História

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Licenciatura

Duração

3,5 anos

Resolução MEC

Resolução Consuni Nº 006, de 14/09/2020

O curso de Licenciatura em História da UniFatecie tem como proposta a formação de profissionais capacitados para refletir acerca dos conhecimentos teórico-metodológicos e empíricos necessários para prática docente do profissional em História. Construir, valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história com o objetivo de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea. Para tal, busca formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis.

Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.

O egresso poderá atuar nas seguintes áreas: Docente em escolas de Ensino Fundamental e Médio – Ao final do curso o licenciado estará apto a expor de forma didática os conteúdos aprendidos durante o curso; Cargo de diretoria ou coordenação em instituições de ensino –poderá atuar em áreas de gestão escolar; Prestação de consultoria – atuar em diversos segmentos que necessitam de avaliação relacionada a conteúdos históricos como: filmes, novelas e documentários; Pesquisa – Com temas variados, poderá trabalhar com pesquisa em institutos e universidades e produzir conteúdos relacionados ao tema como: artigos e livros. Docente: No ensino superior.

Capacitar o aluno a atuar no exercício do magistério nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e ao mesmo tempo, dotá-lo de instrumental teórico-metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Neste sentido, busca-se formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis. Ainda, tem como objetivo valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história em prol de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
ACE - SUSTENTABILIDADE
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
SOCIOLOGIA GERAL
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
TEORIA DA HISTÓRIA
ACE - INCLUSÃO
HISTÓRIA ANTIGA
HISTÓRIA MEDIEVAL
POVO, CULTURA E RELIGIÃO
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
FILOSOFIA GERAL
HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO
HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO
ACE - CULTURAL
HISTÓRIA ECÔNOMICA GERAL
HISTÓRIA DA AMÉRICA
HISTÓRIA MODERNA
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III
HISTÓRIA DA ÁFRICA
PROCESSOS AVALIATIVOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV
ACE - VOLUNTARIADO
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?