A estrutura curricular do curso combina fundamentos teóricos e atividades práticas que preparam o profissional para atuar no ensino de Português e Inglês. A formação inclui estudos sobre linguística, literatura, metodologias de ensino, avaliação da aprendizagem e o uso de tecnologias educacionais. Além disso, o curso promove a reflexão crítica sobre os desafios do ensino de línguas no contexto atual, enfatizando abordagens inovadoras para a sala de aula.
O profissional formado estará apto a atuar como professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa nos ensinos Fundamental e Médio, tanto na rede pública quanto na privada. Além da docência, há oportunidades em áreas como:
- Produção de materiais didáticos
- Revisão e correção de textos
- Educação bilíngue
- Cursos de idiomas
- Educação a distância (EAD)
- Desenvolvimento de projetos pedagógicos
Com a crescente demanda por profissionais qualificados para o ensino de inglês e o incentivo à educação bilíngue no Brasil, as oportunidades para atuação na área estão em expansão.
A Formação Pedagógica em Letras – Português e Inglês tem como objetivo qualificar profissionais para a docência na Educação Básica, capacitando-os para o ensino da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa. O curso proporciona conhecimentos teóricos e metodológicos voltados ao ensino de línguas, desenvolvendo competências pedagógicas, didáticas e comunicacionais essenciais para a prática docente.
DISCIPLINA | CH |
INTRODUÇÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS | 70 |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 70 |
LEITURA E TRADUÇÃO EM LÍNGUA INGLESA | 70 |
ESTÁGIO SUPERVISONADO EM LETRAS PORTUGÊS INGLES | 400 |
ACE - SUSTENTABILIDADE | 100 |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA | 70 |
LITERATURAS EM LINGUA INGLESA | 70 |
LINGUA INGLESA I | 70 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I | 100 |
PRÁTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM CONTEXTO BILÍNGUE | 70 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 70 |
LINGUA INGLESA II | 70 |
LINGUISTICA I | 70 |
DIDÁTICA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 70 |
ACE - INCLUSÃO | 100 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II | 100 |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 70 |
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE E SEMÂNTICA | 70 |
LINGUA INGLESA III | 70 |
LINGUISTICA II | 70 |
LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA | 70 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III | 100 |
LÍNGUA PORTUGUESA: FONÉTICA E FONOLOGIA | 70 |
LINGUISTICA III | 70 |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 70 |
PRÁTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA | 70 |
CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA | 70 |
PROCESSOS AVALIATIVOS | 60 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV | 100 |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.


Diferenciais Competitivos
- Formação específica para a docência de duas línguas, ampliando as oportunidades de trabalho.
- Metodologias ativas e inovadoras, preparando o professor para desafios contemporâneos na educação.
- Ênfase no uso de tecnologias educacionais e práticas interativas.
- Estágio supervisionado e projetos que integram teoria e prática.
- Possibilidade de atuação em diferentes modalidades de ensino (presencial, híbrido e EAD).