O curso Semipresencial oferece formação teórica e prática alinhada ao mercado, unindo flexibilidade do EAD à interação presencial. As disciplinas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, com aulas gravadas, materiais de apoio e encontros ao vivo para debates e aprofundamento. Há aulas práticas em laboratórios no megapolo e ambientes profissionais, além de encontros presenciais previamente agendados para atividades vinculadas à profissão.
A metodologia utiliza estratégias ativas, integrando momentos online e presenciais, com tutoria e acompanhamento individual. Os cursos contemplam um calendário modular onde organiza aulas, práticas e avaliações, e um sistema de agendamento garante planejamento das atividades presenciais, como provas e aulas práticas. Professores qualificados e tutores especializados oferecem suporte acadêmico e técnico contínuo, assegurando qualidade e credibilidade ao processo formativo.
O graduado no curso de licenciatura em Música pode trabalhar em escolas da educação básica, em escolas específicas de música, conservatórios corais, instituições sociais entre outros espaços educativos, bandas e fanfarras, entre outros. Vale ressaltar que essas aulas podem ser ministradas tanto presencialmente como a distância. Podemos salientar que o mercado de trabalho para o profissional de Música abrange orquestras, rádios, estúdios de gravação, produtoras e clubes.
Além de trabalhar em instituições, o músico pode atuar como freelancers, tocando em restaurantes, bares, pubs e outros locais que oferecem lazer e entretenimento.
O curso de licenciatura em Música tem como objetivo habilitar profissionais aptos a atuar na educação básica, em organizações não governamentais, escolas especializadas em música, corais, instituições sociais entre outros espaços educativos. Também pretende viabilizar a pesquisa científica em música visando a criação e difusão da cultura musical e seu desenvolvimento. Assim, o profissional da área de música deve ser um profissional capaz de interagir com a sua comunidade local com vistas a transformação de qualidade de vida na perspectiva dos princípios musicais e culturais. Não esquecendo da produção científica, desenvolvendo o campo musical em várias vertentes.
INTRODUÇÃO AO CURSO DE MÚSICA |
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E SUSTENTÁVEL |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DOCENTE |
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO E AMBIENTAÇÃO EM CONTEXTO EDUCACIONAIS - MÚSICA |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
PROCESSOS AVALIATIVOS |
EDUCAÇÃO E TRABALHO |
DIREITO EDUCACIONAL |
SOCIOLOGIA GERAL |
EIXOS INTEGRADOS DA PRÁTICA EDUCATIVA |
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO DIRIGIDA E APOIO À GESTÃO ESCOLAR - MÚSICA |
ACE - EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL |
PRÁTICA INTEGRADORA - GAMIFICAÇÃO NO ENSINO - MÚSICA |
PRODUÇÃO TEXTUAL |
ESTADO, POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO |
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
ACE - EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
PRÁTICA INTEGRADORA - APREDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) - MÚSICA |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
FILOSOFIA GERAL |
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DIGITAL E ENSINO HÍBRIDO |
HISTÓRIA DA MÚSICA |
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA |
SABERES TRANSVERSAIS PARA A DOCÊNCIA |
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO ASSISTIDA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - MÚSICA |
ACE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EDUCACIONAL |
PRÁTICA INTEGRADORA - ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS DIGITAIS - MÚSICA |
INICIAÇÃO AO INSTRUMENTO DE TECLADO |
INTRODUÇÃO A REGÊNCIA |
LABORATÓRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CONTEXTO ESCOLAR |
INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO |
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL |
ACE - CIDADANIA E DIVERSIDADE |
PRÁTICA INTEGRADORA - APRENDIZAGEM COOPERATIVA E CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO - MÚSICA |
PRÁTICA CORAL |
NOÇÕES BÁSICAS DE CANTO |
LABORATÓRIO DE LIBRAS: COMUNICAÇÃO INCLUSIVA |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - MÚSICA |
TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL |
ASPECTOS GERAIS DO ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL |
EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA: TEORIA E ATUALIDADE |
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE REGÊNCIA, GESTÃO E PESQUISA NO ENSINO E APRENDIZAGEM - MÚSICA |
ACE - CULTURA E DIVERSIDADE |
PRÁTICA INTEGRADORA - SALA DE AULA INVERTIDA - MÚSICA |
MÚSICA ELETROACÚSTICA |
COMPOSIÇÃO E IMPROVISAÇÃO EM MÚSICA |
LABORATÓRIO DE RETÓRICA, ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO EFICAZ |
MUSICALIZAÇÃO INFANTIL |
INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA |
ACE - VOLUNTARIADO SOCIAL |
PRÁTICA INTEGRADORA - RETÓRICA E ORATÓRIA - MÚSICA |
INSTRUMENTOS MUSICAIS DE SOPRO |
EDUCAÇÃO MUSICAL E ESCOLA |
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES |
"A matriz curricular pode ser alterada a qualquer momento para atender a atualizações acadêmicas ou exigências legais." *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

