Formação Pedagógica em Letras-Português Inglês

Modalidade

Formação Pedagógica

Habilitação

Formação Pedagógica

Duração

6 meses

Resolução MEC

A estrutura curricular do curso combina fundamentos teóricos e atividades práticas que preparam o profissional para atuar no ensino de Português e Inglês. A formação inclui estudos sobre linguística, literatura, metodologias de ensino, avaliação da aprendizagem e o uso de tecnologias educacionais. Além disso, o curso promove a reflexão crítica sobre os desafios do ensino de línguas no contexto atual, enfatizando abordagens inovadoras para a sala de aula.

O profissional formado estará apto a atuar como professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa nos ensinos Fundamental e Médio, tanto na rede pública quanto na privada. Além da docência, há oportunidades em áreas como:

  • Produção de materiais didáticos
  • Revisão e correção de textos
  • Educação bilíngue
  • Cursos de idiomas
  • Educação a distância (EAD)
  • Desenvolvimento de projetos pedagógicos

Com a crescente demanda por profissionais qualificados para o ensino de inglês e o incentivo à educação bilíngue no Brasil, as oportunidades para atuação na área estão em expansão.

A Formação Pedagógica em Letras – Português e Inglês tem como objetivo qualificar profissionais para a docência na Educação Básica, capacitando-os para o ensino da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa. O curso proporciona conhecimentos teóricos e metodológicos voltados ao ensino de línguas, desenvolvendo competências pedagógicas, didáticas e comunicacionais essenciais para a prática docente.

DISCIPLINASC.H.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO100
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL/POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA100
PRÁTICA PEDAGÓGICAS I (PRÁTICA DE ENSINO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL)100
PRÁTICA PEDAGÓGICAS III (PRÁTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA)100
LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA100
LÍNGUA INGLESA I100
LÍNGUA INGLESA II100
LÍNGUA INGLESA III100
PRÁTICA PEDAGÓGICAS II (PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO)100
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO100
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA/LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS100
DIDÁTICA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO/ CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM200

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Diferenciais Competitivos

  • Formação específica para a docência de duas línguas, ampliando as oportunidades de trabalho.
  • Metodologias ativas e inovadoras, preparando o professor para desafios contemporâneos na educação.
  • Ênfase no uso de tecnologias educacionais e práticas interativas.
  • Estágio supervisionado e projetos que integram teoria e prática.
  • Possibilidade de atuação em diferentes modalidades de ensino (presencial, híbrido e EAD).
Olá! Como podemos te ajudar?