O curso Semipresencial oferece formação teórica e prática alinhada ao mercado, unindo flexibilidade do EAD à interação presencial. As disciplinas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, com aulas gravadas, materiais de apoio e encontros ao vivo para debates e aprofundamento. Há aulas práticas em laboratórios no megapolo e ambientes profissionais, além de encontros presenciais previamente agendados para atividades vinculadas à profissão.
A metodologia utiliza estratégias ativas, integrando momentos online e presenciais, com tutoria e acompanhamento individual. Os cursos contemplam um calendário modular onde organiza aulas, práticas e avaliações, e um sistema de agendamento garante planejamento das atividades presenciais, como provas e aulas práticas. Professores qualificados e tutores especializados oferecem suporte acadêmico e técnico contínuo, assegurando qualidade e credibilidade ao processo formativo.
O egresso poderá atuar nas seguintes áreas: Docente em escolas de Ensino Fundamental e Médio – Ao final do curso o licenciado estará apto a expor de forma didática os conteúdos aprendidos durante o curso; Cargo de diretoria ou coordenação em instituições de ensino –poderá atuar em áreas de gestão escolar; Prestação de consultoria – atuar em diversos segmentos que necessitam de avaliação relacionada a conteúdos históricos como: filmes, novelas e documentários; Pesquisa – Com temas variados, poderá trabalhar com pesquisa em institutos e universidades e produzir conteúdos relacionados ao tema como: artigos e livros. Docente: No ensino superior.
Capacitar o aluno a atuar no exercício do magistério nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e ao mesmo tempo, dotá-lo de instrumental teórico-metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Neste sentido, busca-se formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis. Ainda, tem como objetivo valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história em prol de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.
INTRODUÇÃO AO CURSO DE HISTÓRIA |
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E SUSTENTÁVEL |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DOCENTE |
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO E AMBIENTAÇÃO EM CONTEXTO EDUCACIONAIS - HISTÓRIA |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
PROCESSOS AVALIATIVOS |
EDUCAÇÃO E TRABALHO |
DIREITO EDUCACIONAL |
SOCIOLOGIA GERAL |
EIXOS INTEGRADOS DA PRÁTICA EDUCATIVA |
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO DIRIGIDA E APOIO À GESTÃO ESCOLAR - HISTÓRIA |
ACE - EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL |
PRÁTICA INTEGRADORA - GAMIFICAÇÃO NO ENSINO - HISTÓRIA |
PRODUÇÃO TEXTUAL |
ESTADO, POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO |
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
ACE - EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
PRÁTICA INTEGRADORA - APREDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) - HISTÓRIA |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
FILOSOFIA GERAL |
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DIGITAL E ENSINO HÍBRIDO |
HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL |
POVO, CULTURA E RELIGIÃO |
SABERES TRANSVERSAIS PARA A DOCÊNCIA |
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO ASSISTIDA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - HISTÓRIA |
ACE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EDUCACIONAL |
PRÁTICA INTEGRADORA - ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS DIGITAIS - HISTÓRIA |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O ENSINO DE HISTÓRIA |
HISTÓRIA INDIGENA E DA CULTURA AFROBRASILEIRA |
LABORATÓRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CONTEXTO ESCOLAR |
HISTÓRIA DA ÁFRICA |
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL |
ACE - CIDADANIA E DIVERSIDADE |
PRÁTICA INTEGRADORA - APRENDIZAGEM COOPERATIVA E CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO - HISTÓRIA |
HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO |
HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO |
LABORATÓRIO DE LIBRAS: COMUNICAÇÃO INCLUSIVA |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - HISTÓRIA |
HISTÓRIA ANTIGA |
PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA |
EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA: TEORIA E ATUALIDADE |
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE REGÊNCIA, GESTÃO E PESQUISA NO ENSINO E APRENDIZAGEM - HISTÓRIA |
ACE - CULTURA E DIVERSIDADE |
PRÁTICA INTEGRADORA - SALA DE AULA INVERTIDA - HISTÓRIA |
HISTÓRIA MEDIEVAL |
HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA |
LABORATÓRIO DE RETÓRICA, ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO EFICAZ |
HISTÓRIA MODERNA |
TEORIA DA HISTÓRIA |
ACE - VOLUNTARIADO SOCIAL |
PRÁTICA INTEGRADORA - RETÓRICA E ORATÓRIA - HISTÓRIA |
HISTÓRIA DA AMÉRICA |
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA |
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES |
"A matriz curricular pode ser alterada a qualquer momento para atender a atualizações acadêmicas ou exigências legais." *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

