O curso tem o currículo voltado para a articulação da teoria e prática da docência, o que permite qualificar profissionais para o ensino de língua materna e língua estrangeira, nos níveis fundamental e médio, assim como em cursos de idiomas. Embora o licenciado esteja habilitado na área do magistério, o campo de trabalho não está restrito à sala de aula. Pode atuar, por exemplo, como revisor, crítico literário ou consultor.
Formar profissionais enfatizando a formação do professor na língua materna e língua inglesa, sua literatura e cultura. A abordagem dada aos estudos linguísticos e literários em inglês aproxima o aluno da diversidade cultural dos países falantes de inglês, bem como de suas tradicionais expressões literárias.
Os profissionais de Letras – Português e Inglês poderão atuar como professores da língua materna e inglesa no Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Educação Básica, em escolas públicas e privadas, em cursos preparatórios (para vestibulares e concursos), em escolas de idiomas ou como revisores de textos em editoras ou revistas. Podem, ainda, trabalhar com o desenvolvimento de pesquisa para elaboração de livros didáticos, na formação de projetos de ensino para escolas, em centros culturais e em eventos específicos, como feiras de livros e palestras.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL |
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
HIPERATIVIDADE / TDAH |
LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I |
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE E SEMÂNTICA |
LINGUÍSTICA I |
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO |
LITERATURA INFANTO JUVENIL |
CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II |
PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO |
LÍNGUA INGLESA I |
LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA |
LITERATURA PORTUGUESA |
A DEFINIR - VERIFICAR COM PROFESSOR DA ÁREA |
LITERATURA BRASILEIRA |
A DEFINIR - VERIFICAR COM PROFESSOR DA ÁREA |
LINGUA PORTUGUESA FONÉTICA E FONOLOGIA |
LINGUÍSTICA II |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III |
LINGUÍSTICA III |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS |
LÍNGUA INGLESA II |
LÍNGUA INGLESA III |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
PRÁTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV |
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.