Segurança no Trânsito – NOVO

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Tecnólogo

Duração

2 anos

Resolução MEC

O curso de Segurança no Trânsito tem como proposta formar profissionais capazes de atuar na prevenção de acidentes de trânsito e na promoção da segurança viária. O objetivo do curso é oferecer uma formação completa e atualizada para que os alunos possam desenvolver habilidades técnicas  para atuar como agentes de mudança no trânsito, promovendo um ambiente mais seguro e consciente para todos os usuários da via.

Dentre os principais tópicos abordados no curso, estão:

  • Legislação de trânsito: conhecimento da legislação de trânsito e das normas de segurança para a prevenção de acidentes.
  • Infraestrutura viária: estudo das condições das vias e suas características, com foco em melhorias para a segurança dos usuários.
  • Educação para o trânsito: técnicas de conscientização e orientação para a mudança de comportamento dos usuários da via.
  • Prevenção de acidentes: conhecimento de técnicas de prevenção de acidentes, como avaliação de riscos, identificação de pontos críticos, e ações para redução dos acidentes.

Ao final do curso, os alunos estarão aptos a atuar em diversas áreas da segurança no trânsito, como em órgãos públicos responsáveis pelo trânsito, empresas de transporte, indústrias e comércios que utilizam veículos, entre outros. Com a formação completa em Segurança no Trânsito, o profissional poderá contribuir para a redução dos acidentes de trânsito, promover a conscientização da população em relação ao trânsito e auxiliar na criação de políticas públicas de segurança viária.

Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.

O mercado de trabalho para profissionais formados em Segurança no Trânsito é amplo e diversificado, já que a segurança no trânsito é uma preocupação constante em diversos setores da sociedade, tanto públicos quanto privados.

Algumas das principais áreas de atuação para o profissional de Segurança no Trânsito são:

  • Órgãos públicos responsáveis pelo trânsito, como Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
  • Empresas de transporte, incluindo transportadoras, empresas de ônibus e de táxi, entre outras.
  • Indústrias e comércios que possuem frota própria de veículos.
  • Consultorias em segurança viária.
  • Instituições de ensino que oferecem cursos de trânsito e segurança viária.

O profissional formado em Segurança no Trânsito pode ocupar diferentes cargos, como:

  • Analista de segurança no trânsito.
  • Gerente de segurança viária.
  • Consultor em segurança no trânsito.
  • Coordenador de ações de prevenção de acidentes de trânsito.
  • Instrutor em cursos de trânsito e segurança viária.

O mercado de trabalho para profissionais de Segurança no Trânsito é promissor, uma vez que a segurança no trânsito é uma questão de grande importância e preocupação na sociedade. Além disso, as empresas e órgãos públicos têm se preocupado cada vez mais em investir em prevenção de acidentes de trânsito e na segurança de seus colaboradores e da população em geral.

O curso de Segurança no Trânsito oferece aos alunos uma formação completa e atualizada em relação às melhores práticas e estratégias para garantir a segurança de condutores, pedestres e demais usuários das vias públicas. Alguns dos diferenciais competitivos deste curso são:

  1. Abordagem multidisciplinar: O curso de Segurança no Trânsito é multidisciplinar, ou seja, ele reúne conhecimentos de diferentes áreas do conhecimento. Dessa forma, o aluno tem uma formação completa e abrangente em relação ao tema.
  2. Metodologia de ensino diferenciada: O curso de Segurança no Trânsito utiliza uma metodologia de ensino diferenciada, que inclui aulas expositivas, estudos de casos,  simulações, entre outras atividades. Dessa forma, o aluno tem uma formação mais dinâmica e participativa, o que favorece a aprendizagem.
  3. Professores qualificados: Os professores do curso de Segurança no Trânsito são altamente qualificados, com formação acadêmica sólida e experiência prática na área. Além disso, eles estão sempre atualizados em relação às melhores práticas e tendências do mercado.
  4. Possibilidade de especialização: O curso de Segurança no Trânsito oferece a possibilidade de especialização em diferentes áreas, como Engenharia de Tráfego, Medicina do Tráfego, Direito de Trânsito, entre outras. Dessa forma, o aluno pode se aprofundar em um tema específico e se tornar um especialista na área.

Todos esses diferenciais competitivos fazem com que o curso de Segurança no Trânsito seja uma opção interessante para quem busca uma formação de qualidade e atualizada em relação à segurança viária.

 

INTRODUÇÃO AO CURSO DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO
DESIGN THINKING
FUNDAMENTOS DA GESTÃO PÚBLICA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
ACE - SUSTENTABILIDADE
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
SOCIOLOGIA GERAL
SISTEMAS ÚNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA
NOÇÕES DE DIREITO CIVIL E CONSTITUIÇÃO
PROJETO INTEGRADOR I
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS DE SEGURANÇA
DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO
GESTÃO DE PESSOAS
ACE - INCLUSÃO
PROJETO INTEGRADOR II DA SEGURANÇA NO TRÂNSITO
DIREITO PENAL
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
PROJETOS EDUCATIVOS PARA DIREITOS HUMANOS
FUNDAMENTOS DE CRIMINOLOGIA E POLÍTICA CRIMINAL
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS DE SERVIÇOS PENITENCIÁRIOS
 SEGURANÇA NO TRÂNSITO APLICADA
PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?