A Especialização em Educação Especial e Inclusiva – Neuropedagogia e Psicomotricidade tem como objetivo capacitar profissionais para atuar de maneira especializada no atendimento educacional a alunos com necessidades especiais. O curso proporciona uma formação interdisciplinar, integrando conhecimentos de neuropedagogia, psicomotricidade e inclusão, preparando os profissionais para desenvolver práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional dos alunos. A proposta é formar educadores capazes de identificar e atender às demandas específicas de cada aluno, utilizando estratégias que favoreçam a inclusão escolar e social. A especialização também visa preparar os profissionais para aplicar técnicas de intervenção psicomotora e neuropedagógica, visando à melhoria do processo de aprendizagem e ao fortalecimento das capacidades individuais, promovendo um ensino mais inclusivo, acolhedor e adaptado às diversas realidades educacionais.
O mercado de trabalho para profissionais especializados em Educação Especial e Inclusiva, com foco em Neuropedagogia e Psicomotricidade, apresenta um cenário extremamente promissor e em constante crescimento. A crescente conscientização sobre a importância da inclusão, a evolução das pesquisas na área da neurociência e as mudanças na legislação educacional têm impulsionado a demanda por profissionais qualificados para atender às necessidades específicas de cada aluno. A necessidade por profissionais com essa qualificação tem aumentado rapidamente, criando oportunidades em várias áreas, como:
- Docência: Atuar como professor em escolas regulares, realizando o atendimento individualizado ou em pequenos grupos de alunos com necessidades especiais.
- Coordenação pedagógica: Coordenar equipes pedagógicas em escolas e instituições especializadas, desenvolvendo projetos e materiais didáticos.
- Atendimento especializado: Oferecer atendimento individualizado a alunos com necessidades especiais, em clínicas, hospitais ou em domicílio.
- Consultoria: Atuar como consultor para escolas e instituições, oferecendo orientação e suporte técnico para a implementação da inclusão.
- Pesquisa: Realizar pesquisas sobre educação especial, contribuindo para o desenvolvimento de novas metodologias e políticas públicas.
- Formação de professores: Oferecer cursos de formação continuada para professores que atuam na educação inclusiva.
A Especialização em Educação Especial e Inclusiva - Neuropedagogia e Psicomotricidade se destaca por oferecer uma formação interdisciplinar que integra conhecimentos neurológicos, pedagógicos e psicomotores. O curso capacita profissionais para atuarem de forma eficaz no atendimento a pessoas com necessidades especiais, promovendo práticas inclusivas e estratégias de aprendizagem adaptadas. Além disso, proporciona uma compreensão aprofundada do desenvolvimento cognitivo e motor, auxiliando no planejamento e execução de intervenções pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento pleno e a inclusão escolar e social dos indivíduos com diferentes condições.
Mód. 01 | FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | 36h | |||||
FUNDAMENTOS DA NEUROPEDAGOGIA E NEURODIDÁTICA | 36h | ||||||
Mód. 02 | PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 36h | |||||
PSICOMOTRICIDADE: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS | 36h | ||||||
Mód. 03 | DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA | 36h | |||||
ACESSIBILIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS | 36h | ||||||
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA | 36h | ||||||
ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO | 36h | ||||||
Mód. 04 | ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA | 36h | |||||
DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO MOTOR | 36h | ||||||
C/H Total | 360h |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.
Público-alvo: A pós-graduação é voltada para profissionais com ensino superior de graduação completo, que desejam aperfeiçoar suas habilidades ou adquirir conhecimentos na área.