Jogos Digitais [NOVO]

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Tecnólogo

Duração

2 anos

Resolução MEC

O curso forma profissionais para atuarem de forma competente e transformadora no mercado de trabalho de Jogos Digitais. Os alunos são preparados para definir as estratégias em projetos de entretenimento, desenvolver seus personagens e ambientes de interação, desenvolvendo jogos de aventura, de ação, de simulação 2D e 3D, educativos entre outros gêneros, dominando as plataformas e ferramentas usadas neste mercado.

Os objetivos do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais foram concebidos e implementados buscando coerência, análise sistêmica e global, observados os aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional.

Neste contexto, ao se definir o escopo do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, foram definidos o perfil profissional a ser formado pela UniFatecie e os principais objetivos pautados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.

Objetivo Geral:

O Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais tem como objetivo a formação profissional e cidadã de dos alunos para atuarem no estudo e análise do mercado, com profunda visão crítica e holística dos ambientes de sistemas, afim de planejar e propor estratégias para as organizações se conectarem com as profundas mudanças sociais e econômicas e sobretudo as necessidades e desejos dos consumidores em consonância com as demandas socioambientais.

Objetivos Específicos:

Os objetivos específicos do Curso Superior de Tecnologia de Jogos Digitais foram definidos a partir de áreas de atuação, e, seguem descritos sequencialmente:

  • Utilizar os métodos para criar, projetar, implementar, testar, implantar e manter jogos digitais de gêneros diversos em plataformas computacionais;

  • Gerenciar projetos de jogos digitais;

  • Desenvolver jogos educativos, de aventura, de ação, de simulação 2D e 3D, entre outros;

  • Avaliar ferramentas adequadas para desenvolvimento jogos digitais;

  • Criar roteiros, cenários, personagens;

  • Compor equipes de projetos na área de Jogos Digitais;

  • Aplicar Inteligência Artificial aplicado ano desenvolvimento de Jogos Digitais.

Com este cenário o Curso Superior de Tecnologia de Jogos Digitais busca concretizar as Catálogo nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e possibilitar que o acadêmico possa reconhecer em seu futuro mercado de trabalho as necessidades de cada realidade local e regional.

Trabalhe tanto no desenvolvimento quanto na gestão de projetos de jogos, em equipe ou isoladamente, desde a criação de roteiros e modelagem de personagens e até a interação com bancos de dados. Você poderá atuar como autônomo, empreendedor ou em empresas produtoras de jogos digitais.

DISCIPLINAS:

1º ANO DISCIPLINA CH (ha)
0.0 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO 100
1.1 FORMAÇÃO SÓCIO CULTURAL 100
1.2 SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL 100
2.1 GESTÃO E GOVERNANÇA EM TI 100
2.2 MEIOS DE EXPRESSÃO 100
2.2 SISTEMAS OPERACIONAIS 100
PI PROJETO INTEGRADOR I 50
3.1 EXPRESSÃO GRÁFICA E DESENHO UNIVERSAL 100
3.1 ALGORITMO E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO 100
3.2 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS 100
4.1 GERÊNCIA DE PROJETOS EM TI 100
4.2 EMPREENDEDORISMO 100
  SUBTOTAL 1150
     
2º ANO DISCIPLINA CH (ha)
1.1 DESENHO E MODELAGEM DE CENÁRIOS 100
1.2 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS EM JAVA 100
2.1 REDES E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 100
2.1 PROCESSO CRIATIVO 100
2.2 PROGRAMAÇÃO PARA A INTERNET 100
2.2 FOTOGRAFIA 100
3.1 ENGENHARIA DE SOFTWARE: ANÁLISE DE REQUISITOS 100
3.2 PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS 100
3.2 EDIÇÃO DE AUDIOVISUAL 100
PI.II PROJETO INTEGRADOR II 50
4.1 ESTRUTURA DE DADOS 100
4.2 DESENVOLVIMENTO WEB JAVASCRIP E FRAMEWORKS 100
4.2 ROTEIROS 100
     
  SUBTOTAL 1250
     
3º ANO DISCIPLINA CH (ha)
1.1 PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS VÍDEOS E ÁUDIO 100
1.2 TESTE E QUALIDADE DE SOFTWARE 100
2.1 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A JOGOS 100
2.1 BANCO DE DADOS APLICADOS 100
2.2 ANIMAÇÃO PARA JOGOS 100
     
  SUBTOTAL 500
     
     
  CH DISCIPLINA 2900
  CH AC (10%) 100
  CH ESTÁGIO -
  CH TCC -
  CH TOTAL 3000
     
     
     
     
  DISCIPLINAS OPTATIVAS  
  INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DE DADOS

  *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Coordenador do Curso:
Prof. Dr. Hudson Souza
hudson.souza@fatecie.edu.br
(44) 3045-9898

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