciplinas Assíncronas

Parte das disciplinas do curso são ofertadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com conteúdos digitais, videoaulas gravadas, leituras e atividades formativas e avaliativas. O estudante organiza seu ritmo de estudo conforme o calendário acadêmico e conta com acompanhamento de tutores e professores responsáveis que garantem mediação pedagógica qualificada.  Essas atividades compõem a carga horária definida no Projeto Pedagógico do Curso e se articulam com momentos presenciais ou síncronos, em conformidade com o novo marco regulatório da Educação a Distância.

  1. Disciplinas Síncronas

As disciplinas síncronas ocorrem em tempo real por meio de plataforma digital, com encontros virtuais ao vivo entre professores e estudantes. Nesses momentos, são desenvolvidas exposições dialogadas, resolução de problemas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e outras práticas interativas que favorecem a participação ativa e a construção coletiva do saber.

Para assegurar a qualidade dessas interações, organizamos cada turma de atividades síncronas mediadas por professor ou mediador pedagógico, conforme estabelece o novo marco regulatório da Educação a Distância, permitindo acompanhamento mais próximo e maior efetividade no processo de aprendizagem.

  1. Estágio Supervisionado desde o 1º Semestre

Em atendimento à Resolução CNE/CP nº 4/2024, os cursos de licenciatura da UniFatecie iniciam o estágio supervisionado a partir do primeiro semestre. O estágio ocorre em escolas de educação básica reconhecidas, preferencialmente situadas na comunidade onde o aluno reside. As atividades de observação, regência, intervenção pedagógica e gestão escolar são orientadas por docentes da instituição e por professores das escolas-campo, promovendo o vínculo contínuo entre formação acadêmica e realidade escolar. O estágio desenvolve-se de forma progressiva e articulada ao currículo até o final do curso.

  1. Projetos Integradores e Práticas de Ensino

Os Projetos Integradores e demais práticas de ensino são disciplinas organizadas em torno de temas interdisciplinares e contextos educativos reais. São desenvolvidos ao longo do curso com o objetivo de articular conteúdos curriculares e experiências vivenciadas nas escolas, comunidades e polos. Essas práticas incentivam o estudante a refletir criticamente sobre a realidade educacional e propor soluções pedagógicas inovadoras, alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC-Formação).

  1. Atividades de Extensão 

Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 7/2018, atividades curriculares extensionistas (ACEs) são disciplinas que contemplam 10% da carga horária do curso é são destinadas as atividades de extensão, que são realizadas presencialmente em articulação com as comunidades locais. Essas ações envolvem projetos de intervenção, formação continuada, práticas culturais e ações educativas vinculadas às escolas e instituições parceiras, com orientação docente e registro institucional.

  1. Avaliações Presenciais

Cada componente curricular obrigatório prevê avaliações presenciais periódicas, realizadas a cada dez semanas, nos polos de apoio presencial. As avaliações têm por objetivo assegurar a integridade acadêmica, a verificação da aprendizagem e o cumprimento dos requisitos legais do curso. As avaliações estão sendo gradualmente implantadas com abrangência total prevista a partir de abril 2026. As provas serão realizadas trimestralmente.

  1. Implantação e Adequação Gradual

Toda a metodologia de ensino está em processo de adequação gradual até maio de 2027, conforme a regulamentação vigente, incluindo o novo marco da EaD (Decreto nº 12.456/2025), a Portaria MEC nº 381/2025 e a Resolução CNE/CP nº 4/2024. A UniFatecie assegura que todas as atualizações pedagógicas, regulatórias e operacionais sejam comunicadas previamente aos estudantes e aplicadas com responsabilidade acadêmica.

  1. Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória que visa desenvolver a autonomia intelectual, a capacidade investigativa e o pensamento crítico do estudante. Na UniFatecie o TCC é realizado no último ano do curso sob orientação docente. As regras para realização do TCC são dispostas na disciplina do Curso e sua elaboração ocorre ao longo de dois semestres, com acompanhamento sistemático e avaliação que assegura a qualidade acadêmica e compromisso ético.

 

Resumo Simplificado:

Disciplinas Assíncronas e Síncronas

No 1º módulo do curso, os estudantes terão aulas síncronas e atividades realizadas de forma remota. Não haverá prova presencial, pois este é um módulo introdutório de acolhimento, que acontecerá de 15/09/2025 a 02/04/2026.

Todos os módulos contarão com duas disciplinas assíncronas.
Além disso:

  • Nos módulos 01, 05, 09 e 13 iniciam-se as disciplinas síncronas anuais, que se estenderão durante todo o ano letivo.
  • Nos módulos 09, 11, 13 e 15 haverá disciplinas síncronas modulares, além das duas assíncronas.

Estágio Supervisionado desde o 1º Semestre

A partir do 2º módulo, iniciam-se os estágios supervisionados, inicialmente com carga horária reduzida, voltados para práticas de observação e visitas a escolas.
Também a partir deste módulo, passam a ocorrer as provas presenciais nos polos e megapolos. O início está previsto para a segunda quinzena de abril/2026.

Os demais estágios ocorrerão nos módulos 05, 09 e 13.

Projetos Integradores, Práticas de Ensino e Atividades de Extensão

No 6º módulo, terá início a realização das Atividades Curriculares de Extensão (ACE), juntamente com a primeira prática presencial obrigatória, na disciplina de Projeto Integrador. Essas atividades serão realizadas nos polos e megapolos, com previsão para o 2º módulo de 2027.

As disciplinas de Projeto Integrador (presencial) ocorrerão nos módulos 06, 08, 10, 12, 14 e 16.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

A disciplina de TCC será ofertada a partir do 13º módulo, no 1º módulo de 2029.

 

 

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