Especialização em Engenharia de Software

Duração

04 meses

Resolução MEC

A Especialização em Engenharia de Software visa formar profissionais altamente qualificados para conceber, desenvolver, implementar e manter sistemas de software de alta qualidade e complexidade. O objetivo principal é equipar os profissionais com as ferramentas e conhecimentos necessários para atender às demandas cada vez mais exigentes do mercado de tecnologia. Adicionalmente, o curso visa desenvolver a capacidade de projetar e implementar arquiteturas de software escaláveis, robustas e seguras, considerando os requisitos do sistema e as tecnologias disponíveis, além de capacitar os profissionais a planejar, executar e acompanhar projetos de desenvolvimento de software, utilizando ferramentas e metodologias de gestão de projetos.

O mercado de trabalho para profissionais com Especialização em Engenharia de Software apresenta um cenário altamente promissor e continua a se expandir continuamente. A transformação digital que as empresas estão vivenciando, impulsionada pela crescente importância da tecnologia em todos os setores, torna esses profissionais altamente requisitados, abrindo oportunidades em diversas áreas, tais como:

• Desenvolvimento de software: Criação de novos sistemas e aplicativos.
  • Manutenção de software: Atualização e correção de sistemas existentes.
  • Gerenciamento de projetos de software: Liderança de equipes de desenvolvimento.
  • Consultoria em tecnologia: Oferecimento de serviços de consultoria para empresas.
  • Pesquisa e desenvolvimento: Criação de novas tecnologias e soluções inovadoras.
  • Ciência de dados: Análise de grandes volumes de dados para extrair insights e tomar decisões estratégicas.
  • Inteligência artificial: Desenvolvimento de sistemas inteligentes capazes de aprender e tomar decisões autônomas.

A Especialização em Engenharia de Software se diferencia por oferecer um currículo que abrange as últimas tendências e tecnologias do setor, preparando os alunos para os desafios contemporâneos da indústria, além de estimular o pensamento crítico e a inovação, capacitando os alunos a criar soluções eficazes para desafios complexos em software. Esses aspectos fazem do programa uma opção atrativa para quem deseja se destacar em um setor em constante evolução.

Mód.  01  ENGENHARIA DE SOFTWARE: ANÁLISE DE REQUISITOS 38h
ANÁLISE ORIENTADA A OBJETOS 38h
Mód.  02 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS 38h
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET 38h
REDES COMPUTACIONAIS E SEGURANÇA 38h
Mód.  03 SISTEMAS OPERACIONAIS 38h
ENGENHARIA DE SOFTWARE 38h
Mód.  04 GERÊNCIA DE PROJETOS EM TI 38h
BANCOS DE DADOS 38h
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 38h
C/H Total 380h

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Público-alvo: A pós-graduação é voltada para profissionais com ensino superior de graduação completo, que desejam aperfeiçoar suas habilidades ou adquirir conhecimentos na área.

Olá! Como podemos te ajudar?