A estrutura curricular do curso combina fundamentos teóricos e atividades práticas que preparam o profissional para atuar no ensino de Português e Inglês. A formação inclui estudos sobre linguística, literatura, metodologias de ensino, avaliação da aprendizagem e o uso de tecnologias educacionais. Além disso, o curso promove a reflexão crítica sobre os desafios do ensino de línguas no contexto atual, enfatizando abordagens inovadoras para a sala de aula.
O profissional formado estará apto a atuar como professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa nos ensinos Fundamental e Médio, tanto na rede pública quanto na privada. Além da docência, há oportunidades em áreas como:
- Produção de materiais didáticos
- Revisão e correção de textos
- Educação bilíngue
- Cursos de idiomas
- Educação a distância (EAD)
- Desenvolvimento de projetos pedagógicos
Com a crescente demanda por profissionais qualificados para o ensino de inglês e o incentivo à educação bilíngue no Brasil, as oportunidades para atuação na área estão em expansão.
A Formação Pedagógica em Letras – Português e Inglês tem como objetivo qualificar profissionais para a docência na Educação Básica, capacitando-os para o ensino da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa. O curso proporciona conhecimentos teóricos e metodológicos voltados ao ensino de línguas, desenvolvendo competências pedagógicas, didáticas e comunicacionais essenciais para a prática docente.
DISCIPLINAS | C.H. |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 100 |
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL/POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 100 |
PRÁTICA PEDAGÓGICAS I (PRÁTICA DE ENSINO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL) | 100 |
PRÁTICA PEDAGÓGICAS III (PRÁTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA) | 100 |
LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA | 100 |
LÍNGUA INGLESA I | 100 |
LÍNGUA INGLESA II | 100 |
LÍNGUA INGLESA III | 100 |
PRÁTICA PEDAGÓGICAS II (PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO) | 100 |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO | 100 |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA/LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 100 |
DIDÁTICA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO/ CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 200 |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.


Diferenciais Competitivos
- Formação específica para a docência de duas línguas, ampliando as oportunidades de trabalho.
- Metodologias ativas e inovadoras, preparando o professor para desafios contemporâneos na educação.
- Ênfase no uso de tecnologias educacionais e práticas interativas.
- Estágio supervisionado e projetos que integram teoria e prática.
- Possibilidade de atuação em diferentes modalidades de ensino (presencial, híbrido e EAD).