O curso a distância de licenciatura em Filosofia - EAD visa formar professores capacitados para lecionar na educação básica, garantindo uma sólida formação de conteúdos na área da filosofia, habilitandos com competência para a prática pedagógica, e que sejam capazes de atuar como mediadores, incentivadores e avaliadores, orientando-se em valores políticos e éticos, estimulando-os à pesquisa e ao autoaperfeiçoamento de modo a contribuir para a melhoria da Educação. A licenciatura EAD em Filosofia fornece ferramentas necessárias para formar professores para trabalhar no ensino superior ou coordenador de filosofia, sendo que para estes cargos, o interessado deve fazer cursos de pós-graduação. Entre os diferenciais do curso está a flexibilidade oferecida pela modalidade a distância.
Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.
A licenciatura em Filosofia, na modalidade EAD, possibilita a atuação como professor no ensino médio, em escolas públicas e particulares. O Licenciado em Filosofia também tem a opção de atuar em outros setores do mercado que absorvem profissionais com diploma do curso de Filosofia, como instituições educacionais que desenvolvem a Filosofia desde os anos iniciais. O profissional também pode desenvolver estudos acadêmicos a das áreas de lógica, filosofa da ciência, ética, estética, filosofa da arte ou da política, entre outros. O Licenciado também tem a opção de trabalhar como professor de ensino superior ou coordenador de filosofia desde que tenha cursos de pós-graduação.
Capacitar o aluno a atuar no exercício do magistério nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e ao mesmo tempo, dotá-lo de instrumental teórico-metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Neste sentido, busca-se formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis. Ainda, tem como objetivo valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em filosofia em prol de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.
INTRODUÇÃO AO CURSO DE FILOSOFIA |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - SUSTENTABILIDADE |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I |
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
CURRÍCULO E APRENDIZAGEM |
METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA |
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA MEDIEVAL |
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - INCLUSÃO |
FILOSOFIA POLÍTICA |
FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS |
POVO, CULTURA E RELIGIÃO |
FILOSOFIA DA ARTE |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS |
SOCIOLOGIA GERAL |
ÉTICA E MORAL |
TEORIA DO CONHECIMENTO |
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - CULTURA |
LÓGICA |
PROJETOS EDUCATIVOS PARA DIREITOS HUMANOS |
FILOSOFIA BRASILEIRA |
FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III |
FILOSOFIA CLÁSSICA ALEMÃ |
PROCESSOS AVALIATIVOS |
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV |
ATIVIDADES ACADEMICAS COMPLEMENTARES |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.