O curso Semipresencial oferece formação teórica e prática alinhada ao mercado, unindo flexibilidade do EAD à interação presencial. As disciplinas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, com aulas gravadas, materiais de apoio e encontros ao vivo para debates e aprofundamento. Há aulas práticas em laboratórios no megapolo e ambientes profissionais, além de encontros presenciais previamente agendados para atividades vinculadas à profissão.
A metodologia utiliza estratégias ativas, integrando momentos online e presenciais, com tutoria e acompanhamento individual. Os cursos contemplam um calendário modular onde organiza aulas, práticas e avaliações, e um sistema de agendamento garante planejamento das atividades presenciais, como provas e aulas práticas. Professores qualificados e tutores especializados oferecem suporte acadêmico e técnico contínuo, assegurando qualidade e credibilidade ao processo formativo.
O campo de atuação e o mercado de trabalho do profissional de Engenharia Agronômica é vasto e o setor encontra-se em expansão. Isso implica em inovações tecnológicas que demandam profissionais extremamente capacitados para a pesquisa em biotecnologia, máquinas rurais, defensivos, extensão rural e ainda tudo isso aliado à preservação ambiental. Portanto, o dever do engenheiro agrônomo é atuar nas diversas etapas da produção agropecuária e respeitar o meio ambiente.
O profissional de Engenharia Agronômica, alicerçado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), pode atuar como autônomo gerindo seu próprio negócio na área urbana ou rural, prestando serviços em organizações públicas ou privadas, na agricultura familiar, em bancos e instituições de crédito e fomento, na execução de perícias, em institutos de pesquisa, universidades e órgãos de extensão rural. O profissional formado no Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica atua também na área de logística e distribuição de produtos agrícolas, paisagismo e na produção de energia de fontes renováveis (biocombustíveis).
O Curso de Engenharia Agronômica da UniFatecie é formado por um conjunto de disciplinas, princípios e métodos com o objetivo de instruir, conceituar e educar o aluno na construção de um Engenheiro Agrônomo Generalista e, com uma leve ênfase nas principais culturas predominantes do no Brasil.
O objetivo principal do Curso de Engenharia Agronômica da UniFatecie é formar um profissional com capacidade para atuar desde o processo produtivo de alimentos e matérias-primas à gestão do agronegócio, com eficiência social, econômica, técnica e cultural, visando atender às necessidades eminentes da sociedade por segurança alimentar com conservação ambiental, devendo ir além de uma mera capacitação técnica, estando em conformidade com a formação integral plena orientada na realidade agrária Nacional.
| INTRODUÇÃO AO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA |
| FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E SUSTENTÁVEL |
| EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO |
| SUSTENTABILIDADE, DIVERSIDADE E DESAFIOS GLOBAIS |
| ECONOMIA |
| FÍSICA: ESTÁTICA E CINEMÁTICA |
| ALGORITMO E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO |
| METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
| GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR E VETORIAL |
| QUÍMICA GERAL |
