Sociologia

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Licenciatura

Duração

3,5 anos

Resolução MEC

O Curso de Sociologia da Unifatecie procura incorporar as grandes transformações sociais por meio da formação de um professor dotado de pensamento sociológico analítico-crítico das várias formas de aprendizado e conhecimento das relações reais do mundo contemporâneo. O Curso tem comprometimento com o estudo da realidade mundial e brasileira, dos fenômenos sociais da atualidade (tema sempre atual e cada vez mais relevante), levando em consideração uma sólida formação teórica, histórica e instrumental, atendendo ao pluralismo conceitual e metodológico, em consonância com as diversas correntes do pensamento social e respectivos paradigmas da contemporaneidade. Além disso, dá ênfase no estudo dos significados a que está inserido, destacando a ética, a responsabilidade social, os modelos sociais, as relações de consumo, a indústria cultural e cultura de massa, temas indispensáveis no mundo contemporâneo.

Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.

O mercado para Sociólogos está em ascensão. Diferentes áreas estão começando a valorizar a figura desse profissional e, com isso, dar o reconhecimento necessário a essa profissão. A principal habilidade requerida para um sociólogo é a vontade de entender e analisar a sociedade como um todo e, principalmente, a capacidade de reflexão acerca dos fenômenos que moldaram tal círculo social, por meio da significação das relações sociais ao longo do tempo. É essencial que esses profissionais estejam dispostos a estudar e também que tenham senso crítico para lidar com o desafio oriundo da diversidade de pensamento, culturas diversas, gêneros diversos, diferenças e divergências étnicas e culturais, entre outros.
Podendo atuar na Docência: a escolha mais comum para os profissionais formados em sociologia ou ciências sociais é a acadêmica; Pesquisa: Apesar de parecer um campo restrito, existem diversas vertentes na área nas quais esses profissionais podem atuar. Pesquisas demográficas, de etnias, de gênero, de qualidade de vida, entre outras pautas costumam ser coordenadas por sociólogos. Além disso, há também a área de pesquisa de opinião e mercado, que é utilizada nas áreas de comunicação social, como publicidade e propaganda e relações públicas; Serviço público: O serviço público seja ele da esfera federal, estadual ou municipal, depende de análises sociológicas para tomar decisões e atitudes para o bem estar social. Entender a sociedade na qual se lidera como figura pública é essencial, e os sociólogos podem ajudar nessa missão; Consultoria: Compreender os significados que moldam as relações sociais contemporâneas, tem se mostrado como ferramenta diferencial nas demandas empresariais, fazendo com que a atividade de consultoria seja mais uma importante área de atuação para sociólogos. Esse ramo proporciona assessoria para empresas de médio e grande porte, sinalizando melhorias no processo decisório frente às inúmeras demandas das relações sociais no ambiente de trabalho, nas relações comerciais, relações institucionais e relações internacionais, além de auxiliar a dirimir os conflitos sociais.

Capacitar o aluno a atuar no exercício do magistério nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e ao mesmo tempo, dotá-lo de instrumental teórico-metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Neste sentido, busca-se formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis. Ainda, tem como objetivo valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em sociologia em prol de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
ACE - SUSTENTABILIDADE
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
SOCIOLOGIA GERAL
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA
MOVIMENTOS SOCIAIS
ACE - INCLUSÃO
SOCIOLOGIA CLÁSSICA
SOCIOLOGIA BRASILEIRA
POVO, CULTURA E RELIGIÃO
SOCIOLOGIA POLÍTICA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
FILOSOFIA GERAL
HISTÓRIA E TRADIÇÕES RELIGIOSAS
HISTÓRIA ECÔNOMICA GERAL
ACE - CULTURAL
SOCIOLOGIA ECONÔMICA
PROJETOS EDUCATIVOS PARA DIREITOS HUMANOS
POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS
SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III
ANTROPOLOGIA CULTURAL
PROCESSOS AVALIATIVOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM SOCIOLOGIA I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SOCIOLOGIA I
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM SOCIOLOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SOCIOLOGIA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV
ACE - VOLUNTARIADO
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?