Ciência da Computação

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Licenciatura

Duração

3,5 anos

Resolução MEC

O Curso de Licenciatura em Computação busca contribuir com as demandas da sociedade em sua área de atuação, prioritariamente educacional, bem como para o desenvolvimento sustentável da região e do país, formando profissionais aptos à pesquisa, à gestão, ao desenvolvimento, ao uso e à avaliação de tecnologias da informação aplicadas nas organizações. Seu objetivo geral é formar professores licenciados capazes de atender às diferentes demandas profissionais pertinentes à área, com uma visão crítica, criativa e inovadora, através de uma sólida formação.

Os cientistas da computação elaboram programas de informática, criando desde ferramentas simples até programas complexos. Eles atuam analisando necessidades dos usuários, desenvolvendo softwares e aplicativos, trabalham em equipes de criação e instalam sistemas de computação. Também prestam assistência e manutenção a redes de computadores e a conexões com a internet.

O Curso de Licenciatura em Ciência da Computação tem como objetivo principal formar educadores e educadoras, profissionais cidadãos e cidadãs, com domínio dos conteúdos específicos e pedagógicos, dotados de uma sólida base humanista, capazes de contribuir, por meio de sua atuação educacional, para o desenvolvimento social e econômico.

Objetivo Geral:

Capacidade de conhecer os objetivos das organizações, compreender as atividades das empresas e seus problemas administrativos, econômicos e estruturais. Capacidade lógica/matemática dedutível e de adaptação e desenvolvimento de habilidades que o mantenham em condições competitivas no mercado.

Objetivos Específicos:

Os objetivos específicos do Curso de Licenciatura em Ciência da Computação caracterizam-se em:

  • Propiciar ao corpo discente uma formação multidisciplinar, integrando as áreas de Computação, Matemática e Educação, qualificando o profissional e a profissional no ensino e na aplicação da tecnologia nos diversos níveis do ensino formal e não formal, inclusive atendendo às demandas da educação inclusiva.

  • Capacitar o profissional e a profissional para a reflexão e sensibilização sobre a inserção da computação nas diferentes modalidades da educação e níveis de formação, possibilitando o desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar com profissionais que poderão ter na computação uma ferramenta de apoio pedagógico, potencializando a divulgação do conhecimento e o aprendizado nas diversas áreas.

  • Formar educadores e educadoras para a disseminação da computação na sociedade, a partir da inserção desse conhecimento como um fim, por meio do ensino em ambientes formais, não formais e nas empresas em geral.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
ANTROPOLOGIA CULTURAL
HIPERATIVIDADE / TDAH
MÉTODOS QUANTITATIVOS MATEMÁTICOS
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PROJETO INTEGRADOR I
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
SOCIOLOGIA GERAL
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES E HARDWARE
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
PROGRAMAÇÃO PARA A INTERNET
FÍSICA GERAL
ALGORITMO E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
PROJETO INTEGRADOR II
PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO
DESENVOLVIMENTO WEB JAVASCRIP E FRAMEWORKS
ELEMENTOS DE UMA REDE
TEORIA DO CONHECIMENTO
ACESSIBILIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS
RACIOCÍNIO LÓGICO
MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
PROJETO INTEGRADOR III
PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE COMPUTAÇÃO
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PROJETOS EDUCATIVOS PARA DIREITOS HUMANOS
EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV
ENGENHARIA DE SOFTWARE: ANÁLISE DE REQUISITOS
CAMPANHA NAS MÍDIAS SOCIAIS
PROJETO INTEGRADOR IV
MAPEAMENTO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS
ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Coordenador do Curso:
Prof. Me. Leandro Dias Lourenço
leandro.dias@fatecie.edu.br
(44) 3045-9898

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