O Curso de Licenciatura em Computação busca contribuir com as demandas da sociedade em sua área de atuação, prioritariamente educacional, bem como para o desenvolvimento sustentável da região e do país, formando profissionais aptos à pesquisa, à gestão, ao desenvolvimento, ao uso e à avaliação de tecnologias da informação aplicadas nas organizações. Seu objetivo geral é formar professores licenciados capazes de atender às diferentes demandas profissionais pertinentes à área, com uma visão crítica, criativa e inovadora, através de uma sólida formação.
Os cientistas da computação elaboram programas de informática, criando desde ferramentas simples até programas complexos. Eles atuam analisando necessidades dos usuários, desenvolvendo softwares e aplicativos, trabalham em equipes de criação e instalam sistemas de computação. Também prestam assistência e manutenção a redes de computadores e a conexões com a internet.
O Curso de Licenciatura em Ciência da Computação tem como objetivo principal formar educadores e educadoras, profissionais cidadãos e cidadãs, com domínio dos conteúdos específicos e pedagógicos, dotados de uma sólida base humanista, capazes de contribuir, por meio de sua atuação educacional, para o desenvolvimento social e econômico.
Objetivo Geral:
Capacidade de conhecer os objetivos das organizações, compreender as atividades das empresas e seus problemas administrativos, econômicos e estruturais. Capacidade lógica/matemática dedutível e de adaptação e desenvolvimento de habilidades que o mantenham em condições competitivas no mercado.
Objetivos Específicos:
Os objetivos específicos do Curso de Licenciatura em Ciência da Computação caracterizam-se em:
Propiciar ao corpo discente uma formação multidisciplinar, integrando as áreas de Computação, Matemática e Educação, qualificando o profissional e a profissional no ensino e na aplicação da tecnologia nos diversos níveis do ensino formal e não formal, inclusive atendendo às demandas da educação inclusiva.
Capacitar o profissional e a profissional para a reflexão e sensibilização sobre a inserção da computação nas diferentes modalidades da educação e níveis de formação, possibilitando o desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar com profissionais que poderão ter na computação uma ferramenta de apoio pedagógico, potencializando a divulgação do conhecimento e o aprendizado nas diversas áreas.
Formar educadores e educadoras para a disseminação da computação na sociedade, a partir da inserção desse conhecimento como um fim, por meio do ensino em ambientes formais, não formais e nas empresas em geral.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL |
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL |
ACE - SUSTENTABILIDADE |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
ANTROPOLOGIA CULTURAL |
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I |
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
ARQUITETURA DE COMPUTADORES E HARDWARE |
PROJETOS EDUCATIVOS PARA DIREITOS HUMANOS |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
ACE - INCLUSÃO |
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS |
PROGRAMAÇÃO PARA A INTERNET |
ALGORITMO E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO |
PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II |
PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO |
DESENVOLVIMENTO WEB JAVASCRIP E FRAMEWORKS |
ELEMENTOS DE UMA REDE |
ENGENHARIA DE SOFTWARE: ANÁLISE DE REQUISITOS |
ACE - CULTURAL |
ACESSIBILIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS |
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DE DADOS |
MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS |
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III |
PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE COMPUTAÇÃO |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS |
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
ACE - VOLUNTARIADO |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.
Coordenador do Curso:
Prof. Me. Leandro Dias Lourenço
leandro.dias@fatecie.edu.br
(44) 3045-9898