Psicopedagogia

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Bacharelado

Duração

4 anos

Resolução MEC

A Unifatecie tem como proposta formar um profissional para atuar preventivamente nas escolas, nos cursos de formação, auxiliando o professor nas condições de aprendizagem dos alunos. De forma curativa atender as crianças e adolescentes com distúrbios de aprendizagem. E de forma preventiva, como profissional, nas instituições escolares, colaborar de forma integrada no planejamento escolar, realizando atividades de intervenções psicopedagógicos. Na construção do perfil profissional do psicopedagogo, na ótica da interdisciplinaridade, participar como elemento atuante nas definições das funções profissionais frente ao ato pedagógico de aprender. Participar ainda na escola, nas situações de insucesso escolar, mobilizando condições pedagógicas para intervenção. Considerado hoje, o profissional do futuro, o psicopedagogo tem também como função, melhorar os mecanismos de aprendizagens em crianças e adolescentes.

As Competências, Atitudes e Habilidades, que fazem parte das ações do psicopedagogo, expressam a importância em avaliar o potencial educativo do aluno nas áreas das habilidades e potencialidades relacionadas aos aspectos cognitivos e afetivos, emocionais e corporais. O campo de atuação é vasto, a Psicopedagogia se encontra presente praticamente em todas as áreas da atividade humana, tendo um destaque maior, devido a sua tradição, a Psicopedagogia na clínica, na escola, nas empresas, no hospital e nas instituições educativas de um modo geral. Em relação a sua terapêutica, a Psicopedagogia deve identificar analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.

1º ANO 1º ANO
0.0 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
1.1 FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
1.2 SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
2.1 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
2.2 FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
PI PROJETO INTEGRADOR I
3.1 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (NOVA)
3.2 POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
4.1 METODOLOGIA DA PESQUISA
4.2 SOCIOLOGIA GERAL
2º ANO  
MÓDULO.DISCIPLINA  
1.1 FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOPEDAGOGIA
1.2 DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
1.3 NEUROPSICOPEDAGOGIA
2.1 PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO MOTOR
2.2 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO
PROJETO INTEGRADOR II PROJETO INTEGRADOR II
3.1 POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE
3.2 HIPERATIVIDADE / TDA
4.1 TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
4.2 AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
4.3 TÉCNICAS PROJETIVAS E ENTREVISTAS PSICOPEDAGÓGICAS
3º ANO  
MÓDULO.DISCIPLINA  
1.1 PATOLOGIA GERAL E CLÍNICA
1.2 AVALIAÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
1.3 NEUROFISIOLOGIA DA APRENDIZAGEM E MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS
2.1 DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS DIVERSAS FAIXAS GERACIONAIS
2.2 DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA
2.3 LUDICIDADE NOS PROCESSOS PSICOPEDAGÓGICOS
PI PROJETO INTEGRADOR III
3.1 INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM MATEMÁTICA
3.2 ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA
4.1 PSICOPEDAGOGIA NA FAMÍLIA: ABORDAGEM COMPORTAMENTAL
4.2 LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
4º ANO  
MÓDULO.DISCIPLINA  
1.1 ESTÁGIO
1.2 ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
2.1 PSICOLOGIA E SEXUALIDADE
2.2 EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
3.1 TCC
OPTATIVAS
  ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
  PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS
  EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
  GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS

  *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?