Tecnológico em Ciências do Futuro

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Tecnólogo

Duração

1,5 anos

Resolução MEC

Temos o orgulho de ser o primeiro curso de graduação em Ciências do Futuro do Brasil e estar entre as instituições de vanguarda no mundo que pesquisam e produzem conhecimentos específicos sobre as tendências e inovações que irão moldar o mundo.

Durante sua jornada nesse curso inovador, você vai se aprofundar em uma ampla gama de temas fundamentais para a compreensão do futuro, incluindo inteligência artificial, economia, sustentabilidade, biotecnologia, inovação, ciências da computação, ciências sociais, ética e muito mais.

O curso em Ciências do Futuro da UniFatecie vai te preparar para compreender, analisar e participar das tendências tecnológicas, econômicas e sociais que impactam em nossa vida pessoal e profissional e em todas as esferas da sociedade.

Você também desenvolverá o pensamento crítico, analítico e criativo e também vai dominar técnicas, ferramentas e softwares para estudar e compreender os domínios de ação no tempo e como aplicá-los em projetos e situações reais.

O futurista é alguém que estuda e antecipa as tendências e mudanças que que estão por vim. Por isso, o Cientista do Futuro é um profissional que será cada vez mais requisitado e valorizado para auxiliar empresas, governos e instituições a aproveitarem as oportunidades e enfrentar desafios complexos em um mundo em constante evolução.

Por ser um curso que engloba diversas áreas de vanguarda ligadas a novas tecnologias, economia digital e exponencial, transformações ambientais, sociais e culturais e outros temas emergentes, podemos considerar inúmeras oportunidades de atuação.

Nesse sentido, algumas áreas de emprego para alguém com uma formação nessas áreas podem incluir:

  • Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções Inovadoras
  • Consultoria para Indústrias de Tecnologia
  • Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação
  • Sustentabilidade e Energias Renováveis
  • Empreendedorismo e Inovação
  • Desenvolvimento de Projetos Inovadores
  • Área educacional, com Palestras e Treinamentos
  • Transição e Cultura Digital
  • Ética e Regulação relacionadas às novas tecnologias e muito mais.

Essas são apenas algumas áreas de atuação. As oportunidades para o Cientista do Futuro acompanham a evolução da própria sociedade ao longo do tempo, à medida que novas tecnologias e descobertas surgem. Por isso, a versatilidade e a capacidade de aprender continuamente são habilidades valiosas para profissionais nessas áreas emergentes e dinâmicas.

Ao escolher este curso inovador, você já demonstra um perfil de quem busca por novidades e que gosta de estar à frente do seu tempo.

A curiosidade e o desejo por mudanças também são características típicas de um futurista. Os profissionais com esse perfil são frequentemente impulsionados por uma curiosidade insaciável. Pois buscam constantemente entender o mundo ao seu redor, questionar o status quo e explorar novas ideias.

Os futuristas também têm uma perspectiva de longo prazo e estão interessados em entender as implicações das mudanças que ocorrem no presente. Eles pensam além do imediato e consideram sempre os impactos futuros.

Como vimos, a área de atuação de um Cientista do Futuro pode abranger uma ampla variedade de campos, dependendo das tendências e avanços tecnológicos da época. Esse perfil vai permitir que você possa se especializar e aprofundar ainda mais seus conhecimentos depois de formados em algumas áreas emergentes e promissoras nas quais os cientistas do futuro podem contribuir:

  • Inteligência Artificial e Big Data: se especializar no desenvolvimento de algoritmos avançados, sistemas autônomos e inteligência artificial para resolver problemas complexos.
  • Nanotecnologia: aprender novos conhecimentos sobre escalas moleculares e atômicas para conhecer novos materiais, dispositivos e aplicações inovadoras que possam impactar no futuro
  • Energias Renováveis e Sustentabilidade: aprofundar os conhecimentos sobre tecnologias para energia limpa, armazenamento de energia e soluções sustentáveis para combater as mudanças climáticas.
  • Exploração Espacial: explorar conhecimentos complexos sobre missões espaciais e sobre pesquisas científicas sobre o desenvolvimento de tecnologias para a exploração do espaço que possam trazer benefícios futuros para a humanidade.
  • Realidade Virtual e Aumentada: aprender mais sobre tecnologias imersivas para entretenimento, educação e comunicação.
  • Ética e Filosofia da Ciência: aprofundar os condimentos acerca de questões éticas relacionadas à tecnologia, inteligência artificial, manipulação genética e outras áreas científicas avançadas.

Essas são apenas algumas das áreas que você pode se especializar após sua formação em Ciência do Futuro. Com isso, você vai estar sempre na vanguarda dos conhecimentos futuristas, podendo atuar em diversos campos de atuação ligados as áreas tecnológicas, econômicas e sociais tanto no setor público como privado.

INTRODUÇÃO AO CURSO DE CIÊNCIAS DO FUTURO
ALÉM DO ALGORITMO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O PROFISSIONAL DO FUTURO
ACE - SUSTENTABILIDADE
FUTURE THINKING: FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO FUTURISTA
FUNDAMENTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
PROJETO INTEGRADOR I
SISTEMAS DE PENSAMENTO: CRÍTICO, ANALÍTICO E CRIATIVO
ECONOMIA EXPONENCIAL E GESTÃO DE NEGÓCIOS DO FUTURO
MINDSET DIGITAL E TECNOLOGIAS EXPONENCIAIS
ACE - INCLUSÃO
DO CLÁSSICO AO QUÂNTICO: O FUTURO DA COMPUTAÇÃO
CIÊNCIA DE DADOS E BIG DATA
COMPUTAÇÃO QUÂNTICA: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES
PROJETO INTEGRADOR II
HABILIDADES DO FUTURO
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA: MACHINE LEARNING E REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
NEUROCIÊNCIA E INTERFACES CÉREBRO-MÁQUINA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS DO FUTURO
FUTURO SUSTENTÁVEL
ÉTICA: INTELIGÊNCIA MORAL NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
LIFELONG LEARNING: CURIOSIDADE E APRENDIZAGEM PARA VIDA TODA
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?