No Curso de Pedagogia da UniFatecie, os projetos, as práticas e os estágios contribuem, desde o primeiro período do curso, com a formação da identidade de um professor pesquisador, reflexivo e atuante na sociedade, a partir da articulação com as demais disciplinas.
Nessa perspectiva, partimos do pressuposto de que os Projetos, a Prática de Ação Pedagógica e o Estágio Obrigatório, estabelecem o vínculo entre a teoria em cada disciplina e sua articulação com os conteúdos e métodos trabalhados em cada módulo do curso.
Garantimos a integração dos componentes curriculares acadêmico, laboral e investigativo a partir da observação, vivência e simulação da prática profissional desde o início da vida universitária.
Os espaços da UniFatecie para essas atividades são:
- Brinquedoteca;
- Laboratório de geografia, história, ciências e matemática;
- Laboratório de informática;
- Biblioteca (física e virtual).
O futuro profissional poderá atuar com competência em instituições escolares e extraescolares, públicas, privadas ou comunitárias. Assim sendo, o campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:
- Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;
- Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e extraescolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
- Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
O concluinte do Curso de Pedagogia da UniFatecie deve ter habilidades e competências para atuar nas diferentes modalidades de ensino básico, ser o gestor pedagógico da sua sala de aula, participando ativamente da gestão escolar, além de possuir habilidades e competências para assumir a função de gestor escolar e não escolar, considerando os diferentes contextos em que a educação se realiza.
1º SEMESTRE
- Fundamentos Sociológicos da Educação
- Fundamentos Filosóficos da Educação
- Fundamentos Psicológicos da Educação
- Fundamentos da História da Educação e da Educação Brasileira
- Projeto Integrador
- LAV - Prática Docência em Ensino Religioso
2º SEMESTRE
- Fundamentos da História e Cultura Afro-brasileira, Relações étnico-raciais e indígena
- Fundamentos da Política Educacional Brasileira
- Fundamentos da Educação Infantil
- Jogos e brincadeiras
- Literatura infantil
- Fundamentos da Didática
- Projeto Integrador
- LAV - Psicologia do Desenvolvimento de Criança
3º SEMESTRE
- Didática e práticas educativas
- Metodologia da Alfabetização
- Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
- Processos Avaliativos
- Metodologia e Técnicas de Pesquisa – METEP
- Projeto Integrador
- LAV - Metodologia do Ensino da Arte
4º SEMESTRE
- Metodologia do Ensino da Matemática
- Metodologia do Ensino das Ciências Naturais
- Pedagogia em Ambiente não Escolar
- Psicomotricidade
- Projeto Integrador
- LAV – Libras I
5º SEMESTRE
- Metodologia do Ensino da História
- Metodologia do Ensino da Geografia
- Estágio Supervisionado do Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
- Estágio Supervisionado na Educação Infantil
- Projeto Integrador
- LAV - Educação e Novas Tecnologias
6º SEMESTRE
- Organização e Gestão de Projetos Pedagógicos
- Gestão Escolar
- Educação e Trabalho
- Estágio Supervisionado do Ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental
- Estágio Supervisionado do Ensino das Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental
- Projeto Integrador
- História e Geografia do Paraná
- LAV - Praticas de ensino: estratégias e novas tecnologia
7º SEMESTRE
- Projeto TCC
- Educação Ambiental
- Fundamento da Educação de Jovens e Adultos
- Estágio Supervisionado do Ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental
- Estágio Supervisionado do Ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental
- Projeto Integrador
- LAV – Projetos Interdisciplinares
8º SEMESTRE
- Trabalho de Conclusão de Curso TCC
- Ética, Cidadania e Direitos da Criança e do Adolescente
- Educação Inclusiva
- Educação do Campo
- Dificuldades de aprendizagem e Transtornos Funcionais Específicos
- Projeto Integrador
- LAV - Gênero, Sexualidade e Educação