Processo Cervejeiro [NOVO]

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Tecnólogo

Duração

2,5 anos

Resolução MEC

O curso de tecnologia em processos cervejeiros tem como objetivos ensinar a planejar, coordenar, acompanhar e controlar as ações dos processos de malteação, de fabricação do mosto, de fermentação, de maturação, de filtração e de envasamento de cervejas.

Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.

ATENÇÃO: DISPONÍVEL APENAS NA UNIDADE SEDE, EM PARANAVAÍ/PR.

O Curso Superior em Tecnologia de Processos Cervejeiros tem como objetivo ensinar a planejar, coordenar, acompanhar e controlar as ações dos processos de malteação, de fabricação do mosto, de fermentação, de maturação, de filtração e de envasamento de cervejas.

Como principal objetivo, o Curso Superior em Tecnologia de Processos Cervejeiros tem como foco formar profissionais para atuar no ramo de cervejas, atendendo demandas por mão de obra qualificada, do setor empresarial nacional, promovendo o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e o desenvolvimento de novos caminhos com potencial inovador.

Com relação às áreas de atuação, cabe comentar que há uma multiplicidade de campos como, por exemplo, atuar em indústrias de produção de cerveja, laboratórios, fábricas de insumos cervejeiros, em indústrias de equipamentos para cerveja e demais indústrias e empresas relacionadas. Sua atuação pode se dar no processo de gestão, planejamento, criação e desenvolvimento de bebidas derivadas do malte, por meio de seu conhecimento prático de todo o processo das atividades relacionadas ao setor de produção de cerveja.

O catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia apresenta para Processos Cervejeiros as seguintes diretrizes:

  • Gerenciar os processos de produção de cervejas, desde a escolha das matérias-primas à produção dos diversos tipos de cervejas, os processos de tratamento de água e destinação de resíduos. 
  • Realizar análises laboratoriais na produção de cervejas. 
  • Coordenar os programas de conservação e controle de qualidade no processo de industrialização de cervejas. 
  • Gerenciar a otimização dos processos e a manutenção de equipamentos da indústria de processamento de cervejas. 
  • Desenvolver e executar projetos de viabilidade econômica e de pesquisa de novos produtos na área de produção de cerveja. 
  • Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

O Curso Superior em Tecnologia de Processos Cervejeiros tem o objetivo de formar profissionais capazes de compreender e atender os processos de qualidade, produção e distribuição de cerveja e, dessa maneira, criar metodologias de especificações que atendam todas as necessidades do discente, sendo essas, atividades, projetos de pesquisa, implantações, operações e manutenções de todos os sistemas que fazem utilização de todas as diretrizes entorno do tema. 

Para conquistar esse objetivo, a UNIFATECIE conta com uma grade docente capacitada e com vasta experiência no mercado de trabalho atual. Os professores são incentivados a agregar suas vivências profissionais à prática metodológica formal da sala de aula e às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com isso, pretende-se criar um ambiente onde o aluno consiga compreender como seus conhecimentos acadêmicos se relacionam às demandas laborais e, então, tornar o processo de ensino-aprendizagem mais estimulante e facilmente assimilado.

Portanto, o Curso Superior em Tecnologia de Processos Cervejeiros tem como objetivo de proporcionar o desenvolvimento de habilidades que facilitem a atuação dos acadêmicos em projetos de pesquisa e extensão, onde estarão voltados a atender as necessidades da sociedade entorno da utilização de processos cervejeiros. 

Dispor de condições para que possam desenvolver uma visão crítica entorno da sociedade e todas as diferentes formas de aplicação do profissional, como agente transformador, a fim de auxiliar no desenvolvimento da sociedade entorno das questões ambientais em todo seu território.

E prover ao discente uma formação básica, mas necessária entorno de conteúdos, legislações e gestões que acrescentem de forma significativa a capacitação específica do curso.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
QUÍMICA BÁSICA
BASES BIOLÓGICAS
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - SUSTENTABILIDADE
INTRODUÇÃO AO CURSO DE PROCESSOS CERVEJEIROS
QUÍMICA GERAL
MERCADO CERVEJEIRO
MICROBIOLOGIA GERAL E BIOSSEGURANÇA
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA E QUALITATIVA
EMPREENDEDORISMO
PROJETO INTEGRADOR I
PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
BIOQUÍMICA
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - INCLUSÃO
GESTÃO ORÇAMENTÁRIA
MALTE E MALTEAÇÃO
ÁGUA LÚPULO E ADJUNTOS
GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING
PROJETO INTEGRADOR II
GESTÃO DA QUALIDADE
TRATAMENTO DE EFLUENTES
PROCESSO CERVEJEIRO I
PROCESSO CERVEJEIRO II
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - CULTURA
DESIGN E PRODUÇÃO ARTESANAL DE CERVEJA
CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO
HARMONIZAÇÃO E ANÁLISE SENSORIAL DE CERVEJAS

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?