Filosofia

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Licenciatura

Duração

3,5 anos

Resolução MEC

O curso a distância de licenciatura em Filosofia - EAD visa formar professores capacitados para lecionar na educação básica, garantindo uma sólida formação de conteúdos na área da filosofia, habilitandos com competência para a prática pedagógica, e que sejam capazes de atuar como mediadores, incentivadores e avaliadores, orientando-se em valores políticos e éticos, estimulando-os à pesquisa e ao autoaperfeiçoamento de modo a contribuir para a melhoria da Educação. A licenciatura EAD em Filosofia fornece ferramentas necessárias para formar professores para trabalhar no ensino superior ou coordenador de filosofia, sendo que para estes cargos, o interessado deve fazer cursos de pós-graduação. Entre os diferenciais do curso está a flexibilidade oferecida pela modalidade a distância.

Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.

A licenciatura em Filosofia, na modalidade EAD, possibilita a atuação como professor no ensino médio, em escolas públicas e particulares. O Licenciado em Filosofia também tem a opção de atuar em outros setores do mercado que absorvem profissionais com diploma do curso de Filosofia, como instituições educacionais que desenvolvem a Filosofia desde os anos iniciais. O profissional também pode desenvolver estudos acadêmicos a das áreas de lógica, filosofa da ciência, ética, estética, filosofa da arte ou da política, entre outros. O Licenciado também tem a opção de trabalhar como professor de ensino superior ou coordenador de filosofia desde que tenha cursos de pós-graduação.

Capacitar o aluno a atuar no exercício do magistério nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e ao mesmo tempo, dotá-lo de instrumental teórico-metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Neste sentido, busca-se formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis. Ainda, tem como objetivo valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em filosofia em prol de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.

INTRODUÇÃO AO CURSO DE FILOSOFIA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - SUSTENTABILIDADE
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
CURRÍCULO E APRENDIZAGEM
METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA MEDIEVAL
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - INCLUSÃO
FILOSOFIA POLÍTICA
FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS
POVO, CULTURA E RELIGIÃO
FILOSOFIA DA ARTE
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
SOCIOLOGIA GERAL
ÉTICA E MORAL
TEORIA DO CONHECIMENTO
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - CULTURA
LÓGICA
PROJETOS EDUCATIVOS PARA DIREITOS HUMANOS
FILOSOFIA BRASILEIRA
FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III
FILOSOFIA CLÁSSICA ALEMÃ
PROCESSOS AVALIATIVOS
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV
ATIVIDADES ACADEMICAS COMPLEMENTARES

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?