| CIÊNCIAS APLICADAS ÀS ENGENHARIAS: LABORATÓRIOS VIRTUAIS INTERATIVOS |
| CÁLCULO |
| BOTÂNICA |
| FÍSICA: ELETROMAGNETISMO, ÓTICA E TERMODINÂMICA |
| ECOLOGIA GERAL |
| LABORATÓRIO DE FUNDAMENTOS DO DESENHO TÉCNICO DIGITAL |
| BIOQUÍMICA |
| FITOPATOLOGIA E FITOSSANIDADE |
| SOLOS AGRÍCOLAS |
| MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS E DOENÇAS |
| INOVAÇÃO E PROJETOS INTERDISCIPLINARES EM ENGENHARIA |
| LABORATÓRIO DE METROLOGIA E SEIS SIGMA: MEDIR, ANALISAR E MELHORAR |
| EXPRESSÃO GRÁFICA E DESENHO UNIVERSAL |
| MICROBIOLOGIA GERAL E BIOSSEGURANÇA |
| PRÁTICA INTEGRADORA - GESTÃO DA VARIABILIDADE: METROLOGIA, CAPABILIDADE E PADRONIZAÇÃO - ENGENHARIA AGRONÔMICA |
| ACE - SUSTENTABILIDADE - ENGENHARIA AGRONÔMICA |
| MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS |
| AGROMETEREOLOGIA E CLIMATOLOGIA |
| LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO |
| MECÂNICA DOS FLUÍDOS E HIDRÁULICA |
| GENÉTICA E MELHORAMENTO |
| PRÁTICA INTEGRADORA - FERTILIDADE DO SOLO E ADUBAÇÃO - ENGENHARIA AGRONÔMICA |
| ACE - INCLUSÃO - ENGENHARIA AGRONÔMICA |
| TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO |
| BROMATOLOGIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS |
| AUTOMAÇÃO, IA E ROBÓTICA EM SISTEMAS PRODUTIVOS |
| ESTÁGIO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA I |
| LABORATÓRIO DE LIBRAS: COMUNICAÇÃO INCLUSIVA |
| LEGISLAÇÃO DOS ALIMENTOS E PROGRAMAS DE CONTROLE DE QUALIDADE |
| IRRIGAÇÃO E DRENAGEM |
| PRÁTICA INTEGRADORA - ÁGUA, ENERGIA E LOGÍSTICA: SISTEMA FOTOVOLTAICO PARA IRRIGAÇÃO, USO E REUSO DE ÁGUA EM ESPAÇOS RURAIS E URBANOS - ENGENHARIA AGRONÔMICA |
| ACE - CULTURAL - ENGENHARIA AGRONÔMICA |
| PÓS-COLHEITA E ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS |
| MANEJO, CONSERVAÇÃO DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS |
| LABORATÓRIO DE PRÁTICAS CONECTADAS EM AGRICULTURA DE PRECISÃO |
| CONSTRUÇÕES RURAIS |
| MANEJO DE PLANTAS DANINHAS |
| PRÁTICA INTEGRADORA - DESENVOLVENDO O CULTIVO DE PRECISÃO - ENGENHARIA AGRONÔMICA |
| ACE - VOLUNTARIADO - ENGENHARIA AGRONÔMICA |
| CADEIAS PRODUTIVAS AGROPECUÁRIAS |
| ZOOLOGIA E ENTOMOLOGIA |
| DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA O MERCADO DE TRABALHO |
| ESTÁGIO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA II |
| LABORATÓRIO DE ANÁLISE PREDITIVA AGRONÔMICA: DIAGNÓSTICO E PROJEÇÃO DE CENÁRIOS |
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - ENGENHARIA AGRONÔMICA |
| HORTICULTURA |
| GRANDES CULTURAS I |
| PRÁTICA INTEGRADORA - AUDITORIA DE PERFORMANCE AGRÍCOLA: DIAGNÓSTICO DE PROPRIEDADE - ENGENHARIA AGRONÔMICA |
| ACE - INDUSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA |
| MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA |
| CADEIA PRODUTIVA DA SILVICULTURA E FRUTICULTURA |
| LABORATÓRIO DE ANÁLISE E MODELAGEM DE FLUXOS PRODUTIVOS |
| TECNOLOGIA DE SEMENTES |
| GRANDES CULTURAS II |
| PRÁTICA INTEGRADORA - FLUXOS DE PRODUÇÃO - ENGENHARIA AGRONÔMICA |
| ACE - EXTENSÃO RURAL - ENGENHARIA AGRONÔMICA |
| GERENCIAMENTO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO |
| PAISAGISMO, FLORICULTURA, PARQUES E JARDINS |
| ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES |
"A matriz curricular pode ser alterada a qualquer momento para atender a atualizações acadêmicas ou exigências legais." *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.