Sociologia [NOVO]

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Licenciatura

Duração

4 anos

Resolução MEC

O Curso de Sociologia da Unifatecie procura incorporar as grandes transformações sociais por meio da formação de um professor dotado de pensamento sociológico analítico-crítico das várias formas de aprendizado e conhecimento das relações reais do mundo contemporâneo. O Curso tem comprometimento com o estudo da realidade mundial e brasileira, dos fenômenos sociais da atualidade (tema sempre atual e cada vez mais relevante), levando em consideração uma sólida formação teórica, histórica e instrumental, atendendo ao pluralismo conceitual e metodológico, em consonância com as diversas correntes do pensamento social e respectivos paradigmas da contemporaneidade. Além disso, dá ênfase no estudo dos significados a que está inserido, destacando a ética, a responsabilidade social, os modelos sociais, as relações de consumo, a indústria cultural e cultura de massa, temas indispensáveis no mundo contemporâneo.

O mercado para Sociólogos está em ascensão. Diferentes áreas estão começando a valorizar a figura desse profissional e, com isso, dar o reconhecimento necessário a essa profissão. A principal habilidade requerida para um sociólogo é a vontade de entender e analisar a sociedade como um todo e, principalmente, a capacidade de reflexão acerca dos fenômenos que moldaram tal círculo social, por meio da significação das relações sociais ao longo do tempo. É essencial que esses profissionais estejam dispostos a estudar e também que tenham senso crítico para lidar com o desafio oriundo da diversidade de pensamento, culturas diversas, gêneros diversos, diferenças e divergências étnicas e culturais, entre outros.
Podendo atuar na Docência: a escolha mais comum para os profissionais formados em sociologia ou ciências sociais é a acadêmica; Pesquisa: Apesar de parecer um campo restrito, existem diversas vertentes na área nas quais esses profissionais podem atuar. Pesquisas demográficas, de etnias, de gênero, de qualidade de vida, entre outras pautas costumam ser coordenadas por sociólogos. Além disso, há também a área de pesquisa de opinião e mercado, que é utilizada nas áreas de comunicação social, como publicidade e propaganda e relações públicas; Serviço público: O serviço público seja ele da esfera federal, estadual ou municipal, depende de análises sociológicas para tomar decisões e atitudes para o bem estar social. Entender a sociedade na qual se lidera como figura pública é essencial, e os sociólogos podem ajudar nessa missão; Consultoria: Compreender os significados que moldam as relações sociais contemporâneas, tem se mostrado como ferramenta diferencial nas demandas empresariais, fazendo com que a atividade de consultoria seja mais uma importante área de atuação para sociólogos. Esse ramo proporciona assessoria para empresas de médio e grande porte, sinalizando melhorias no processo decisório frente às inúmeras demandas das relações sociais no ambiente de trabalho, nas relações comerciais, relações institucionais e relações internacionais, além de auxiliar a dirimir os conflitos sociais.

DISCIPLINAS

  • Educação a Distância: conceitos e ambientação
  • Formação Sociocultural
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • Comunicação e Expressão (NOVA)
  • Fundamentos Históricos e Filosóficos Da Educação
  • PROJETO INTEGRADOR I
  • Psicologia da Educação (NOVA)
  • Políticas Públicas da Educação Básica
  • Prática como Componente Curricular I
  • Sociologia Geral

  *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?