O curso de Licenciatura em História da UniFatecie tem como proposta a formação de profissionais capacitados para refletir acerca dos conhecimentos teórico-metodológicos e empíricos necessários para prática docente do profissional em História. Construir, valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história com o objetivo de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea. Para tal, busca formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis.
Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.
O egresso poderá atuar nas seguintes áreas: Docente em escolas de Ensino Fundamental e Médio – Ao final do curso o licenciado estará apto a expor de forma didática os conteúdos aprendidos durante o curso; Cargo de diretoria ou coordenação em instituições de ensino –poderá atuar em áreas de gestão escolar; Prestação de consultoria – atuar em diversos segmentos que necessitam de avaliação relacionada a conteúdos históricos como: filmes, novelas e documentários; Pesquisa – Com temas variados, poderá trabalhar com pesquisa em institutos e universidades e produzir conteúdos relacionados ao tema como: artigos e livros. Docente: No ensino superior.
Capacitar o aluno a atuar no exercício do magistério nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e ao mesmo tempo, dotá-lo de instrumental teórico-metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Neste sentido, busca-se formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis. Ainda, tem como objetivo valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história em prol de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO |
ACE - SUSTENTABILIDADE |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
SOCIOLOGIA GERAL |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I |
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA |
TEORIA DA HISTÓRIA |
ACE - INCLUSÃO |
HISTÓRIA ANTIGA |
HISTÓRIA MEDIEVAL |
POVO, CULTURA E RELIGIÃO |
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS |
FILOSOFIA GERAL |
HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO |
HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO |
ACE - CULTURAL |
HISTÓRIA ECÔNOMICA GERAL |
HISTÓRIA DA AMÉRICA |
HISTÓRIA MODERNA |
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III |
HISTÓRIA DA ÁFRICA |
PROCESSOS AVALIATIVOS |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM HISTÓRIA |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV |
ACE - VOLUNTARIADO |
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.