Ciência da Computação

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Licenciatura

Duração

3,5 anos

Resolução MEC

O Curso de Licenciatura em Computação busca contribuir com as demandas da sociedade em sua área de atuação, prioritariamente educacional, bem como para o desenvolvimento sustentável da região e do país, formando profissionais aptos à pesquisa, à gestão, ao desenvolvimento, ao uso e à avaliação de tecnologias da informação aplicadas nas organizações. Seu objetivo geral é formar professores licenciados capazes de atender às diferentes demandas profissionais pertinentes à área, com uma visão crítica, criativa e inovadora, através de uma sólida formação.

Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.

Os cientistas da computação elaboram programas de informática, criando desde ferramentas simples até programas complexos. Eles atuam analisando necessidades dos usuários, desenvolvendo softwares e aplicativos, trabalham em equipes de criação e instalam sistemas de computação. Também prestam assistência e manutenção a redes de computadores e a conexões com a internet.

O Curso de Licenciatura em Ciência da Computação tem como objetivo principal formar educadores e educadoras, profissionais cidadãos e cidadãs, com domínio dos conteúdos específicos e pedagógicos, dotados de uma sólida base humanista, capazes de contribuir, por meio de sua atuação educacional, para o desenvolvimento social e econômico.

Objetivo Geral:

Capacidade de conhecer os objetivos das organizações, compreender as atividades das empresas e seus problemas administrativos, econômicos e estruturais. Capacidade lógica/matemática dedutível e de adaptação e desenvolvimento de habilidades que o mantenham em condições competitivas no mercado.

Objetivos Específicos:

Os objetivos específicos do Curso de Licenciatura em Ciência da Computação caracterizam-se em:

  • Propiciar ao corpo discente uma formação multidisciplinar, integrando as áreas de Computação, Matemática e Educação, qualificando o profissional e a profissional no ensino e na aplicação da tecnologia nos diversos níveis do ensino formal e não formal, inclusive atendendo às demandas da educação inclusiva.

  • Capacitar o profissional e a profissional para a reflexão e sensibilização sobre a inserção da computação nas diferentes modalidades da educação e níveis de formação, possibilitando o desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar com profissionais que poderão ter na computação uma ferramenta de apoio pedagógico, potencializando a divulgação do conhecimento e o aprendizado nas diversas áreas.

  • Formar educadores e educadoras para a disseminação da computação na sociedade, a partir da inserção desse conhecimento como um fim, por meio do ensino em ambientes formais, não formais e nas empresas em geral.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ACE - SUSTENTABILIDADE
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
ANTROPOLOGIA CULTURAL
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES E HARDWARE
PROJETOS EDUCATIVOS PARA DIREITOS HUMANOS
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
ACE - INCLUSÃO
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
PROGRAMAÇÃO PARA A INTERNET
ALGORITMO E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II
PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO
DESENVOLVIMENTO WEB JAVASCRIP E FRAMEWORKS
ELEMENTOS DE UMA REDE
ENGENHARIA DE SOFTWARE: ANÁLISE DE REQUISITOS
ACE - CULTURAL
ACESSIBILIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DE DADOS
MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III
PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE COMPUTAÇÃO
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ACE - VOLUNTARIADO
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

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