Matemática

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Licenciatura

Duração

3,5 anos

Resolução MEC

Resolução Consuni Nº 006, de 14/09/2020

O curso de Licenciatura em Matemática da UniFatecie tem como proposta a formação de profissionais graduados para a carreira acadêmica, sobretudo para atuarem nos Ensinos Fundamental, Médio e Superior. Aptos para lecionar a disciplina de Matemática por meio de conhecimentos teórico-metodológicos e empíricos para a prática docente.

Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.

O Curso de Graduação em Matemática forma profissionais qualificados e conscientes de sua participação nos processos de transformação da sociedade, capazes de atender às demandas sociais e ao desenvolvimento econômico e científico, com visão crítica, tornando-se atores históricos, capazes de promover a interação entre o saber acadêmico e a sociedade.

Com relação às áreas de atuação do docente de Matemática, cabe comentar que há uma multiplicidade de campos como, por exemplo:

  • Atuando como professor do ensino médio e superior; 
  • A depender da área de especialização, poderá também atuar no mercado financeiro como analista profissional; 
  • Como pesquisador; 
  • Na criação e organização de eventos científicos;
  • Criação de materiais didáticos; 
  • Avaliador em revistas e bancas científicas.

O Curso de Licenciatura em Matemática tem como objetivo formar um docente com total capacidade de envolver-se em qualquer área de aplicação da Matemática.

  • Formar profissionais íntegros e comprometidos com a transformação da comunidade. 
  • Capacitar o profissional para uma visão crítica e criativa da educação, interagindo com equipes Inter e Multidisciplinares. 
  • Atuar, integrando-se com os demais Cursos da UniFatecie, na sociedade, através de suas atividades de extensão, de pesquisa e atenção ao indivíduo, família na sua comunidade.
  • Atender as necessidades de ensino na graduação, pesquisa e extensão visando garantir a qualidade na formação de recursos humanos de acordo com as políticas institucionais nas áreas de educação vigentes.
  • Executar atividades de Matemática com habilidade, embasado no conhecimento científico. 
  • Coordenar atividades educacionais, identificando demandas e propondo ações para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem.
  • Organizar, implementar e avaliar programas de capacitação do pessoal de Matemática sob sua responsabilidade.
  • Assegurar no seu relacionamento interpessoal, a individualidade e o caráter humano dos alunos, defendendo sua integridade, privacidade e seus direitos. 
  • Desenvolver e participar da realização de pesquisas no campo da Matemática. 
  • Analisar criticamente a realidade da educação e seus determinantes, propondo ações de superação, propiciando condições para o desenvolvimento da criação coletiva.
  • Desenvolver um trabalho integrado com a equipe da escola, colaborando para o desenvolvimento da assistência multidisciplinar.
  • Articular a docência e a educação como relações inseparáveis no cotidiano de seu trabalho, otimizando recursos sociais e pessoais.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
MÉTODOS QUANTITATIVOS MATEMÁTICOS
MATEMÁTICA BÁSICA
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
ACE - ATIVIDADE CURICULAR EXTENSIONISTAS - SUSTENTABILIDADE
INTRODUÇÃO AO CURSO DE MATEMÁTICA
GEOMETRIA EUCLIDIANA
CÁLCULO
FÍSICA: ESTÁTICA E CINEMÁTICA
ALGORITMO E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
FÍSICA: ELETROMAGNETISMO, ÓTICA E TERMODINÂMICA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR E VETORIAL
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA
ACE - ATIVIDADE CURICULAR EXTENSIONISTAS - INCLUSÃO
MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS
CÁLCULO NUMÉRICO
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CÁLCULO AVANÇADO
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II
MÉTODOS MATEMÁTICOS APLICADOS A FÍSICA
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
ANÁLISE NA RETA
ACE - ATIVIDADE CURICULAR EXTENSIONISTAS - CULTURA
ESTATÍSTICA
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
ALGEBRA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III
DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM MATEMÁTICA
VARIÁVEIS COMPLEXAS
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV
ACE - ATIVIDADE CURICULAR EXTENSIONISTAS - VOLUNTARIADO

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?