Estética e Cosmética

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Tecnólogo

Duração

2 anos

Resolução MEC

Resolução Consuni Nº 010, de 01/12/2020

O curso permite ao acadêmico uma visão global sobre a profissão. Proporcionar o conhecimento das ciências básicas voltado para a prática de estética e cosmética, de acordo com a necessidade do profissional atual, frente ao mercado de trabalho regional, nacional e mundial. Incentivar e permitir a participação em programas de atuação na comunidade através de projetos de extensão.

Formar o profissional fundamentado no desenvolvimento do conhecimento em sintonia com a realidade do mundo de trabalho, capacitando-o a desempenhar suas funções de promoção, manutenção e recuperação da saúde da pele, do corpo, da face e anexos através do embelezamento e valorização da autoimagem, no limite das competências de sua profissão, como fator de elevação da autoestima, da qualidade de vida e da saúde integral, observando os princípios éticos que regem a vida humana e a atividade profissional.

O egresso do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da UniFatecie tem como campo de atuação em agências de modelos. Casas de repouso. Clínicas e Centros de estética. Empresas de produtos cosméticos. Estâncias hidrominerais. Salões de beleza. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino. Ser empreendedor(a), criando o seu próprio, mediante formação requerida pela legislação vigente.

O acadêmico do curso de Estética e Cosmética aprende, ao longo do curso, noções técnicas aliadas recursos tecnológicos da área de atuação. Além disso, desenvolverem habilidades para lidar com o atendimento, finanças e gestão administrativa de um negócio deste segmento. Desta forma, o estudante terá contato com as disciplinas de técnicas estéticas como anatomia, cosmetologia, eletroterapia e técnicas manuais, dentre outras específicas do curso, como também empreendedorismo.

A grade curricular do curso de Estética e Cosmética aborda vários conteúdos em suas disciplinas entre elas:

  • Anatomia Humana Básica: Capacitar o acadêmico o conhecimento do Sistema Cardiovascular, Sistema Respiratório, Sistema Digestório, muscular, Neuroanatomia (Sistema Nervoso Central e Periférico), Sistema Endócrino e Sistema Tegumentar. Avaliação de importância clínica nas diversas partes do Sistema Nervoso Central e Periférico, muscular, cardiovascular e respiratório e de sua integração com os outros sistemas do organismo.
  • Microbiologia Geral e Biossegurança: Fornecer ao acadêmico noções gerais de Microbiologia e Biossegurança, Normas regulamentadoras, Aspectos legais e responsabilidades legais, Biossegurança e a saúde ambiental, Controle de riscos, Segurança no trabalho, Equipamentos de proteção individual, Controle de infecção hospitalar.
  • Fisiologia Humana: Fornecer ao acadêmico a abordagem do funcionamento dos componentes dos órgãos e sistemas, auxiliando os alunos na compreensão e entendimento das funções, regeneração e degeneração do corpo humano. Serão abordadas as integrações das principais funções e seus mecanismos de controle, correlacionando a fisiologia com a patologia.
  • Técnicas Manuais em Estética: Capacitar o acadêmico às diferentes técnicas de massagem; compreender e executar as diferentes técnicas de massagem de forma eficaz; Aplicar as diferentes técnicas de massoterapia de forma ética e com respeito ao cliente. Efeitos fisiológicos, indicação e contra-indicação dos métodos e técnicas de massagem
  • Estética Corporal: Capacitar o acadêmico para avaliação diagnóstico para o tratamento corporal. Orientar e aplicar as diferentes técnicas de tratamento corporal. Desenvolver o conhecimento de patologias corporais e habilidade na escolha da técnica de massagens, princípios ativos e formas cosméticas nos diferentes procedimentos estéticos corporais.
  • Eletrotermofototerapia: Fornecer conhecimento dos aspectos físicos para a correta aplicação e funcionamento dos equipamentos utilizados na Estética. Desenvolver habilidades no manuseio dos equipamentos e de seus efeitos fisiológicos. Proporcionar o conhecimento das indicações e contraindicações dos equipamentos. Capacitar o aluno para a atuação junto às equipes multidisciplinares.
  • Estética facial: Fornecer conhecimento sobre os biotipos cutâneos. Ficha de avaliação. Distúrbios estéticos e procedimentos estéticos utilizados na estética facial. Fundamentos de Cirurgia Plástica Facial. Introdução aos procedimentos no pré e pós-operatório facial.
  • Tricologia em Estética Capilar: Fornecer conhecimento sobre fundamentos e procedimentos em estética capilar. Cosméticos utilizados em Estética Capilar considerando os grupos étnico-raciais. Disfunções do couro cabeludo e haste capilar.

 Existem ainda várias outras disciplinas que contribuem para formação acadêmica e profissional que estão presentes na matriz curricular do curso.  Com a graduação da UNIFATECIE, o Tecnólogo em Estética e Cosmética se encontrará apto para resolver os diferentes distúrbios estéticos, relacionados ao seu campo de atuação.

1º ANO DISCIPLINAS CH TOTAL
Mod. 00 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
Mod. 01 FORMAÇÃO SÓCIO CULTURAL 100
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL 100
Mod. 02 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 100
BASES BIOLÓGICAS 100
Mod. 03 PROJETO INTEGRADOR I 50
 POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE 100
ANATOMIA HUMANA BÁSICA 100
Mod. 04 TÉCNICAS MANUAIS 100
EMPREENDEDORISMO 100
2º ANO DISCIPLINAS CH TOTAL
Mod. 01 QUÍMICA GERAL 100
ESTÉTICA FACIAL 100
FISIOLOGIA HUMANA 100
Mod. 02 MICROBIOLOGIA GERAL E BIOSSEGURANÇA 100
ELETROTERMOFOTOTERAPIA 100
PROJETO INTEGRADOR II 50
Mod. 03 ESTÉTICA CORPORAL 100
 IMUNOLOGIA BÁSICA 100
DERMATOLOGIA E DISFUNÇÕES DA PELE 100
Mod. 04 BIOÉTICA E RESPONSABILIDADE CIVIL 100
IMAGEM PESSOAL E MAQUIAGEM 100
FARMACOLOGIA 100
3º ANO DISCIPLINAS CH TOTAL
Mod. 01 PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE 100
TERAPIAS ALTERNATIVAS E TÉCNICAS DE SPA 100
Mod. 02 TRICOLOGIA E ESTÉTICA CAPILAR 100
PRÉ E PÓS OPERATÓRIO EM CIRURGIAS PLÁSTICAS 100
FARMÁCIA MAGISTRAL E COSMETOLOGIA 100

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?