O licenciado em Química é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Química. Sua atribuição central é a docência no Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Profissionalizante, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Química, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, suas atribuições lhe possibilitam elaborar e analisar materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realizar pesquisas em Educação Química, coordenar e supervisionar equipes de trabalho e atuar como pesquisador nas subáreas da Química (Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica), Ensino de Química ou Educação. O licenciado em Química, como profissional da área, também poderá atuar como químico, de acordo com a legislação vigente.
O licenciado em Química é um profissional habilitado a atuar como educador nos ensinos fundamental e médio, técnico e superior.
Seu papel se estende a buscar avaliar criticamente materiais didáticos, como livros, kits, modelos, programas computacionais e materiais alternativos; preparar e desenvolver recursos didáticos e institucionais relativos à prática de ensino; trabalhar em laboratórios didáticos, utilizando a experimentação em Química como recurso de ensino e aprendizagem; prosseguir estudos em pós-graduação, que permitirão o acesso ao exercício de funções docentes no ensino superior ou a carreira de pesquisa.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
QUÍMICA GERAL |
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL |
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
HIPERATIVIDADE / TDAH |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
MÉTODOS QUANTITATIVOS MATEMÁTICOS |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I |
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
SOCIOLOGIA GERAL |
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR E VETORIAL |
QUÍMICA ORGÂNICA |
BIOQUÍMICA |
FÍSICA GERAL |
QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA E QUALITATIVA |
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II |
PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO |
PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS |
GEOLOGIA E MINERALOGIA |
PROCESSOS QUÍMICOS I |
FÍSICO QUÍMICA |
MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS |
QUÍMICA INSTRUMENTAL |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III |
PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS |
PROJETOS EDUCATIVOS PARA DIREITOS HUMANOS |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV |
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.