O Curso de Pedagogia EAD da UniFatecie tem como objetivo principal a formação de licenciados em pedagogia para exercer as funções de docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e na área de serviços e apoio escolar, assim como para atuar na organização e gestão educacional da educação básica e em espaços extraescolares.
O concluinte do curso de Pedagogia EAD da UniFatecie deve ter habilidades e competências para atuar nas diferentes modalidades de ensino básico, ser o gestor pedagógico da sua sala de aula, participando ativamente da gestão escolar, além de possuir habilidades e competências para assumir a função de gestor escolar e não escolar, considerando os diferentes contextos em que a educação se realiza.
O futuro profissional poderá atuar com competência em instituições escolares e extraescolares, públicas, privadas ou comunitárias. Assim sendo, o campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:
Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;
Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e extraescolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL |
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
HIPERATIVIDADE / TDAH |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I |
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
SOCIOLOGIA GERAL |
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS |
CURRÍCULO E APRENDIZAGEM |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO |
LITERATURA INFANTO JUVENIL |
CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA |
DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA |
LINGUAGENS INFANTIS E CONCEITOS MATEMÁTICOS |
DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO MOTOR |
LÚDICO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
ACESSIBILIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III |
NEUROPSICOPEDAGOGIA |
PROCESSOS AVALIATIVOS |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR |
EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
GESTÃO EDUCACIONAL |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV |
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.