Licenciatura em Ciência da Computação [NOVO]

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Licenciatura

Duração

4 anos

Resolução MEC

O Curso de Licenciatura em Computação busca contribuir com as demandas da sociedade em sua área de atuação, prioritariamente educacional, bem como para o desenvolvimento sustentável da região e do país, formando profissionais aptos à pesquisa, à gestão, ao desenvolvimento, ao uso e à avaliação de tecnologias da informação aplicadas nas organizações. Seu objetivo geral é formar professores licenciados capazes de atender às diferentes demandas profissionais pertinentes à área, com uma visão crítica, criativa e inovadora, através de uma sólida formação.

O Curso de Licenciatura em Ciência da Computação tem como objetivo principal formar educadores e educadoras, profissionais cidadãos e cidadãs, com domínio dos conteúdos específicos e pedagógicos, dotados de uma sólida base humanista, capazes de contribuir, por meio de sua atuação educacional, para o desenvolvimento social e econômico.

Objetivo Geral:

Capacidade de conhecer os objetivos das organizações, compreender as atividades das empresas e seus problemas administrativos, econômicos e estruturais. Capacidade lógica/matemática dedutível e de adaptação e desenvolvimento de habilidades que o mantenham em condições competitivas no mercado.

Objetivos Específicos:

Os objetivos específicos do Curso de Licenciatura em Ciência da Computação caracterizam-se em:

  • Propiciar ao corpo discente uma formação multidisciplinar, integrando as áreas de Computação, Matemática e Educação, qualificando o profissional e a profissional no ensino e na aplicação da tecnologia nos diversos níveis do ensino formal e não formal, inclusive atendendo às demandas da educação inclusiva.

  • Capacitar o profissional e a profissional para a reflexão e sensibilização sobre a inserção da computação nas diferentes modalidades da educação e níveis de formação, possibilitando o desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar com profissionais que poderão ter na computação uma ferramenta de apoio pedagógico, potencializando a divulgação do conhecimento e o aprendizado nas diversas áreas.

  • Formar educadores e educadoras para a disseminação da computação na sociedade, a partir da inserção desse conhecimento como um fim, por meio do ensino em ambientes formais, não formais e nas empresas em geral.

Os cientistas da computação elaboram programas de informática, criando desde ferramentas simples até programas complexos. Eles atuam analisando necessidades dos usuários, desenvolvendo softwares e aplicativos, trabalham em equipes de criação e instalam sistemas de computação. Também prestam assistência e manutenção a redes de computadores e a conexões com a internet.

DISCIPLINAS:

1º ANO DISCIPLINA CH (ha)
0.0 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO 100
1.1 FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL (NOVA) 100
1.2 SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL (NOVA) 100
2.1 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO (NOVA) 100
2.2 FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO 100
3.0 PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I  
3.1 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (NOVA) 100
3.2 POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 100
4.1 METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO 100
4.2 SOCIOLOGIA GERAL 100
  ATIVIDADE COMPLEMENTAR (HORAS)  
  SUBTOTAL 900
     
2º ANO DISCIPLINA CH (ha)
1.1 DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 100
1.2 CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 100
2.1 EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS 100
2.2 PROGRAMAÇÃO PARA A INTERNET 100
3.0 PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II  
3.1. ALGORITMO E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO 100
3.1 MÍDIAS DIGITAIS 100
3.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS MATEMÁTICOS 100
4.1 PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO 100
4.2 ANTROPOLOGIA CULTURAL 100
  ATIVIDADE COMPLEMENTAR (HORAS)  
  SUBTOTAL 900
     
3º ANO DISCIPLINA CH (ha)
1.1 ARQUITETURA DE COMPUTADORES E HARDWARE 100
1.2 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS 100
2.1 RACIOCÍNIO LÓGICO 100
2.2 ACESSIBILIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS 100
3.0 PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III  
3.1 MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS 100
3.2 PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS 100
4.1 PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE COMPUTAÇÃO 100
4.2 LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 100
4.3 ATIVIDADE COMPLEMENTAR (HORAS)  
  SUBTOTAL 800
     
4º ANO DISCIPLINA CH (ha)
1.1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO  
1.1 PROJETOS EDUCATIVOS PARA DIREITOS HUMANOS 100
1.2 EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES 100
2.1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 100
2.1 EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA 100
PI PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV (HORAS)  
3.1 TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO  
3.2 ATIVIDADE COMPLEMENTAR (HORAS)  
  SUBTOTAL 400
     
     
  CH DISCIPLINA 3000
  CH AC (10%) 360
  CH ESTÁGIO 360
  CH TCC -
  CH TOTAL 3720
     
     
     
     
  DISCIPLINAS OPTATIVAS  
  EDUCAÇÃO AMBIENTAL  
  EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES  
  HIPERATIVIDADE / TDAH  
  ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

  *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Coordenador do Curso:
Prof. Dr. Hudson Souza
hudson.souza@fatecie.edu.br
(44) 3045-9898

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