Engenharia Agronômica [HÍBRIDO]

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Bacharelado

Duração

5 anos

Resolução MEC

Resolução Consuni Nº 010, de 01/12/2020

Curso de Engenharia Agronômica da UniFatecie propõe oferecer um referencial teórico-prático que considere a demanda da sociedade que exige profissionais com atuação crítica e criativa na identificação e resolução dos problemas rurais, considerando aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e, sobretudo com visão ética. O profissional de Agronomia tem de atender a todos esses quesitos com simplicidade e sabedoria para entender a grande variabilidade social do país, a necessidade produtiva de alimentos e as deficiências econômicas voltadas à sustentabilidade da propriedade rural como um todo.

O Engenheiro Agrônomo é um profissional extremamente flexível e imprescindível para a difusão de conhecimentos científicos e técnicas agronômicas adequadas para o desenvolvimento sustentável e melhoria da sociedade. Sua formação deve estar associada a uma aguda e crítica consciência quanto à necessidade de um progresso socioeconômico local, regional e nacional.

O Curso de Engenharia Agronômica da UniFatecie é formado por um conjunto de disciplinas, princípios e métodos com o objetivo de instruir, conceituar e educar o aluno na construção de um Engenheiro Agrônomo Generalista e, com uma leve ênfase nas principais culturas predominantes do no Brasil.

O objetivo principal do Curso de Engenharia Agronômica da UniFatecie é formar um profissional com capacidade para atuar desde o processo produtivo de alimentos e matérias-primas à gestão do agronegócio, com eficiência social, econômica, técnica e cultural, visando atender às necessidades eminentes da sociedade por segurança alimentar com conservação ambiental, devendo ir além de uma mera capacitação técnica, estando em conformidade com a formação integral plena orientada na realidade agrária Nacional.

O campo de atuação e o mercado de trabalho do profissional de Engenharia Agronômica é vasto e o setor encontra-se em expansão. Isso implica em inovações tecnológicas que demandam profissionais extremamente capacitados para a pesquisa em biotecnologia, máquinas rurais, defensivos, extensão rural e ainda tudo isso aliado à preservação ambiental. Portanto, o dever do engenheiro agrônomo é atuar nas diversas etapas da produção agropecuária e respeitar o meio ambiente.

O profissional de Engenharia Agronômica, alicerçado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), pode atuar como autônomo gerindo seu próprio negócio na área urbana ou rural, prestando serviços em organizações públicas ou privadas, na agricultura familiar, em bancos e instituições de crédito e fomento, na execução de perícias, em institutos de pesquisa, universidades e órgãos de extensão rural. O profissional formado no Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica atua também na área de logística e distribuição de produtos agrícolas, paisagismo e na produção de energia de fontes renováveis (biocombustíveis).

BASES BIOLÓGICAS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
ECONOMIA
EXPRESSÃO GRÁFICA E DESENHO UNIVERSAL
MÉTODOS QUANTITATIVOS MATEMÁTICOS
PROJETO INTEGRADOR I
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
EMPREENDEDORISMO
CÁLCULO
QUÍMICA GERAL
MICROBIOLOGIA GERAL E BIOSSEGURANÇA
MECÂNICA DOS FLUÍDOS E HIDRÁULICA
BIOQUÍMICA
FÍSICA GERAL
QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA E QUALITATIVA
ECOLOGIA GERAL
PROJETO INTEGRADOR II
BOTÂNICA
SOLOS AGRÍCOLAS
TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO
IRRIGAÇÃO E DRENAGEM
MANEJO, CONSERVAÇÃO DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS
BROMATOLOGIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
AGRICULTURA DE PRECISÃO
ZOOTECNIA GERAL
GENÉTICA E MELHORAMENTO
MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS
MANEJO DE PLANTAS DANINHAS
PROJETO INTEGRADOR III
FITOPATOLOGIA E FITOSSANIDADE
AGROMETEREOLOGIA E CLIMATOLOGIA
MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
LIDERANÇA E FORMAÇÃO DE EQUIPES
PAISAGISMO FLORICULTURA PARQUES E JARDINS
ZOOLOGIA E ENTOMOLOGIA
HORTICULTURA
GRANDES CULTURAS I
AVALIAÇÕES E PERÍCIAS
PROJETO INTEGRADOR IV
CADEIA PRODUTIVA DA SILVICULTURA E FRUTICULTURA
GESTÃO EMPRESARIAL E MARKETING DO AGRONEGÓCIO
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESTÁGIO
GRANDES CULTURAS II
GERENCIAMENTO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
TECNOLOGIA DE SEMENTES
CONSTRUÇÕES RURAIS

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?