Formação Pedagógica em Letras-Português Inglês

Modalidade

Formação Pedagógica

Habilitação

Formação Pedagógica

Duração

6 meses

Resolução MEC

A estrutura curricular do curso combina fundamentos teóricos e atividades práticas que preparam o profissional para atuar no ensino de Português e Inglês. A formação inclui estudos sobre linguística, literatura, metodologias de ensino, avaliação da aprendizagem e o uso de tecnologias educacionais. Além disso, o curso promove a reflexão crítica sobre os desafios do ensino de línguas no contexto atual, enfatizando abordagens inovadoras para a sala de aula.

O profissional formado estará apto a atuar como professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa nos ensinos Fundamental e Médio, tanto na rede pública quanto na privada. Além da docência, há oportunidades em áreas como:

  • Produção de materiais didáticos
  • Revisão e correção de textos
  • Educação bilíngue
  • Cursos de idiomas
  • Educação a distância (EAD)
  • Desenvolvimento de projetos pedagógicos

Com a crescente demanda por profissionais qualificados para o ensino de inglês e o incentivo à educação bilíngue no Brasil, as oportunidades para atuação na área estão em expansão.

A Formação Pedagógica em Letras – Português e Inglês tem como objetivo qualificar profissionais para a docência na Educação Básica, capacitando-os para o ensino da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa. O curso proporciona conhecimentos teóricos e metodológicos voltados ao ensino de línguas, desenvolvendo competências pedagógicas, didáticas e comunicacionais essenciais para a prática docente.

DISCIPLINACH
INTRODUÇÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS70
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO70
LEITURA E TRADUÇÃO EM LÍNGUA INGLESA70
ESTÁGIO SUPERVISONADO EM LETRAS PORTUGÊS INGLES400
ACE - SUSTENTABILIDADE100
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA70
LITERATURAS EM LINGUA INGLESA70
LINGUA INGLESA I70
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I100
PRÁTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM CONTEXTO BILÍNGUE70
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS70
LINGUA INGLESA II70
LINGUISTICA I70
DIDÁTICA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO70
ACE - INCLUSÃO100
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II100
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM70
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE E SEMÂNTICA70
LINGUA INGLESA III70
LINGUISTICA II70
LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA70
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III100
LÍNGUA PORTUGUESA: FONÉTICA E FONOLOGIA70
LINGUISTICA III70
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA70
PRÁTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA70
CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA70
PROCESSOS AVALIATIVOS60
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV100

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Diferenciais Competitivos

  • Formação específica para a docência de duas línguas, ampliando as oportunidades de trabalho.
  • Metodologias ativas e inovadoras, preparando o professor para desafios contemporâneos na educação.
  • Ênfase no uso de tecnologias educacionais e práticas interativas.
  • Estágio supervisionado e projetos que integram teoria e prática.
  • Possibilidade de atuação em diferentes modalidades de ensino (presencial, híbrido e EAD).
Olá! Como podemos te ajudar?