O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais tem como proposta desenvolver em seus alunos habilidades empreendedoras e de gerenciamento, liderança, análise e organização de estratégias e tomada de decisões de acordo com a demanda em determinadas áreas profissionais, gerenciando recursos disponíveis de forma otimizada, criando planos de negócio ou até mesmo desenvolver e gerenciar sua própria empresa.
O Tecnólogo em Processos Gerenciais aplica conhecimentos administrativos para organizar e gerenciar com eficiência e lucratividade qualquer tipo de empresa ou negócio.
Esse profissional planeja e dirige os recursos materiais e financeiros de companhias, bancos e escritórios, por exemplo. Gerencia o patrimônio empresarial e os funcionários, lida com orçamentos e investimentos e cuida do estoque de matérias-primas ou produtos finais e também estará capacitado a exercer seu talento empreendedor, através de um negócio próprio.
O curso de graduação em PROCESSOS GERENCIAIS da UNIFATECIE tem o intuito de formar profissionais qualificados e conscientes de sua participação nos processos de transformação da sociedade, capazes de atender às demandas sociais e ao desenvolvimento econômico e científico, com visão crítica e capacidade empreendedora, tornando-se atores históricos, capazes de promover a interação entre o saber acadêmico e a sociedade.
Profissionais comprometidos e preparados para o desempenho das funções que podem ser ocupadas por gestores com visão estratégica e capacidade de desenvolver, executar e controlar as organizações sejam elas de serviços, comércio ou indústria, com postura ética e inovadora, bem como, capacidade técnica, para enfrentar as dificuldades impostas pelo exercício da profissão, compreender, desenvolver e implantar projetos nas áreas: comercial, financeira, de pessoal, produção e logística, de forma a contribuir com o desenvolvimento da sociedade e das organizações.
INTRODUÇÃO AO CURSO DE PROCESSOS GERENCIAIS |
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO |
ACE - SUSTENTABILIDADE |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO |
LOGÍSTICA EMPRESARIAL |
ECONOMIA |
GESTÃO DA QUALIDADE |
MARKETING DIGITAL |
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL |
MAPEAMENTO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS |
NEGÓCIOS ELETRÔNICOS |
PROJETO INTEGRADOR I |
FUNDAMENTOS DO MARKETING |
DIREITO EMPRESARIAL |
EMPREENDEDORISMO |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO |
GESTÃO ORÇAMENTÁRIA |
GESTÃO DE PESSOAS |
MATEMÁTICA FINANCEIRA |
ACE - INCLUSÃO |
AVALIAÇÃO INTEGRADA I - PROCESSOS GERENCIAIS |
PROJETO INTEGRADOR II |
GESTÃO DE CUSTOS |
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS |
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMÔNIO |
ATIVIDADE COMPLEMENTAR |
C/H TOTAL: 2.000h *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.


METODOLOGIA DE ENSINO CURSOS DE GRADUAÇÃO EAD
O curso de graduação ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD) adota uma abordagem metodológica híbrida com 10% de sua carga horária presencial. Esta metodologia, flexível e inovadora, é centrada na aprendizagem ativa do estudante. Todas as atividades foram estruturadas em conformidade com a nova legislação vigente (Decreto nº 12.456/2025), e estão em processo de implantação gradual nos próximos dois anos. O Curso de graduação EAD da UniFatecie contempla múltiplas estratégias de ensino-aprendizagem, articuladas entre ambientes virtuais, atividades presenciais e vivências educacionais na localidade do aluno.
A metodologia está organizada nos seguintes eixos:
1. Disciplinas Assíncronas
A maior parte da carga horária são de disciplinas assíncronas as quais são ofertadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com acesso a videoaulas gravadas, conteúdos digitais interativos, atividades formativas e avaliativas. O estudante tem autonomia para organizar seu ritmo de estudo dentro dos prazos definidos no calendário acadêmico, promovendo flexibilidade e protagonismo na construção do conhecimento. As atividades são acompanhadas por tutores e professores responsáveis que asseguram o suporte pedagógico e a mediação didática. Essas atividades compõem a carga horária definida no Projeto Pedagógico do Curso e se articulam com momentos presenciais ou síncronos, em conformidade com o novo marco regulatório da Educação a Distância.
2. Disciplinas Síncronas
As disciplinas com 100% de carga horária síncrona ocorrem em tempo real por meio de plataforma digital, com encontros virtuais ao vivo entre professores e estudantes. Nesses momentos, são desenvolvidas exposições dialogadas, resolução de problemas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e outras práticas interativas que favorecem a participação ativa e a construção coletiva do saber.
Para assegurar a qualidade dessas interações, organizamos cada turma de atividades síncronas mediadas por professor ou mediador pedagógico, conforme estabelece o novo marco regulatório da Educação a Distância, permitindo acompanhamento mais próximo e maior efetividade no processo de aprendizagem.
3. Projetos Integradores
Os Projetos Integradores são disciplinas realizadas de forma síncrona e buscam promover a articulação entre teoria e prática a partir da realidade do aluno. Cada projeto é vinculado a uma temática interdisciplinar e exige a execução de atividades de campo na cidade, bairro, comunidade ou ambiente de trabalho do estudante. Estas ações são planejadas com base em problemas reais e são documentadas por meio de relatórios, registros audiovisuais e reflexões críticas.
4. Atividades de Extensão
Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 7/2018 e com o novo marco do EaD, o curso dedica 10% de sua carga horária total às atividades de extensão. Essas ações são realizadas presencialmente pelo estudante junto à comunidade local em que reside, promovendo a troca de saberes e a responsabilidade social. As atividades contam com orientação de professores e envolvem projetos de intervenção, oficinas, campanhas educativas, entre outros, sendo registradas em relatórios e avaliados institucionalmente.
5. Avaliações Presenciais
Cada componente curricular obrigatório possui avaliação presencial ao final de seu ciclo a cada dez semanas. As provas são aplicadas em polos de apoio presencial previamente definidos pelo aluno, assegurando a integridade e a validade dos processos avaliativos, conforme exigido pela nova regulamentação. O cronograma de avaliações é divulgado com antecedência e os alunos recebem orientações para seu comparecimento. As avaliações estão sendo gradualmente implantadas com abrangência total prevista a partir de abril 2026. As provas serão realizadas trimestralmente.
6. Implantação Gradual
Toda a estrutura metodológica está sendo implantada em consonância com as diretrizes do Decreto nº 12.456/2025 e da Portaria MEC nº 381/2025. O processo de implantação será realizado gradualmente até maio de 2027, sendo que todas as atualizações são informadas previamente aos estudantes.
Resumo Simplificado:
Disciplinas Assíncronas e Síncronas
No 1º módulo do curso, os estudantes terão aulas síncronas e atividades realizadas de forma remota. Não haverá prova presencial, pois este é um módulo introdutório de acolhimento, que acontecerá de 15/09/2025 a 02/04/2026.
Todos os módulos contarão com duas disciplinas assíncronas. Além disso:
· Nos módulos 01 e 05 iniciam-se as disciplinas síncronas anuais, que se estenderão durante todo o ano letivo.
· No módulo 05 haverá disciplina síncrona modular, além das duas assíncronas.
Prova Presencial
A partir do módulo 2-2026 as provas serão realizadas presencialmente nos polos e mega polos.
Estágio Supervisionado
Não se aplica.
Atividades de Extensão
Serão realizadas nos módulos 06 e 08 respectivamente nas disciplinas de ACE Sustentabilidade e ACE Inclusão.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Não se aplica.