O curso combina teoria e prática para formar professores capazes de lecionar tanto em Português quanto em LIBRAS, utilizando metodologias ativas e estratégias inclusivas. A formação abrange linguística, literatura, aquisição da linguagem, ensino de segunda língua, práticas de tradução e interpretação, além de fundamentos da educação bilíngue para surdos. O objetivo é desenvolver competências pedagógicas e didáticas que favoreçam a comunicação e a aprendizagem de todos os alunos.
O profissional formado poderá atuar como professor de Língua Portuguesa e de LIBRAS em diferentes contextos educacionais, incluindo:
- Ensino Fundamental e Médio (público e privado)
- Escolas bilíngues para surdos
- Centros de formação em LIBRAS
- Cursos preparatórios e institutos de idiomas
- Educação a distância (EAD)
- Produção de materiais didáticos acessíveis
- Tradução e interpretação educacional
Com a crescente demanda por profissionais qualificados para a educação inclusiva e bilíngue, há amplas oportunidades de atuação no setor público e privado.
A Formação Pedagógica em Letras – Português e LIBRAS tem como objetivo qualificar profissionais para a docência na Educação Básica, capacitando-os para o ensino da Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O curso visa promover o ensino inclusivo, preparando educadores para atuar com estudantes surdos e ouvintes, fortalecendo a acessibilidade linguística e cultural no ambiente escolar.
DISCIPLINA | CH |
INTRODUÇÃO AO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E LIBRAS | 70 |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 70 |
ESTÁGIO SUPERVISONADO EM LETRAS PORTUGÊS | 400 |
ACE - SUSTENTABILIDADE | 100 |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA | 70 |
LIBRAS I | 70 |
LINGUÍSTICA I | 70 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I | 100 |
PRÁTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM CONTEXTO BILÍNGUE | 70 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 70 |
LIBRAS II | 70 |
LINGUÍSTICA II | 70 |
DIDÁTICA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 70 |
ACE - INCLUSÃO | 100 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II | 100 |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 70 |
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE E SEMÂNTICA | 70 |
LIBRAS III | 70 |
LINGUÍSTICA III | 70 |
HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA LITERATURA SURDA | 70 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III | 100 |
LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA | 70 |
LIBRAS IV | 70 |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 70 |
CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA | 70 |
PROCESSOS AVALIATIVOS | 70 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV | 100 |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.


Diferenciais Competitivos
- Formação especializada para a docência bilíngue, atendendo à necessidade de inclusão linguística.
- Metodologias inovadoras voltadas para o ensino de Português e LIBRAS.
- Ênfase no ensino da LIBRAS como primeira e segunda língua.
- Capacitação para atuação em diferentes modalidades de ensino (presencial, híbrido e EAD).
- Contribuição para a educação inclusiva e acessibilidade nas instituições de ensino.