Licenciatura em Música [SEMIPRESENCIAL]

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Licenciatura

Duração

4 anos

Resolução MEC

O curso Semipresencial oferece formação teórica e prática alinhada ao mercado, unindo flexibilidade do EAD à interação presencial. As disciplinas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, com aulas gravadas, materiais de apoio e encontros ao vivo para debates e aprofundamento. Há aulas práticas em laboratórios no megapolo e ambientes profissionais, além de encontros presenciais previamente agendados para atividades vinculadas à profissão.

A metodologia utiliza estratégias ativas, integrando momentos online e presenciais, com tutoria e acompanhamento individual.  Os cursos contemplam um calendário modular onde organiza aulas, práticas e avaliações, e um sistema de agendamento garante planejamento das atividades presenciais, como provas e aulas práticas. Professores qualificados e tutores especializados oferecem suporte acadêmico e técnico contínuo, assegurando qualidade e credibilidade ao processo formativo.

 

O graduado no curso de licenciatura em Música pode trabalhar em escolas da educação básica, em escolas específicas de música, conservatórios corais, instituições sociais entre outros espaços educativos, bandas e fanfarras, entre outros. Vale ressaltar que essas aulas podem ser ministradas tanto presencialmente como a distância. Podemos salientar que o mercado de trabalho para o profissional de Música abrange orquestras, rádios, estúdios de gravação, produtoras e clubes.

Além de trabalhar em instituições, o músico pode atuar como freelancers, tocando em restaurantes, bares, pubs e outros locais que oferecem lazer e entretenimento.

O curso de licenciatura em Música tem como objetivo habilitar profissionais aptos a atuar na educação básica, em organizações não governamentais, escolas especializadas em música, corais, instituições sociais entre outros espaços educativos. Também pretende viabilizar a pesquisa científica em música visando a criação e difusão da cultura musical e seu desenvolvimento. Assim, o profissional da área de música deve ser um profissional capaz de interagir com a sua comunidade local com vistas a transformação de qualidade de vida na perspectiva dos princípios musicais e culturais. Não esquecendo da produção científica, desenvolvendo o campo musical em várias vertentes.

INTRODUÇÃO AO CURSO DE MÚSICA
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E SUSTENTÁVEL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DOCENTE
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO E AMBIENTAÇÃO EM CONTEXTO EDUCACIONAIS - MÚSICA
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
PROCESSOS AVALIATIVOS
EDUCAÇÃO E TRABALHO
DIREITO EDUCACIONAL
SOCIOLOGIA GERAL
EIXOS INTEGRADOS DA PRÁTICA EDUCATIVA
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO DIRIGIDA E APOIO À GESTÃO ESCOLAR - MÚSICA
ACE - EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL
PRÁTICA INTEGRADORA - GAMIFICAÇÃO NO ENSINO - MÚSICA
PRODUÇÃO TEXTUAL
ESTADO, POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
ACE - EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PRÁTICA INTEGRADORA - APREDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) - MÚSICA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
FILOSOFIA GERAL
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DIGITAL E ENSINO HÍBRIDO
HISTÓRIA DA MÚSICA
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA
SABERES TRANSVERSAIS PARA A DOCÊNCIA
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO ASSISTIDA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - MÚSICA
ACE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EDUCACIONAL
PRÁTICA INTEGRADORA - ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS DIGITAIS - MÚSICA
INICIAÇÃO AO INSTRUMENTO DE TECLADO
INTRODUÇÃO A REGÊNCIA
LABORATÓRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CONTEXTO ESCOLAR
INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL
ACE - CIDADANIA E DIVERSIDADE
PRÁTICA INTEGRADORA - APRENDIZAGEM COOPERATIVA E CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO - MÚSICA
PRÁTICA CORAL
NOÇÕES BÁSICAS DE CANTO
LABORATÓRIO DE LIBRAS: COMUNICAÇÃO INCLUSIVA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - MÚSICA
TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL
ASPECTOS GERAIS DO ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL
EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA: TEORIA E ATUALIDADE
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE REGÊNCIA, GESTÃO E PESQUISA NO ENSINO E APRENDIZAGEM - MÚSICA
ACE - CULTURA E DIVERSIDADE
PRÁTICA INTEGRADORA - SALA DE AULA INVERTIDA - MÚSICA
MÚSICA ELETROACÚSTICA
COMPOSIÇÃO E IMPROVISAÇÃO EM MÚSICA
LABORATÓRIO DE RETÓRICA, ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO EFICAZ
MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA
ACE - VOLUNTARIADO SOCIAL
PRÁTICA INTEGRADORA - RETÓRICA E ORATÓRIA - MÚSICA
INSTRUMENTOS MUSICAIS DE SOPRO
EDUCAÇÃO MUSICAL E ESCOLA
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

 

"A matriz curricular pode ser alterada a qualquer momento para atender a atualizações acadêmicas ou exigências legais." *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?