Farmácia

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Bacharelado

Duração

4 anos

Resolução MEC

Resolução Consuni Nº 010, de 01/12/2020

O curso em farmácia a distância da Unifatecie EAD tem a missão principal de te capacitar para trabalhar no planejamento e desenvolvimento de remédios, cosméticos, e uma extensa gama de artigos de higiene e uso pessoal. Na graduação você irá aprender questões ligadas às áreas da química, ciências biológicas e da saúde, mas também terá acesso a conhecimentos das ciências sociais e humanas

O curso de Farmácia tem como objetivo a formação do farmacêutico generalista, voltado para o medicamento e inserido no contexto da assistência integral à saúde. Na formação do profissional estão contemplados todos os aspectos relacionados ao estudo do medicamento: pesquisa, produção, comercialização, dispensação e vigilância de sua ação farmacológica; também abrange a formação social do farmacêutico como profissional da saúde, bem como a formação para as análises clínicas e toxicológicas e para a indústria de medicamentos.

O farmacêutico é um profissional da Saúde, porquanto lhe cabe executar todas as atividades inerentes ao âmbito profissional farmacêutico, de modo a contribuir para a salvaguarda da saúde pública e, ainda, todas as ações de educação dirigidas à comunidade na promoção da saúde. Ao concluir o curso, o profissional encontra-se apto a atuar em equipes multidisciplinares de saúde, promovendo vigilância farmacológica e sanitária. Está também capacitado a reorganizar e administrar instituições farmacêuticas.

A seguir redigimos algumas informações sobre a estrutura de ensino do curso de Farmácia para esclarecimento de dúvidas quanto à formação destes alunos:

O curso de Bacharelado em Farmácia ofertado pelo Centro Universitário UniFatecie foi estruturado sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do cursos de Graduação em Farmácia (Parecer CNE/CES nº 1.300/2001, aprovado em 6 de novembro de 2001; Resolução CNE/CES nº 2, de 19 de fevereiro de 2002; Parecer CNE/CES nº 223/2004, aprovado em 4 de agosto de 2004; Parecer CNE/CES nº 221/2005, aprovado em 7 de julho de 2005; Parecer CNE/CES nº 248/2017, aprovado em 7 de junho de 2017; Resolução CNE/CES nº 6, de 19 de outubro de 2017), fornecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de farmacêuticos. Obedecendo a diretriz, o curso fornecerá uma formação generalista, crítica e reflexiva, possibilitando que o farmacêutico atue em todos os níveis de atenção à saúde (RESOLUÇÃO CNE/CES 2, 19/02/2002).

O aluno será capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade (RESOLUÇÃO CNE/CES 2, 19/02/2002).

O curso superior de bacharelado em farmácia na modalidade a distância da UniFatecie apresenta em sua matriz curricular uma carga horária de 4900 horas, com duração de 48 meses (4 anos). Dentro dessa carga horária, 3.940 horas destina-se às disciplinas incluindo aulas práticas, 840 horas ao estágio curricular e 120 horas para atividades complementares, incluindo o TCC que é obrigatório.

Como a formação em farmácia permite algumas possibilidades quanto a diversas áreas de atuação, a grade curricular exige a apresentação de disciplinas básicas (pré-profissionalizantes) e específicas (profissionalizantes), para tornar o aluno apto a exercer suas devidas responsabilidades técnicas e sociais no que diz respeito à carreira.

O profissional Farmacêutico poderá atuar em mais de 89 áreas, destinadas ao atendimento em saúde e promoção à saúde, destacando o trabalho em Farmácias de dispensação, Farmácia hospitalar,Análises Clínicas,  Oncologia, Manipulação, Insumos Farmacêuticos, Desenvolvimento de novos medicamentos, Pesquisa, Docência, Polícia técnica científica, Toxicologia, Farmácia pública,Bancos de Sangue, Produção,Análise e controle de qualidade em alimentos,Atenção e Assistência Farmacêutica. A formação generalista no Brasil segue as recomendações da Resolução CNE/CES 02, 19/02/2002, que normatiza as ações do profissional Farmacêutico generalista.

O profissional com Bacharelado em Farmácia, possui a capacidade de trabalho em equipe, desenvolvimento de soluções para o mercado Farmacêutico, desenvolvendo de boas práticas de dispensação, Farmacoterapêutica, Farmacovigilância, que são tendências,exigências e necessidades do mercado de trabalho local, regional e nacional. As  habilidades e competências visam atender os pressupostos básicos da formação humanística, condicionando profissionais éticos e capazes de atuar em diferentes áreas de competência do profissional Farmacêutico.

O curso de Farmácia, demandará de atividades de ensino didático e pedagógico, que proporcionarão competências para atuação em estágios supervisionados em estabelecimentos de saúde, tais como: Farmácias de dispensação, Indústria de medicamentos, Indústria de alimentos, Manipulação e Análises Clínicas e Toxicológicas, Sistema único de saúde (SUS),permeando as necessidades para o bom atendimento e formação do profissional generalista.

