Psicanálise – NOVO

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Bacharelado

Duração

4 anos

Resolução MEC

O curso de Psicanálise é caracterizado por uma combinação de conhecimentos teóricos sólidos, habilidades clínicas especializadas e uma postura ética e reflexiva. Os egressos desse curso estão preparados para atuar como profissionais da psicanálise, contribuindo para a compreensão e o tratamento dos processos psíquicos individuais e coletivos. O curso de Psicanálise é voltado para profissionais que buscam compreender e ajudar a lidar com os aspectos psíquicos complexos do ser humano, aplicando os princípios e técnicas da psicanálise de maneira ética, reflexiva e competente.

Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.

O profissional de psicanálise encontra um vasto leque de oportunidades nas diversas áreas do mercado de trabalho, sendo requisitado em setores que vão além dos tradicionais consultórios terapêuticos. A demanda por intervenção psicanalítica se estende a ambientes hospitalares, clínicas de saúde mental, escolas e instituições de ensino, empresas e organizações. Além disso, a presença do psicanalista é cada vez mais notada em programas de bem-estar organizacional, coaching executivo e mediação de conflitos. A capacidade do profissional de psicanálise de compreender as dinâmicas psicológicas profundas e promover um entendimento mais abrangente do comportamento humano o torna um recurso valioso em uma variedade de contextos, contribuindo para a construção de ambientes mais saudáveis e relacionamentos mais equilibrados.

Objetivos Geral

Desenvolver habilidades clínicas sólidas, capacitando os futuros profissionais a conduzirem análises psicanalíticas, aplicando as técnicas terapêuticas adequadas e interpretando os conteúdos inconscientes dos pacientes de forma ética e responsável.

 

Objetivos Específicos:

  • Promover uma compreensão crítica e reflexiva dos fundamentos teóricos e conceituais da psicanálise, permitindo que os estudantes analisem e discutam os diferentes enfoques e abordagens dentro do campo da psicanálise, bem como suas aplicações contemporâneas.
  • Capacitar os estudantes a compreenderem a dinâmica psíquica, incluindo o inconsciente, os mecanismos de defesa e as formações sintomáticas, permitindo uma compreensão mais profunda dos processos psíquicos individuais e coletivos.
  • Fomentar o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e investigação no campo da psicanálise, incentivando os estudantes a realizar estudos acadêmicos e contribuir para o avanço do conhecimento psicanalítico por meio de pesquisas empíricas e teóricas.
INTRODUÇÃO AO CURSO PSICANÁLISE
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
ANATOMIA HUMANA BÁSICA
ACE - SUSTENTABILIDADE
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
HISTÓRIA DA PSICANÁLISE
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PSICANÁLISE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO  EM PSICANÁLISE
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE
BIOÉTICA E RESPONSABILIDADE CIVIL E DEONTOLOGIA
SOCIOLOGIA POLÍTICA
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS
DESENVOLVIMENTO HUMANO
ACE - INCLUSÃO
PSICOLOGIA APLICADA A SAUDE
SAÚDE COLETIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
DIREITOS HUMANOS
TEORIAS PSICANALÍTICAS
NOVOS PARADIGMAS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS
PROJETO INTEGRADOR I
NEUROSES
ACE - CULTURAL
TEORIA PSICANALÍTICA - FREUD À LACAN
PROJETO INTEGRADOR II - SEXOLOGIA APLICADA
PSICOSES
TEORIA PSICANALÍTICA - MELAINE KLEIN E PRECURSORES
PSICANÁLISE E A DEPENDÊNCIA QUÍMICA
PROJETO INTEGRADOR III - CONHECIMENTO DO EU
PSICOPATOLOGIA APLICADA
ACE - VOLUNTARIADO
METAPSICOLOGIA
PROJETO INTEGRADOR IV - FENÔMENOS PSICOSSOMÁTICOS
TEORIA PSICANALÍTICA PÓS-FREUD
TRANSTORNOS ALIMENTARES
FENÔMENOS EMERGENCIAIS: PERDAS E LUTOS
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA PSICANALÍTICA
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?