No Curso de Pedagogia da UniFatecie, os projetos, as práticas e os estágios contribuem, desde o primeiro período do curso, com a formação da identidade de um professor pesquisador, reflexivo e atuante na sociedade, a partir da articulação com as demais disciplinas.
Nessa perspectiva, partimos do pressuposto de que os Projetos, a Prática de Ação Pedagógica e o Estágio Obrigatório, estabelecem o vínculo entre a teoria em cada disciplina e sua articulação com os conteúdos e métodos trabalhados em cada módulo do curso.
Garantimos a integração dos componentes curriculares acadêmico, laboral e investigativo a partir da observação, vivência e simulação da prática profissional desde o início da vida universitária.
Os espaços da UniFatecie para essas atividades são:
- Brinquedoteca;
- Laboratório de geografia, história, ciências e matemática;
- Laboratório de informática;
- Biblioteca (física e virtual).
O concluinte do Curso de Pedagogia da UniFatecie deve ter habilidades e competências para atuar nas diferentes modalidades de ensino básico, ser o gestor pedagógico da sua sala de aula, participando ativamente da gestão escolar, além de possuir habilidades e competências para assumir a função de gestor escolar e não escolar, considerando os diferentes contextos em que a educação se realiza.
O futuro profissional poderá atuar com competência em instituições escolares e extraescolares, públicas, privadas ou comunitárias. Assim sendo, o campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:
- Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;
- Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e extraescolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
- Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E OS ASPECTOS RELACIONADOS À CULTURA, TRABALHO E PESQUISA
- Fundamentos Sociológicos da Educação
- Fundamentos Filosóficos da Educação
- Fundamentos Psicológicos da Educação
- Fundamentos da História da Educação e da Educação Brasileira
- Metodologia da Pesquisa (METEP)
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
- Fundamentos da História e Cultura Afro-brasileira, Relações étnico-raciais e indígena
- Fundamentos da Política Educacional Brasileira e a Educação Inclusiva
- Fundamentos da Educação Infantil
- Fundamentos da Didática
- Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
- Literatura Infantil
- Comunicação e Expressão
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ALFABETIZAÇÃO
- Didática
- Fundamentos Teóricos Metodológicos de Alfabetização
- Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
- Gestão escolar e coordenação pedagógica na EAD
- Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Alfabetização
PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino da Matemática
- Libras
- Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino das Ciências
- Fundamentos da Educação Especial
- Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I – Docência da Língua Portuguesa
ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino da História
- Psicomotricidade
- Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino da Geografia
- Projetos Educativos para os Direitos Humanos
- Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I – Docência da Matemática
FORMAÇÃO DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO HUMANO
- História e Geografia do Paraná
- Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos
- Educação Ambiental
- Dificuldades de Aprendizagem e TDAH
- Organização e Gestão de Projetos Pedagógicos
- Aprendizagem, Currículo, Cultura e Conhecimento Escolar
- Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I – Docência das Ciências Naturais
FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E GESTÃO ESCOLAR
- Projeto TCC
- Processos Avaliativos
- Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica
- Gestão Escolar
- Educação e Trabalho
- Projetos Interdisciplinares
- Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I – Docência da História
EDUCAÇÃO, ENSINO E PESQUISA
- Trabalho de Conclusão de Curso TCC
- Ética, Cidadania e Direitos da Criança e do Adolescente
- Pedagogia em Ambiente não Escolar
- Educação do Campo
- Formação Geral: Dinâmicas de grupo e relações interpessoais com ênfase no planejamento de estudos para a terceira idade
- Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I – Docência da Geografia