Processos Químicos

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Tecnólogo

Duração

2,5 anos

Resolução MEC

O Curso Superior em Tecnologia de Processos Químicos da UniFatecie foi concebido para atender a uma demanda por profissionais na área com formação na área de processos químicos, preparados para atuar em um ambiente em constante mudança e que muitas vezes necessita de trabalho de respeito e inclusão. Respeitando as diferenças e a deficiência.

Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.

ATENÇÃO: DISPONÍVEL APENAS NA UNIDADE SEDE, EM PARANAVAÍ/PR.

O Curso Superior em Tecnologia de Processos Químicos forma profissionais qualificados e conscientes de sua participação nos processos de transformação da sociedade, capazes de atender às demandas sociais e ao desenvolvimento econômico e científico, com visão crítica, tornando-se atores históricos, capazes de promover a interação entre o saber acadêmico e a sociedade.

Como principal objetivo, o Curso Superior em Tecnologia de Processos Químicos tem como foco formar profissionais para atuar, planejar, gerenciar e realizar ensaios e análises laboratoriais; interpretar os resultados. Especificar e selecionar os métodos e as técnicas mais adequadas à condução de processos de uma unidade industrial. Vistoria, avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

Com relação às áreas de atuação, cabe comentar que há uma multiplicidade de campos, como, por exemplo, atuar em:

  • Estações de tratamento de água e de tratamento de efluentes.
  • Indústria de processos químicos nas áreas de petroquímica, agroquímica, eletroquímicos, alimentos e bebidas, papel e celulose, cerâmica, fármacos, têxtil, pigmentos e tintas, plásticos, cimento, metalurgia, siderurgia, etc. Institutos e Centros de Pesquisa.
  • Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
  • Operacionaliza processos na indústria química. Otimiza os métodos analíticos envolvidos no controle de qualidade de matérias-primas, reagentes e produtos dos processos químicos industriais.

O catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia apresenta para Processos Químicos as seguintes áreas de atuação:

  • Atuar em empresas e cooperativas de armazenamento e distribuição de leite e derivados.
  • Indústrias de leite e derivados.
  • Laboratórios para análise de leite e derivados.
  • Órgãos de inspeção sanitária.
  • Institutos e centros de pesquisa. 
  • Instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente. Realizar pesquisa aplicada na área de processos químicos. Gerencia equipes técnicas de projeto, instalação, operação e manutenção de sistemas em indústrias.

O Curso Superior em Tecnologia de Processos Químicos tem o objetivo de formar profissionais capazes de atuarem principalmente nos laboratórios de variados ramos produtivos, desenvolvendo análises em Tecnologia em Processos Químicos e Físico–Tecnologia em Processos Químicos, bem como projetos de elaboração de laboratórios de pesquisa e controle de qualidade. Contudo, é válido salientar que o profissional pode atuar também no meio acadêmico, em instituições de pesquisa ou na indústria, por meio de atividades de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico.

Para conquistar esse objetivo, a UNIFATECIE conta com uma grade docente capacitada e com vasta experiência no mercado de trabalho atual. Os professores são incentivados a agregar suas vivências profissionais à prática metodológica formal da sala de aula e às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com isso, pretende-se criar um ambiente em que o aluno consiga compreender como seus conhecimentos acadêmicos se relacionam às demandas laborais e, então, tornar o processo de ensino-aprendizagem mais estimulante e facilmente assimilado.

Portanto, o Curso Superior em Tecnologia de Processos Químicos visa proporcionar o desenvolvimento de habilidades que facilitem a atuação dos acadêmicos em projetos de pesquisa e extensão, onde estarão voltados a atender as necessidades da sociedade em torno da utilização dos avanços do mercado de processos químicos. 

Dispor de condições para que possam desenvolver uma visão crítica em torno da sociedade e todas as diferentes formas de aplicação do profissional, como agente transformador, a fim de auxiliar no desenvolvimento da sociedade em torno das questões ambientais em todo seu território.

E prover ao discente uma formação básica, mas necessária em torno de conteúdos, legislações e gestões que acrescentem de forma significativa a capacitação específica do curso.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
QUÍMICA BÁSICA
QUÍMICA GERAL
ACE- SUSTENTABILIDADE
INTRODUÇÃO AO CURSO DE PROCESSOS QUÍMICOS
CÁLCULO
FÍSICA: ESTÁTICA E CINEMÁTICA
ESTUDOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
MICROBIOLOGIA GERAL E BIOSSEGURANÇA
FÍSICA: ELETROMAGNETISMO, ÓTICA E TERMODINÂMICA
PROJETO INTEGRADOR I
PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS
QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA E QUALITATIVA
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
QUÍMICA ORGÂNICA
ACE - INCLUSÃO
QUÍMICA INSTRUMENTAL
FÍSICO QUÍMICA
BIOQUÍMICA
PROCESSOS QUÍMICOS I
PROJETO INTEGRADOR II
GESTÃO DA QUALIDADE
TRATAMENTO DE EFLUENTES
MECÂNICA DOS FLUIDOS E HIDRÁULICA
TERMODINÂMICA
ACE - CULTURA
CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO
QUÍMICA ORGÂNICA AVANÇADA
PROCESSOS QUÍMICOS II

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?