As disciplinas básicas ofertadas são de extrema importância para fornecer o alicerce de informações sobre os sistemas biológicos, medicamentos, saúde pública e segurança, e serão aplicadas posteriormente na devida área de atuação. Além disso, o curso também proporciona o conhecimento sobre ética, direitos legais, responsabilidades sociais e profissionais, que são extremamente importantes na escolha e preparação das possíveis oportunidades profissionais inerentes à carreira após a vida acadêmica.

As disciplinas básicas ou pré-profissionalizantes ofertadas são as seguintes: Formação Sócio Cultural, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Comunicação e Expressão, Biologia Celular e Molecular, PI - Introdução à Profissão, Anatomia Humana Básica, Políticas Públicas em Saúde, Metodologia da Pesquisa, Empreendedorismo, Bases Biológicas Integradas, Anatomia Humana, Biosegurança, Bioestatística, Fisiologia Humana, Microbiologia Básica e Imunologia Bioquímica.

As disciplinas específicas ou profissionalizantes que oferecem o conhecimento necessário para atuação em áreas específicas são as seguintes: Parasitologia Geral Clínica, Patologia Geral e Clínica, Farmacobotânica e Farmacognosia, Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância, Homeopatia (Fitoquímica e Fitoterapia), Bases da Química Geral, Orgânica e Inorgânica, Físico-química, Genética e Biologia Molecular, Hematologia e Hemoterapia, Farmacologia, Química Analítica Quantitativa e Qualitativa, Química Farmacêutica, Análises Bromatológicas, Farmacotécnica,  Cuidados farmacêuticos e Prescrição, Análises Hematológica e Bioquímica(AHB), Análises microbiológicas, parasitárias e auto-imunes(AMPA), Toxicologia e análises toxicológicas, Cosmetologia, Administração e Gestão farmacêutica(AGF), Farmácia Hospitalar, Tecnologia Farmacêutica e gestão da qualidade em indústria(TFGQI) e Disciplina Eletiva.

E os estágios Supervisionados em Farmácia Comunitária, Estágio Supervisionado em Rede de Atenção à Saúde, Estágio supervisionado em Dispensação(ESD), Estágio Supervisionado em Manipulação(ESM), Estágio Supervisionado em Farmácia Hospitalar(ESFH), Estágio supervisionado em Análises Clínicas, Estágio supervisionado em Industria Farmacêutica

O curso também irá proporcionar ao aluno atividades práticas e profissionais nas áreas de disciplinas específicas. Além disso, as horas pré-destinadas à realização do estágio Curricular Supervisionado, oferece a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, aprender as peculiaridades e conhecer a realidade do dia-a-dia da profissão que o acadêmico escolheu.

1º ANO DISCIPLINAS CH TOTAL
Mod. 00 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
Mod. 01 FORMAÇÃO SÓCIO CULTURAL 100
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL 100
Mod. 02 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 100
BASES BIOLÓGICAS 100
PI - INTRODUÇÃO À PROFISSÃO E EMPRENDEDORISMO 50
Mod. 03 ANATOMIA HUMANA BÁSICA 100
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE 100
Mod. 04 METODOLOGIA DA PESQUISA 100
EMPREENDEDORISMO 100
2º ANO DISCIPLINAS CH TOTAL
Mod. 01 SAÚDE COLETIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE 100
QUÍMICA GERAL 100
FISIOLOGIA HUMANA 100
Mod. 02 MICROBIOLOGIA GERAL E BIOSSEGURANÇA 100
BIOQUÍMICA 100
ESTÁGIO INTEGRADOR DE MEDICAMENTOS 50
Mod. 03 QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA E QUALITATIVA 100
IMUNOLOGIA BÁSICA 100
Mod. 04 BOTÂNICA 100
PARASITOLOGIA GERAL E CLÍNICA 100
FARMACOLOGIA 100
3º ANO DISCIPLINAS CH TOTAL
Mod. 01 PATOLOGIA GERAL E CLÍNICA 100
QUÍMICA FARMACÊUTICA
BROMATOLOGIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 100
Mod. 02 FARMACOTERAPIA, FARMACOGNOSIA E FITOQUÍMICA 100
BIOQUÍMICA CLÍNICA 100
ESTÁGIO INTEGRADOR ANÁLISES CLÍNICAS 50
Mod. 03 FARMACOLOGIA CLÍNICA E TERAPÊUTICA 100
CITOPALOGIA E URINÁLISE 100
Mod. 04 TOXICOLOGIA E ANÁLISES TOXICOLÓGICAS 100
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA CLINICA 100
4º ANO DISCIPLINAS CH TOTAL
Mod. 01 HEMATOLOGIA CLÍNICA E HEMOTERAPIA 100
PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE 100
Mod. 02 ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS E IMUNOLÓGICAS 100
Administração e Gestão farmacêutica(AGF) 100
Mod. 03 Farmacia Hospitalar 100
FARMÁCIA MAGISTRAL E COSMETOLOGIA 100
Mod. 04 TCC 100

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?