Segurança Pública

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Tecnólogo

Duração

1,5 anos

Resolução MEC

Resolução Consuni Nº 010, de 01/12/2020

Partindo do princípio de que o aluno ingressa na Educação Superior principalmente para ter empregabilidade, o curso superior de Tecnologia em Segurança Pública, preocupa-se com a formação de um profissional-cidadão competente e capacitado a ingressar, manter-se e ascender no mercado de trabalho.

Entre essas competências e habilidades destacam-se:

  • Desenvolver ações de chefia, gerenciamento, comando, assessoramento e consultoria, em entes públicos de segurança;
  • Desenvolver capacidade de utilizar tecnologias para balizar e nortear suas ações;
  • Desenvolver capacidade de avaliar o grau de risco da missão, considerando sua finalidade, objetivos e periculosidade;
  • Desenvolver capacidade de atuar com segurança em locais com índice elevado de violência e criminalidade, demonstrando domínio das técnicas de abordagem;
  • Planejar, formular, implantar, gerenciar e supervisionar ações preventivas no âmbito da segurança pública;
  • Orientar e intervir em situações de manutenção da ordem pública, segurança comunitária, defesa civil, polícia técnico-científica e polícia investigativa;
  • Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Considerando o que determina o Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação, o CST em Segurança Pública é um “curso de oferta exclusiva a profissionais da carreira da segurança pública”.

Por esta razão, todos os candidatos ao referido curso deverão apresentar, no ato da matrícula, um dos documentos abaixo, para que a coordenação possa realizar a validação acerca do perfil dos alunos com objetivo de atestar se atendem ou não ao perfil exigido pelo Ministério da Educação: a Carteira funcional o Declaração atualizada de vínculo emitida pelo órgão de segurança pública a qual o aluno encontra-se vinculado o Holerite (como exceção, desde que indique cargo ocupado e vinculação).

O curso superior de Tecnologia em Segurança Pública da UniFatecie, na modalidade EaD, em consonância com os ideais de sua mantenedora, as orientações definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), no Projeto Político Institucional (PPI) e no Plano de Desenvolvimento institucional (PDI), estabeleceu como principal objetivo, é formar profissionais com sólidos conhecimentos teóricos e práticos relativos ao sistema de segurança pública para que este profissional atue em atividades de política, gestão, planejamento e técnicas operacionais voltadas para a prevenção e enfrentamento de conflitualidades contemporâneas segundo uma postura que atenda aos princípios da cidadania, dos direitos humanos e da cultura da paz.

O egresso do Curso de CST em Segurança Pública tem como campo de trabalho as Instituições públicas da área de segurança pública. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente. Planeja, formula, implanta, gerencia e supervisiona ações preventivas no âmbito segurança pública. Orienta e intervém em situações de manutenção da ordem pública, segurança comunitária, defesa civil, polícia técnico-científica e polícia investigativa. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

FUNDAMENTOS DA GESTÃO PÚBLICA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
ANTROPOLOGIA CULTURAL
PROJETO INTEGRADOR I
SISTEMAS ÚNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA
NOÇÕES DE DIREITO CIVIL E CONSTITUIÇÃO
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
SOCIOLOGIA GERAL
DIREITO CONSTITUCIONAL E DIREITOS HUMANOS
DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO
GESTÃO DE PESSOAS
FUNDAMENTOS DE CRIMINOLOGIA E POLÍTICA CRIMINAL
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
DIREITO PENAL
PROJETO INTEGRADOR II
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS DE SEGURANÇA
SAÚDE MENTAL E TRABALHO
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS DE SERVIÇOS PENITENCIÁRIOS

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?