Partindo do princípio de que o aluno ingressa na Educação Superior principalmente para ter empregabilidade, o curso superior de Tecnologia em Segurança Pública, preocupa-se com a formação de um profissional-cidadão competente e capacitado a ingressar, manter-se e ascender no mercado de trabalho.
Entre essas competências e habilidades destacam-se:
- Desenvolver ações de chefia, gerenciamento, comando, assessoramento e consultoria, em entes públicos de segurança;
- Desenvolver capacidade de utilizar tecnologias para balizar e nortear suas ações;
- Desenvolver capacidade de avaliar o grau de risco da missão, considerando sua finalidade, objetivos e periculosidade;
- Desenvolver capacidade de atuar com segurança em locais com índice elevado de violência e criminalidade, demonstrando domínio das técnicas de abordagem;
- Planejar, formular, implantar, gerenciar e supervisionar ações preventivas no âmbito da segurança pública;
- Orientar e intervir em situações de manutenção da ordem pública, segurança comunitária, defesa civil, polícia técnico-científica e polícia investigativa;
- Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.
Considerando o que determina o Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação, o CST em Segurança Pública é um “curso de oferta exclusiva a profissionais da carreira da segurança pública”.
Por esta razão, todos os candidatos ao referido curso deverão apresentar, no ato da matrícula, um dos documentos abaixo, para que a coordenação possa realizar a validação acerca do perfil dos alunos com objetivo de atestar se atendem ou não ao perfil exigido pelo Ministério da Educação: a Carteira funcional o Declaração atualizada de vínculo emitida pelo órgão de segurança pública a qual o aluno encontra-se vinculado o Holerite (como exceção, desde que indique cargo ocupado e vinculação).
Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.
O egresso do Curso de CST em Segurança Pública tem como campo de trabalho as Instituições públicas da área de segurança pública. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente. Planeja, formula, implanta, gerencia e supervisiona ações preventivas no âmbito segurança pública. Orienta e intervém em situações de manutenção da ordem pública, segurança comunitária, defesa civil, polícia técnico-científica e polícia investigativa. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.
O curso superior de Tecnologia em Segurança Pública da UniFatecie, na modalidade EaD, em consonância com os ideais de sua mantenedora, as orientações definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), no Projeto Político Institucional (PPI) e no Plano de Desenvolvimento institucional (PDI), estabeleceu como principal objetivo, é formar profissionais com sólidos conhecimentos teóricos e práticos relativos ao sistema de segurança pública para que este profissional atue em atividades de política, gestão, planejamento e técnicas operacionais voltadas para a prevenção e enfrentamento de conflitualidades contemporâneas segundo uma postura que atenda aos princípios da cidadania, dos direitos humanos e da cultura da paz.
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.


METODOLOGIA DE ENSINO CURSOS DE GRADUAÇÃO EAD
O curso de graduação ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD) adota uma abordagem metodológica híbrida com 10% de sua carga horária presencial. Esta metodologia, flexível e inovadora, é centrada na aprendizagem ativa do estudante. Todas as atividades foram estruturadas em conformidade com a nova legislação vigente (Decreto nº 12.456/2025), e estão em processo de implantação gradual nos próximos dois anos. O Curso de graduação EAD da UniFatecie contempla múltiplas estratégias de ensino-aprendizagem, articuladas entre ambientes virtuais, atividades presenciais e vivências educacionais na localidade do aluno.
A metodologia está organizada nos seguintes eixos:
1. Disciplinas Assíncronas
A maior parte da carga horária são de disciplinas assíncronas as quais são ofertadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com acesso a videoaulas gravadas, conteúdos digitais interativos, atividades formativas e avaliativas. O estudante tem autonomia para organizar seu ritmo de estudo dentro dos prazos definidos no calendário acadêmico, promovendo flexibilidade e protagonismo na construção do conhecimento. As atividades são acompanhadas por tutores e professores responsáveis que asseguram o suporte pedagógico e a mediação didática. Essas atividades compõem a carga horária definida no Projeto Pedagógico do Curso e se articulam com momentos presenciais ou síncronos, em conformidade com o novo marco regulatório da Educação a Distância.
2. Disciplinas Síncronas
As disciplinas com 100% de carga horária síncrona ocorrem em tempo real por meio de plataforma digital, com encontros virtuais ao vivo entre professores e estudantes. Nesses momentos, são desenvolvidas exposições dialogadas, resolução de problemas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e outras práticas interativas que favorecem a participação ativa e a construção coletiva do saber.
Para assegurar a qualidade dessas interações, organizamos cada turma de atividades síncronas mediadas por professor ou mediador pedagógico, conforme estabelece o novo marco regulatório da Educação a Distância, permitindo acompanhamento mais próximo e maior efetividade no processo de aprendizagem.
3. Projetos Integradores
Os Projetos Integradores são disciplinas realizadas de forma síncrona e buscam promover a articulação entre teoria e prática a partir da realidade do aluno. Cada projeto é vinculado a uma temática interdisciplinar e exige a execução de atividades de campo na cidade, bairro, comunidade ou ambiente de trabalho do estudante. Estas ações são planejadas com base em problemas reais e são documentadas por meio de relatórios, registros audiovisuais e reflexões críticas.
4. Atividades de Extensão
Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 7/2018 e com o novo marco do EaD, o curso dedica 10% de sua carga horária total às atividades de extensão. Essas ações são realizadas presencialmente pelo estudante junto à comunidade local em que reside, promovendo a troca de saberes e a responsabilidade social. As atividades contam com orientação de professores e envolvem projetos de intervenção, oficinas, campanhas educativas, entre outros, sendo registradas em relatórios e avaliados institucionalmente.
5. Avaliações Presenciais
Cada componente curricular obrigatório possui avaliação presencial ao final de seu ciclo a cada dez semanas. As provas são aplicadas em polos de apoio presencial previamente definidos pelo aluno, assegurando a integridade e a validade dos processos avaliativos, conforme exigido pela nova regulamentação. O cronograma de avaliações é divulgado com antecedência e os alunos recebem orientações para seu comparecimento. As avaliações estão sendo gradualmente implantadas com abrangência total prevista a partir de abril 2026. As provas serão realizadas trimestralmente.
6. Implantação Gradual
Toda a estrutura metodológica está sendo implantada em consonância com as diretrizes do Decreto nº 12.456/2025 e da Portaria MEC nº 381/2025. O processo de implantação será realizado gradualmente até maio de 2027, sendo que todas as atualizações são informadas previamente aos estudantes.
Resumo Simplificado:
Disciplinas Assíncronas e Síncronas
No 1º módulo do curso, os estudantes terão aulas síncronas e atividades realizadas de forma remota. Não haverá prova presencial, pois este é um módulo introdutório de acolhimento, que acontecerá de 15/09/2025 a 02/04/2026.
Todos os módulos contarão com duas disciplinas assíncronas. Além disso:
· Nos módulos 01 e 05 iniciam-se as disciplinas síncronas anuais, que se estenderão durante todo o ano letivo.
· No módulo 05 haverá disciplina síncrona modular, além das duas assíncronas.
Prova Presencial
A partir do módulo 2-2026 as provas serão realizadas presencialmente nos polos e mega polos.
Estágio Supervisionado
Não se aplica.
Atividades de Extensão
Serão realizadas nos módulos 06 e 08 respectivamente nas disciplinas de ACE Sustentabilidade e ACE Inclusão.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Não se aplica.