Pedagogia

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Licenciatura

Duração

4 anos

Resolução MEC

Portaria Nº 344, de 12/07/2019, publicada no D.O.U. de 15/07/2019

O Curso de Pedagogia EAD da UniFatecie tem como objetivo principal a formação de licenciados em pedagogia para exercer as funções de docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e na área de serviços e apoio escolar, assim como para atuar na organização e gestão educacional da educação básica e em espaços extraescolares.
O concluinte do curso de Pedagogia EAD da UniFatecie deve ter habilidades e competências para atuar nas diferentes modalidades de ensino básico, ser o gestor pedagógico da sua sala de aula, participando ativamente da gestão escolar, além de possuir habilidades e competências para assumir a função de gestor escolar e não escolar, considerando os diferentes contextos em que a educação se realiza.

O futuro profissional poderá atuar com competência em instituições escolares e extraescolares, públicas, privadas ou comunitárias. Assim sendo, o campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:

Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;
Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e extraescolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
HIPERATIVIDADE / TDAH
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
SOCIOLOGIA GERAL
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
CURRÍCULO E APRENDIZAGEM
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
LITERATURA INFANTO JUVENIL
CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA
DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA
LINGUAGENS INFANTIS E CONCEITOS MATEMÁTICOS
DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO MOTOR
LÚDICO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ACESSIBILIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III
NEUROPSICOPEDAGOGIA
PROCESSOS AVALIATIVOS
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
GESTÃO EDUCACIONAL
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?