História

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Licenciatura

Duração

4 anos

Resolução MEC

Resolução Consuni Nº 006, de 14/09/2020

O curso de Licenciatura em História da UniFatecie tem como proposta a formação de profissionais capacitados para refletir acerca dos conhecimentos teórico-metodológicos e empíricos necessários para prática docente do profissional em História. Construir, valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história com o objetivo de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea. Para tal, busca formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis.

Capacitar o aluno a atuar no exercício do magistério nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e ao mesmo tempo, dotá-lo de instrumental teórico-metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Neste sentido, busca-se formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis. Ainda, tem como objetivo valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história em prol de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.

O egresso poderá atuar nas seguintes áreas: Docente em escolas de Ensino Fundamental e Médio – Ao final do curso o licenciado estará apto a expor de forma didática os conteúdos aprendidos durante o curso; Cargo de diretoria ou coordenação em instituições de ensino –poderá atuar em áreas de gestão escolar; Prestação de consultoria – atuar em diversos segmentos que necessitam de avaliação relacionada a conteúdos históricos como: filmes, novelas e documentários; Pesquisa – Com temas variados, poderá trabalhar com pesquisa em institutos e universidades e produzir conteúdos relacionados ao tema como: artigos e livros. Docente: No ensino superior.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
HIPERATIVIDADE / TDAH
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
SOCIOLOGIA GERAL
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
POVO, CULTURA E RELIGIÃO
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
HISTÓRIA ANTIGA
HISTÓRIA MEDIEVAL
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II
PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO
TEORIA DA HISTÓRIA
HISTÓRIA DA AMÉRICA
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL
HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO
HISTÓRIA E TRADIÇÕES RELIGIOSAS
HISTÓRIA DA ARTE: PRÉ-HISTÓRIA E ARTE GÓTICA
HISTÓRIA MODERNA
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III
PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
 HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO
HITÓRIA DA ÁFRICA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?