Química (Licenciatura)

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Licenciatura

Duração

3,5 anos

Resolução MEC

O licenciado em Química é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Química. Sua atribuição central é a docência no Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Profissionalizante, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Química, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, suas atribuições lhe possibilitam elaborar e analisar materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realizar pesquisas em Educação Química, coordenar e supervisionar equipes de trabalho e atuar como pesquisador nas subáreas da Química (Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica), Ensino de Química ou Educação. O licenciado em Química, como profissional da área, também poderá atuar como químico, de acordo com a legislação vigente.

Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.

O Curso de Licenciatura em Química forma profissionais qualificados e conscientes de sua participação nos processos de transformação da sociedade, capazes de atender às demandas sociais e ao desenvolvimento econômico e científico, com visão crítica, tornando-se atores históricos, capazes de promover a interação entre o saber acadêmico e a sociedade. Com relação às áreas de atuação do docente de Química, cabe comentar que há uma multiplicidade de campos, como, por exemplo, atuar: 

  1. Professor do ensino médio e superior; 
  2. Laboratorista; como pesquisador; 
  3. Criação e organização de eventos científicos; 
  4. Criação de materiais didáticos e ser avaliador de revistas e bancas científicas.

O Curso de Licenciatura em Química tem como objetivo formar um docente com total capacidade de envolver-se em qualquer área de aplicação da Química.

  • Formar profissionais íntegros e comprometidos com a transformação da comunidade. 
  • Capacitar o profissional para uma visão crítica e criativa da educação, interagindo com equipes Inter e Multidisciplinares.
  • Atuar, integrando-se com os demais Cursos da UniFatecie, na sociedade através de suas atividades de extensão, de pesquisa e atenção ao indivíduo, família na sua comunidade.
  • Atender as necessidades de ensino na graduação, pesquisa e extensão visando garantir a qualidade na formação de recursos humanos de acordo com as políticas institucionais nas áreas de educação vigentes.
  • Executar atividades de Química com habilidade, embasado no conhecimento científico.
  • Coordenar atividades educacionais, identificando demandas e propondo ações para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. 
  • Organizar, implementar e avaliar programas de capacitação do pessoal de Química sob sua responsabilidade. 
  • Assegurar no seu relacionamento interpessoal, a individualidade e o caráter humano dos alunos, defendendo sua integridade, privacidade e seus direitos. 
  • Desenvolver e participar da realização de pesquisas no campo da Química. 
  • Analisar criticamente a realidade da educação e seus determinantes, propondo ações de superação, propiciando condições para o desenvolvimento da criação coletiva. 
  • Desenvolver um trabalho integrado com a equipe da escola, colaborando para o desenvolvimento da assistência multidisciplinar. 
  • Articular a docência e a educação como relações inseparáveis no cotidiano de seu trabalho, otimizando recursos sociais e pessoais.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
QUÍMICA GERAL
QUÍMICA BÁSICA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ACE - SUSTENTABILIDADE
INTRODUÇÃO AO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA
CÁLCULO
FÍSICA: ESTÁTICA E CINEMÁTICA
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
FÍSICA: ELETROMAGNETISMO, ÓTICA E TERMODINÂMICA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA E QUALITATIVA
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
QUÍMICA ORGÂNICA
ACE - INCLUSÃO
BIOQUÍMICA
CÁLCULO NUMÉRICO
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II
FÍSICO QUÍMICA
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
QUÍMICA INSTRUMENTAL I
PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
ACE - CULTURA
QUÍMICA ORGÂNICA AVANÇADA
QUÍMICA INSTRUMENTAL II
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III
PROCESSOS QUÍMICOS I
PROCESSOS QUÍMICOS II
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV
ACE - VOLUNTARIADO

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?