Engenharia Ambiental e Sanitária [HÍBRIDO]

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Bacharelado

Duração

5 anos

Resolução MEC

Resolução Consuni Nº 010, de 01/12/2020

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária objetiva a manutenção e o aprimoramento de profissionais engajados na proteção e preservação dos recursos naturais. O profissional engenheiro ambiental e sanitarista poderá atuar nas esferas públicas e privadas, principalmente na resolução dos diversos problemas ambientais, inerentes à atividade antrópica.

Formar engenheiros nas áreas de engenharia sanitária e ambiental, com sólida base de conhecimentos científicos, dotado de consciência ética, política, com visão crítica e global da conjuntura econômica, social, política e cultural da região onde atua. O profissional formado deverá estar apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, utilizando racionalmente os recursos disponíveis e conservando o equilíbrio ambiental.

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária é a porta de entrada para as carreiras mais promissoras nos próximos anos. O gestor de resíduos é um dos maiores exemplos, pois atua no tratamento dado ao lixo. Produzindo toneladas todos os dias, a busca por soluções sustentáveis é uma preocupação urgente.

O egresso do curso também pode atuar como gestor de ecorrelações, um cargo relativamente novo, mas muito valorizado. Neste posto, a função do profissional é fazer o intermédio entre engenheiros, administradores, governos e ONGs ambientais buscando soluções sustentáveis econômica e ambientalmente.

Independente da nomenclatura ou cargo assumido pelo gestor ambiental, sua presença é cada vez mais marcante em empresas e governos. A necessidade de preservar recursos atinge a produção e, portanto, a economia. Assim, essa é uma questão tratada com prioridade, refletindo em um mercado favorável.

O curso de Engenharia Ambiental da UniFatecie oferece uma matriz curricular que atende as resoluções do Ministério da Educação, aos requisitos definidos nas legislações e resoluções do conselho profissional (Sistema CONFEA/CREA) e aos conhecimentos que os egressos necessitarão no mercado de trabalho.

As Diretrizes Curriculares dos cursos de Engenharia estão definidas na Resolução Nº 2, de 24 de abril de 2019. O curso de Engenharia Ambiental foi pensado para que o egresso desenvolva as competências e habilidades que se espera de um profissional capacitado para enfrentar os desafios de sua carreira.

Os conteúdos curriculares estão divididos em três grupos: básico, profissionais e específicos. As diretrizes curriculares exigem que os alunos se familiarizem com assuntos como: Administração, economia, metodologia científica, empreendedorismo, sustentabilidade, matemática, expressão gráfica, fenômeno de transportes, mecânica dos sólidos, entre outros. Tais conteúdos se enquadram no grupo básico.

Assuntos que fornecem a base para temas específicos da Engenharia Ambiental, como gerenciamento de recursos naturais, ecologia geral e microbiologia, epidemiologia e controle de pragas urbanas, hidrologia e drenagem urbana, gestão de projetos, entre outras, se enquadram no grupo profissionalizante.

Já as disciplinas mais aplicadas como licenciamento ambiental, topografia e georreferenciamento, planejamento urbano e plano diretor, projeto do sistema de tratamento de água para abastecimento, projeto de instalações, entre outras, se enquadram no grupo específico.

Como parte da integralização das componentes curriculares, o discente ainda passará pelo desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, cumprimento do estágio supervisionado obrigatório e a realização das atividades complementares.

Todos estes conteúdos e atividades, além de outras, serão abordados ao longo dos 10 semestres do curso de Engenharia Ambiental da UniFatecie, articulando as legislações e necessidades profissionais ao desenvolvimento das competências e habilidades. Não tenha dúvida de que ofereceremos um curso de excelência para atender a todas as expectativas.

1º ANO DISCIPLINAS
Mód. 00 Educação a Distância: Conceitos e Ambientação
Mód. 01 Formação Socio Cultural
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Mód. 02 Comunicação e Expressão
Bases Biológicas
PI PI - Introdução a Profissão e Empreendedorismo
Mód. 03 Expressão Gráfica e Desenho Universal
Métodos Quantitativos Matemáticos
Mód. 04 Metodologia da Pesquisa
Empreendedorismo
2º ANO DISCIPLINAS
Mód. 05 Cálculo
Química Geral
Mód. 06 Geometria Analítica e Álgebra Linear e Vetorial
Microbiologia Geral e Biossegurança
Física: Eletromagnetismo, Ótica e Termondinâmica
PI PI - Estudo  de Projeto
Mód. 07 Topografia e Geoprocessamento
Ciência e Tecnologia dos Materiais
Mód. 08 Botânica
Resistência dos Materiais
3º ANO DISCIPLINAS
Mód. 09 Mecânica dos Solos
Geologia e Mineralogia
Mód. 10 Materiais de Construção
Bioquímica
PI Projeto Integrador
Mód. 11 Ecologia Geral
Mecânica dos Fluídos e Hidráulica
Mód. 12 Física: Estática e Cinemática
Agrometeorologia e Climatologia
4º ANO DISCIPLINAS
Mód. 13 Avaliação e Recuperação de Áreas Degradadas
Licenciamento Ambiental
Mód. 14 Hidrologia
Barragens e Obras em Terra
PI Projeto Integrador
Mód. 15 Métodos Quantitativos Estatísticos
Avaliações e Perícias
Mód. 16 Gestão Ambiental
Instalações Hidrosanitárias e de Incêndio
5º ANO DISCIPLINAS
Mód. 17 Gerenciamento de Recursos Naturais
Gerenciamento de Unidades de Conservação
Mód. 18 Ergonomia e Segurança no Trabalho
Saneamento Ambiental
Mód. 19 Trabalho de Conclusão de Curso
Estágio Supervisionado

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?