Química (Bacharelado)

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Bacharelado

Duração

3,5 anos

Resolução MEC

O curso de Química - Bacharelado tem como objetivo formar profissionais articulados com os problemas atuais da sociedade, aptos a responder às problemáticas da área com a indispensável competência e qualidade. Dessa forma, estarão aptos a atuar em atividades de pesquisa científica voltadas ao desenvolvimento tecnológico, seja no meio acadêmico, em instituições de pesquisa ou na indústria.

Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.

O profissional de Bacharelado em Química, ou apenas químico, atua principalmente nos laboratórios de variados ramos produtivos, desenvolvendo análises químicas e físico-químicas, bem como projetos de elaboração de laboratórios de pesquisa e com relação às áreas de atuação do docente de Química, cabe comentar que há uma multiplicidade de campos, como, por exemplo, atuar:

  • Professor do ensino médio e superior; 
  • Pesquisador. Direção, coordenação, supervisão, controle de qualidade, fiscalização, assessoria, pesquisa e inovação em Indústrias Diversas (indústrias de tintas, produtos de higiene e limpeza, bebidas, fármacos, cosméticos, polímeros, energia, oleodutos, etc.); 
  • Avaliador em revistas e bancas científicas; 
  • Criação e organização de eventos científicos; 
  • Perícia criminal.

O Curso de Bacharelado em Química tem como objetivo formar um(a) pesquisador(a) com total capacidade de envolver-se em qualquer área de aplicação da Química.

  • Formar profissionais íntegros e comprometidos com a transformação da comunidade.
  • Capacitar o profissional para uma visão crítica e criativa da educação, interagindo com equipes Inter e Multidisciplinares.
  • Atuar, integrando-se com os demais Cursos da UniFatecie, na sociedade através de suas atividades de extensão, de pesquisa e atenção ao indivíduo, família na sua comunidade. 
  • Atender as necessidades de ensino na graduação, pesquisa e extensão visando garantir a qualidade na formação de recursos humanos de acordo com as políticas institucionais nas áreas de educação vigentes. 
  • Executar atividades de Química com habilidade, embasado no conhecimento científico. 
  • Coordenar atividades educacionais, identificando demandas e propondo ações para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. 
  • Organizar, implementar e avaliar programas de capacitação do pessoal de Química sob sua responsabilidade. Assegurar no seu relacionamento interpessoal, a individualidade e o caráter humano dos alunos, defendendo sua integridade, privacidade e seus direitos. 
  • Desenvolver e participar da realização de pesquisas no campo da Química. 
  • Analisar criticamente a realidade da educação e seus determinantes, propondo ações de superação, propiciando condições para o desenvolvimento da criação coletiva. 
  • Desenvolver um trabalho integrado com a equipe da escola, colaborando para o desenvolvimento da assistência multidisciplinar. 
  • Articular a docência e a educação como relações inseparáveis no cotidiano de seu trabalho, otimizando recursos sociais e pessoais. 
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
QUÍMICA GERAL
QUÍMICA BÁSICA
ACE - SUSTENTABILIDADE
INTRODUÇÃO AO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA
CÁLCULO
FÍSICA: ESTÁTICA E CINEMÁTICA
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
MICROBIOLOGIA GERAL E BIOSSEGURANÇA
PROJETO INTEGRADOR I
PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS
QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA E QUALITATIVA
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
QUÍMICA ORGÂNICA
ACE - INCLUSÃO
FÍSICA: ELETROMAGNETISMO, ÓTICA E TERMODINÂMICA
CÁLCULO NUMÉRICO
BIOQUÍMICA
PROCESSOS QUÍMICOS I
PROJETO INTEGRADOR II
FÍSICO QUÍMICA
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
QUÍMICA INSTRUMENTAL I
ESTUDOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
PROCESSOS QUÍMICOS II
ACE - CULTURA
QUÍMICA ORGÂNICA AVANÇADA
QUÍMICA INSTRUMENTAL II
TERMODINÂMICA
MECÂNICA DOS FLUIDOS E HIDRÁULICA
PROJETO INTEGRADOR III
CROMATOGRAFIA
TRATAMENTO DE EFLUENTES
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ACE - VOLUNTARIADO
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?