O curso Semipresencial oferece formação teórica e prática alinhada ao mercado, unindo flexibilidade do EAD à interação presencial. As disciplinas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, com aulas gravadas, materiais de apoio e encontros ao vivo para debates e aprofundamento. Há aulas práticas em laboratórios no megapolo e ambientes profissionais, além de encontros presenciais previamente agendados para atividades vinculadas à profissão.
A metodologia utiliza estratégias ativas, integrando momentos online e presenciais, com tutoria e acompanhamento individual. Os cursos contemplam um calendário modular onde organiza aulas, práticas e avaliações, e um sistema de agendamento garante planejamento das atividades presenciais, como provas e aulas práticas. Professores qualificados e tutores especializados oferecem suporte acadêmico e técnico contínuo, assegurando qualidade e credibilidade ao processo formativo.
Ao se formar em Ciências Biológicas pela EAD, você estará preparado para dar aula nas disciplinas de Ciências e Biologia. E também poderá seguir carreira acadêmica, focando em pesquisa científica e biológica ou lecionando no Ensino Superior.
O curso de ciências biológicas a distância da Unifatecie EAD tem o objetivo principal de te capacitar para ser um profissional moderno, que é capaz de mesclar os conhecimentos teóricos e técnicos de biologia com uma visão sobre as consequências das ações humanas na natureza.
INTRODUÇÃO AO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E SUSTENTÁVEL |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DOCENTE |
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO E AMBIENTAÇÃO EM CONTEXTO EDUCACIONAIS - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
PROCESSOS AVALIATIVOS |
EDUCAÇÃO E TRABALHO |
DIREITO EDUCACIONAL |
SOCIOLOGIA GERAL |
EIXOS INTEGRADOS DA PRÁTICA EDUCATIVA |
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO DIRIGIDA E APOIO À GESTÃO ESCOLAR - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
ACE - EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL |
PRÁTICA INTEGRADORA - GAMIFICAÇÃO NO ENSINO - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
PRODUÇÃO TEXTUAL |
ESTADO, POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO |
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
ACE - EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
PRÁTICA INTEGRADORA - APREDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
FILOSOFIA GERAL |
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DIGITAL E ENSINO HÍBRIDO |
MÉTODOS QUANTITATIVOS MATEMÁTICOS |
BOTÂNICA |
SABERES TRANSVERSAIS PARA A DOCÊNCIA |
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO ASSISTIDA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
ACE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EDUCACIONAL |
PRÁTICA INTEGRADORA - ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS DIGITAIS - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
IMUNOLOGIA BÁSICA |
ANATOMIA HUMANA BÁSICA |
LABORATÓRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CONTEXTO ESCOLAR |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
FÍSICA GERAL |
ACE - CIDADANIA E DIVERSIDADE |
PRÁTICA INTEGRADORA - APRENDIZAGEM COOPERATIVA E CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
QUÍMICA GERAL |
BASES BIOLÓGICAS |
LABORATÓRIO DE LIBRAS: COMUNICAÇÃO INCLUSIVA |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA |
MICROBIOLOGIA GERAL E BIOSSEGURANÇA |
EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA: TEORIA E ATUALIDADE |
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE REGÊNCIA, GESTÃO E PESQUISA NO ENSINO E APRENDIZAGEM - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
ACE - CULTURA E DIVERSIDADE |
PRÁTICA INTEGRADORA - SALA DE AULA INVERTIDA - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
ECOLOGIA GERAL |
PALEONTOLOGIA E EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS |
LABORATÓRIO DE RETÓRICA, ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO EFICAZ |
BIOQUÍMICA |
PARASITOLOGIA GERAL |
ACE - VOLUNTARIADO SOCIAL |
PRÁTICA INTEGRADORA - RETÓRICA E ORATÓRIA - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
ZOOLOGIA GERAL |
EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA |
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES |
"A matriz curricular pode ser alterada a qualquer momento para atender a atualizações acadêmicas ou exigências legais." *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

