O curso Semipresencial oferece formação teórica e prática alinhada ao mercado, unindo flexibilidade do EAD à interação presencial. As disciplinas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, com aulas gravadas, materiais de apoio e encontros ao vivo para debates e aprofundamento. Há aulas práticas em laboratórios no megapolo e ambientes profissionais, além de encontros presenciais previamente agendados para atividades vinculadas à profissão.
A metodologia utiliza estratégias ativas, integrando momentos online e presenciais, com tutoria e acompanhamento individual. Os cursos contemplam um calendário modular onde organiza aulas, práticas e avaliações, e um sistema de agendamento garante planejamento das atividades presenciais, como provas e aulas práticas. Professores qualificados e tutores especializados oferecem suporte acadêmico e técnico contínuo, assegurando qualidade e credibilidade ao processo formativo.
O futuro profissional poderá atuar com competência em instituições escolares e extraescolares, públicas, privadas ou comunitárias. Assim sendo, o campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:
Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;
Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e extraescolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
O curso de licenciatura em pedagogia tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuarem no campo educacional, especialmente no âmbito da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Os licenciados em pedagogia são preparados para compreender as teorias pedagógicas, desenvolver práticas educativas inovadoras, promover a aprendizagem significativa, e atuar de forma reflexiva e crítica na construção de ambientes educacionais inclusivos. Além disso, o curso visa fornecer as ferramentas necessárias para a gestão escolar e para o entendimento das diversas realidades sociais, culturais e individuais presentes nos contextos educacionais, buscando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.
| INTRODUÇÃO AO CURSO DE PEDAGOGIA |
| FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E SUSTENTÁVEL |
| PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
| DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DOCENTE |
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO E AMBIENTAÇÃO EM CONTEXTO EDUCACIONAIS - PEDAGOGIA |
| CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
| FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
| POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
| DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
| PROCESSOS AVALIATIVOS |
| EDUCAÇÃO E TRABALHO |
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO DIRIGIDA E APOIO À GESTÃO ESCOLAR - PEDAGOGIA |
| DIREITO EDUCACIONAL |
| SOCIOLOGIA GERAL |
| EIXOS INTEGRADOS DA PRÁTICA EDUCATIVA |
| EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
| ACE - EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL |
| PRÁTICA INTEGRADORA - GAMIFICAÇÃO NO ENSINO - PEDAGOGIA |
| PRODUÇÃO TEXTUAL |
| METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
| ESTADO, POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO |
| ACE - EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
| PRÁTICA INTEGRADORA - APREDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) - PEDAGOGIA |
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
| FILOSOFIA GERAL |
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO ASSISTIDA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - PEDAGOGIA |
| LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DIGITAL E ENSINO HÍBRIDO |
| ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO |
| DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA |
| SABERES TRANSVERSAIS PARA A DOCÊNCIA |
| ACE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EDUCACIONAL |
| PRÁTICA INTEGRADORA - ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS DIGITAIS - PEDAGOGIA |
| FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS |
| FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA |
| LABORATÓRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CONTEXTO ESCOLAR |
| GESTÃO EDUCACIONAL |
| FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
| ACE - CIDADANIA E DIVERSIDADE |
| PRÁTICA INTEGRADORA - APRENDIZAGEM COOPERATIVA E CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO - PEDAGOGIA |
| LITERATURA INFANTO JUVENIL |
| LÚDICO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE REGÊNCIA, GESTÃO E PESQUISA NO ENSINO E APRENDIZAGEM - PEDAGOGIA |
| LABORATÓRIO DE LIBRAS: COMUNICAÇÃO INCLUSIVA |
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - PEDAGOGIA |
| FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA |
| CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA |
| EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA: TEORIA E ATUALIDADE |
| ACE - CULTURA E DIVERSIDADE |
| PRÁTICA INTEGRADORA - SALA DE AULA INVERTIDA - PEDAGOGIA |
| NEUROPSICOPEDAGOGIA |
| EDUCAÇÃO ESPECIAL: ASPECTOS LEGAIS/ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
| LABORATÓRIO DE RETÓRICA, ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO EFICAZ |
| FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
| EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES |
| ACE - VOLUNTARIADO SOCIAL |
| PRÁTICA INTEGRADORA - RETÓRICA E ORATÓRIA - PEDAGOGIA |
| PSICOMOTRICIDADE: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS |
| ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR |
| ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES |
"A matriz curricular pode ser alterada a qualquer momento para atender a atualizações acadêmicas ou exigências legais." *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.