Biblioteconomia [NOVO]

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Bacharelado

Duração

3 anos

Resolução MEC

O curso de Biblioteconomia visa formar profissionais capacitados para atuar como gestores da informação em diversos contextos sociais. Ao se formar, o profissional estará habilitado a executar planejamento de serviços bibliotecários, planejamento físico de bibliotecas e centros de documentação e informação, organização de acervos (bibliográficos ou não), de serviços técnicos e administrativos ligados à documentação, avaliação, assessoria, consultoria, ensino, fiscalização técnica, normalização de documentos, análise de trabalhos técnicos e científicos, organização de bases de dados virtuais, de Intranets, de documentação para processos de certificação de qualidade, avaliação de conteúdo da Internet, entre outras atividades. O profissional de biblioteconomia é capaz de atuar em qualquer função que vise a organização e obtenção de informações e como gestor da informação e do conhecimento para atender às necessidades de informação da sociedade. Este profissional economiza tempo e recursos para seus clientes, colocando ao seu alcance informações já selecionadas, precisas e de fundamental importância para o sucesso das organizações.

A profissão de Bibliotecário é reconhecida por lei desde 1962, encontra-se enquadrada na categoria de profissional liberal. Desta forma, a graduação em Biblioteconomia possibilita sua atuação nas mais diversas áreas da gestão da informação, entre elas: as Bibliotecas Públicas ou Privadas; Empresas de Comunicação; Galerias de Arte; Museus; Centros de Pesquisas; Serviços como Autônomos, entre outros. Recentemente, as organizações privadas perceberam a importância desse profissional, possibilitando o acesso, a organização e a gestão das informações geradas internamente.

DISCIPLINAS:

Educação a Distância: Conceitos e Ambientação

Formação Sociocultural

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Comunicação e Expressão

Antropologia Cultural

Algoritmo e Lógica de Programação

Métodos Quantitativos Matemáticos

Fundamentos da Administração

Sociologia Geral

História dos Sistemas Registrais

Sistemas de Informação Gerenciais

Gestão de Pessoas

Teoria e Prática do Sistema de Referências

Processos de Catalogação

Gestão de Projetos

Mapeamento e Gerenciamento de Processos

Planejamento e Organização de Bibliotecas

Biblioteconomia Digital

Metodologia da Pesquisa

Normalização de Documentos

Formação e Desenvolvimento de Coleções

Serviços de Referência e Informação

Administração de Serviços de Biblioteca

Revistas e Periódicos

Políticas de Preservação de Acervo Bibliográfico

Métodos Quantitativos Estatísticos

Estudos de Usuário

Controle de Vocabulário.

Estágio Supervisionado *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?