Licenciatura em Matemática [SEMIPRESENCIAL]

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Licenciatura

Duração

4 anos

Resolução MEC

O curso Semipresencial oferece formação teórica e prática alinhada ao mercado, unindo flexibilidade do EAD à interação presencial. As disciplinas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, com aulas gravadas, materiais de apoio e encontros ao vivo para debates e aprofundamento. Há aulas práticas em laboratórios no megapolo e ambientes profissionais, além de encontros presenciais previamente agendados para atividades vinculadas à profissão.

A metodologia utiliza estratégias ativas, integrando momentos online e presenciais, com tutoria e acompanhamento individual.  Os cursos contemplam um calendário modular onde organiza aulas, práticas e avaliações, e um sistema de agendamento garante planejamento das atividades presenciais, como provas e aulas práticas. Professores qualificados e tutores especializados oferecem suporte acadêmico e técnico contínuo, assegurando qualidade e credibilidade ao processo formativo.

 

O Curso de Graduação em Matemática forma profissionais qualificados e conscientes de sua participação nos processos de transformação da sociedade, capazes de atender às demandas sociais e ao desenvolvimento econômico e científico, com visão crítica, tornando-se atores históricos, capazes de promover a interação entre o saber acadêmico e a sociedade.

Com relação às áreas de atuação do docente de Matemática, cabe comentar que há uma multiplicidade de campos como, por exemplo:

  • Atuando como professor do ensino médio e superior; 
  • A depender da área de especialização, poderá também atuar no mercado financeiro como analista profissional; 
  • Como pesquisador; 
  • Na criação e organização de eventos científicos;
  • Criação de materiais didáticos; 
  • Avaliador em revistas e bancas científicas.

O Curso de Licenciatura em Matemática tem como objetivo formar um docente com total capacidade de envolver-se em qualquer área de aplicação da Matemática.

  • Formar profissionais íntegros e comprometidos com a transformação da comunidade. 
  • Capacitar o profissional para uma visão crítica e criativa da educação, interagindo com equipes Inter e Multidisciplinares. 
  • Atuar, integrando-se com os demais Cursos da UniFatecie, na sociedade, através de suas atividades de extensão, de pesquisa e atenção ao indivíduo, família na sua comunidade.
  • Atender as necessidades de ensino na graduação, pesquisa e extensão visando garantir a qualidade na formação de recursos humanos de acordo com as políticas institucionais nas áreas de educação vigentes.
  • Executar atividades de Matemática com habilidade, embasado no conhecimento científico. 
  • Coordenar atividades educacionais, identificando demandas e propondo ações para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem.
  • Organizar, implementar e avaliar programas de capacitação do pessoal de Matemática sob sua responsabilidade.
  • Assegurar no seu relacionamento interpessoal, a individualidade e o caráter humano dos alunos, defendendo sua integridade, privacidade e seus direitos. 
  • Desenvolver e participar da realização de pesquisas no campo da Matemática. 
  • Analisar criticamente a realidade da educação e seus determinantes, propondo ações de superação, propiciando condições para o desenvolvimento da criação coletiva.
  • Desenvolver um trabalho integrado com a equipe da escola, colaborando para o desenvolvimento da assistência multidisciplinar.
  • Articular a docência e a educação como relações inseparáveis no cotidiano de seu trabalho, otimizando recursos sociais e pessoais.
INTRODUÇÃO AO CURSO DE MATEMÁTICA
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E SUSTENTÁVEL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DOCENTE
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO E AMBIENTAÇÃO EM CONTEXTO EDUCACIONAIS - MATEMÁTICA
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
PROCESSOS AVALIATIVOS
EDUCAÇÃO E TRABALHO
DIREITO EDUCACIONAL
SOCIOLOGIA GERAL
EIXOS INTEGRADOS DA PRÁTICA EDUCATIVA
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO DIRIGIDA E APOIO À GESTÃO ESCOLAR - MATEMÁTICA
ACE - EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL
PRÁTICA INTEGRADORA - GAMIFICAÇÃO NO ENSINO - MATEMÁTICA
PRODUÇÃO TEXTUAL
ESTADO, POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
ACE - EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PRÁTICA INTEGRADORA - APREDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) - MATEMÁTICA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
FILOSOFIA GERAL
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DIGITAL E ENSINO HÍBRIDO
CÁLCULO
MÉTODOS QUANTITATIVOS MATEMÁTICOS
SABERES TRANSVERSAIS PARA A DOCÊNCIA
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO ASSISTIDA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - MATEMÁTICA
ACE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EDUCACIONAL
PRÁTICA INTEGRADORA - ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS DIGITAIS - MATEMÁTICA
FÍSICA: ESTÁTICA E CINEMÁTICA
FÍSICA: ELETROMAGNETISMO, ÓTICA E TERMODINÂMICA
LABORATÓRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CONTEXTO ESCOLAR
GEOMETRIA EUCLIDIANA
CÁLCULO AVANÇADO
ACE - CIDADANIA E DIVERSIDADE
PRÁTICA INTEGRADORA - APRENDIZAGEM COOPERATIVA E CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO - MATEMÁTICA
CÁLCULO NUMÉRICO
ANÁLISE NA RETA
LABORATÓRIO DE LIBRAS: COMUNICAÇÃO INCLUSIVA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - MATEMÁTICA
ESTATÍSTICA E MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA: TEORIA E ATUALIDADE
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE REGÊNCIA, GESTÃO E PESQUISA NO ENSINO E APRENDIZAGEM - MATEMÁTICA
ACE - CULTURA E DIVERSIDADE
PRÁTICA INTEGRADORA - SALA DE AULA INVERTIDA - MATEMÁTICA
DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM MATEMÁTICA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA
LABORATÓRIO DE RETÓRICA, ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO EFICAZ
ALGEBRA
MÉTODOS MATEMÁTICOS APLICADOS A FÍSICA
ACE - VOLUNTARIADO SOCIAL
PRÁTICA INTEGRADORA - RETÓRICA E ORATÓRIA - MATEMÁTICA
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR E VETORIAL
VARIÁVEIS COMPLEXAS
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

 

"A matriz curricular pode ser alterada a qualquer momento para atender a atualizações acadêmicas ou exigências legais." *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?